PÁGINAS

terça-feira, 22 de novembro de 2011

HOSPITAL PADRE BENTO – Jardim Tranquilidade


O que aconteceu em seus corredores.

O Projeto Conhecendo Guarulhos e sua História, estará no complexo Padre Bento no próximo dia 04/12/2011, domingo a partir das 10h.

Conheça um pouco mais

Até 1930 era um hospital psiquiátrico espírita. Adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo para torná-lo em Hospital de Referência no tratamento da hanseníase.

A política na realidade era retirar das ruas da cidade de São Paulo os infectados pela doença e enviá-los a local distante e isolado, mas que permitisse a alta sociedade visitas. Em conversa com egressos do confinamento forçado do Hospital, nos é confidenciado que os doentes mais graves com a doença aparente eram removidos para outros hospitais do interior, para demonstrar sucesso no tratamento do local, e também não chocar os visitantes.

Os prisioneiros como eram tratados, uma vez constatada a doença deviam se apresentar ao complexo Padre Bento no dia seguinte, caso contrário seriam levados coercitivamente pela Polícia. Em conversa com um egresso confidenciou que os familiares largavam seus doentes na porta do Hospital, muitas vezes crianças, sem documentos ou referências, pois não queriam ser identificados como famílias que tinham portadores de hanseníase, impossibilitando a sua localização posterior.

Os internos por vez fugiam para o Estado do Rio de Janeiro a fim de conseguirem registro de trabalho em carteira, e assim entrarem com requerimento posterior para recebimentos de benefícios sociais, pois muitos passariam praticamente a vida toda internados (aprisionados), e uma vez liberados ficariam como indigentes.


As vagas são limitadas. Faça sua reserva pelo Fone 2442-8723 ou pessoalmente na sede do Arquivo histórico de Guarulhos sito a Rua tapajós, 80 travessa da Av. Paulo Faccini.

Assista o vídeo sobre o Padre Bento:  http://www.youtube.com/watch?v=tJjWUu1Upf0