Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Rua do Samba Paulista comemora nove anos em São Paulo


São Paulo

No mês da Consciência Negra, o Projeto Rua do Samba Paulista comemora seu 9º aniversário com uma festa especial. Neste sábado (26), a partir das 15h, sambistas e convidados de dez comunidades de samba autêntico, da capital e do interior, se revezam no palco do centro velho da cidade para cantar e partilhar o verdadeiro samba de São Paulo.

A roda de samba tradicional acontece no Boulevard da Avenida São João. No palco, juntam-se as velhas e novas guardas das escolas de samba, blocos e os sambas de comunidade, que resistem nos bairros de São Paulo.

São esperados os compositores e músicos do Samba de Bumbo de Pirapora, Projeto Cultural e Social Comunidade Samba Jorge, Comunidade Samba da Alegria, Comunidade Canto pra Velha Guarda de Guarulhos, Projeto Samba da Tenda, Comunidade do Samba do Cafofo, Comunidade Pagode do Sobrado, Movimento Cultural Samba do Sino, Sociedade Cultural União Samba Clube e Quilombhoje Literatura.

Desde 2002, o projeto Rua do Samba Paulista é realizado todo último sábado do mês e reúne em média cinco mil pessoas por edição. O evento, organizado pelo Projeto Cultural Samba Autêntico, reedita as tradicionais rodas de samba paulista, que recebem convidados para tocar e cantar. Além de espaço de lazer e de diversão para a população da cidade, o projeto presta homenagem aos sambistas de São Paulo e aos movimentos culturais de resistência afrodescendente.

O projeto é coordenado pelo antropólogo Edson Roberto de Jesus, o agente cultural Roberto de Oliveira e os músicos e pesquisadores de samba Paulo Roberto Matheus (Mestre Paulo) e Tadeu Augusto Matheus (T-Kaçula). A partir de novembro de 2011, recebe o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e da SPTuris. Tem o apoio a revista 5º Espaço, Instituto Diversidade Cultural Igbadu-Indici, BlackTime, Sub-Prefeitura da Sé e Prefeitura do Município de São Paulo.

Serviço:
Projeto Rua do Samba Paulista - Boulevard São João, ao lado do prédio dos Correios, próximo à estação Anhangabaú do metrô - Dia 26 de novembro, das 15h às 21h.

O que:- Projeto Rua do Samba Paulista
Aniversário:- Projeto comemora 9 anos em São Paulo
Quando:- 26/11/2011
Horário:- 15h as 21 h
Onde:- Boulevard São João, ao lado prédio Correios
Organização Evento:- Projeto Cultural Samba Autêntico
Convidados:- Samba de Bumbo de Pirapora, Projeto Cultural e Social Comunidade Samba Jorge, Comunidade Samba da Alegria, Comunidade Canto pra Velha Guarda de Guarulhos, Projeto Samba da Tenda, Comunidade do Samba do Cafofo, Comunidade Pagode do Sobrado, Movimento Cultural Samba do Sino, Sociedade Cultural União Samba Clube e Quilombhoje Literatura.




Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)