PÁGINAS

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SECRETARIA DE CULTURA GUARULHOS

Plenário da Câmara Municipal de Guarulhos 07/11/11

Neste dia 07/11/11 estivemos presentes no Plenário da Câmara Municipal de Guarulhos a partir das 9h junto com TKaçula (Presidente da ASC SP), Bosco Maciel – Casa dos Cordéis, assessores de vários vereadores, Vereadores Edmilson Souza, Índio e Gileno e Helio Arantes – Secretário da Cultura do município e Guarulhos.

O Sr Secretário fez pequena explanação sobre os parcos recursos da pasta, e que tem efetuado a Festa de Bonsucesso, o Carnaval e o Festival Estudantil de Música. Alegou que tem aprovado 03 Praças de Cultura junto ao poder executivo. Com relação ao Casarão da Felício Marcondes, será reformado para utilização das tradições nordestinas, e a implantação de 02 museus (virtual e físico). Também está sendo efetuado reforma na Praça Getulio Vargas no centro para ocupação cultural da cidade.

Carlos J F Neto – Samba do Sino salientou a importância da Cultura Alternativa, exemplo claro de Guarulhos ocorrido com a Casa de Cultura Paulo Pontes, a importância do samba enquanto a construção de nossa identidade cultural, os problemas enfrentados pelos artistas da cidade, principalmente na demora em receber do órgão público municipal, no trabalho cultural e social desenvolvidos pelas comunidades de samba e solicitando a abertura de diálogo com a Secretaria de Cultura e os Sambistas e Comunidades de Samba.

Bosco Maciel – Casa dos Cordéis usou a tribuna também para relatar as dificuldades que encontra para tocar seu projeto, solicitando maior atenção.

Tkaçula reforçou a importância cultural das comunidades, principalmente pelo potencial de público em seus eventos, solicitando audiência com o Secretário para apresentar projetos da ASC SP, no que foi atendido, ficando uma data para ser agendada brevemente.

O vereador Edmilson, ex-secretário municipal da cultura e atual secretário nacional da cultura do PT, utilizou da palavra enaltecendo a capacidade cultural de nossa cidade e a necessidade de uma política apropriada para dar vazão a teia artística municipal entre outros assuntos relacionados.