Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Bicho de Pé


Um grupo que compõe e toca música regional brasileira.

No final dos anos 90, os jovens de São Paulo descobriram o prazer de dançar juntinho nas festas das universidades e o valor artístico das canções e dos poetas nordestinos reacendeu suas luzes. Luiz Gonzaga reassumia seu trono junto a juventude. Neste contexto surgiu a Banda Bicho de Pé (1998) com uma presença feminina no vocal. Em menos de um ano a música "Nosso Xote", de autoria da vocalista Janaina Pereira, ficou entre as mais tocadas em todo o país e atingiu o 3º lugar nas paradas de SP, segundo a Crowley.

O Bicho de Pé é um grupo que compõe e toca música regional brasileira, com ênfase nos ritmos dançantes do norte e nordeste, como xote, baião, samba, forró, xaxado,maracatu, carimbó e arrastapé. Em 12 anos de carreira, produziu 3 CDS, 1 DVD e 1 Documentário.

O DVD Bicho de Pé 10 anos, gravado em Brasília em 2009, contou com a participação de Chico César e músicos do clube do choro.

No CD Que Seja (2008 - Tratore/Cooperativa), além das músicas autorais, o grupo criou arranjos inovadores para composições de Lenine, Raul Seixas e Luiz Gonzaga. Ainda neste álbum, gravaram uma embolada em parceria com Cajú & Castanha, um baião com a participação de Dominguinhos e o ator Paulo César Peréio declama um texto do poeta argentino Juan Hernandez em uma das faixas.

O primeiro CD Com o Pé nas Nuvens atingiu a marca de 120 mil cópias vendidas e lançou uma das músicas mais tocadas no Brasil em 2001, "Nosso Xote", popularmente conhecida como"Moreno".

O grupo faz shows em todo o Brasil, principalmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis e Salvador. Participa ativamente de projetos, como Circuito Cultural, Virada Cultural, SESCs, SESIs, Prefeituras e Centros Culturais.

Em agosto de 2010, fizeram uma turnê européia, passando pela Holanda, Suíça, Alemanha, Itália, Portugal, França, Espanha, Finlândia e Inglaterra. O grupo já esteve nos EUA (New York e Boston) em 2005 divulgando seu trabalho.

Na televisão, participaram dos programas: Bem Brasil, Sr. Brasil, Mosaico (Homenagem a Luiz Gonzaga) e Metrópoles na TV Cultura; Hebe, Raul Gil, Programa Livre, entre outros.

Há 5 anos, conduzem uma noite dançante no Canto da Ema, tradicional casa voltada à cultura nordestina, com lotação sempre esgotada.


Vídeo Bicho de pé com Chico Cesar:- http://www.youtube.com/watch?v=3mnXYaaa9b0

O Que:- Bicho de Pé
Data:- Estréia dia 6 de Janeiro (sexta) Até 6 de Janeiro
Horário:- às 22h30
Onde:- Canto da Ema
End:- Av. Brig. Faria Lima, 364 (Pinheiros ) 
Tel: (11) 3813-4708      
Preço na Bilheteria: de R$ 10,00 a R$ 28,00

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)