Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 - São Paulo A.C.S.E.S.M. Camisa Verde e Branco


Desfile Grupo Especial Carnaval São Paulo 2012 - Sexta-Feira, 17 de fevereiro.

Sexta 17 de Fevereiro
23:00 horas - Camisa Verde e Branco
Local:- Sambódromo Anhembi

Para o carnaval de 2012 a A.C.S.E.S.M. Camisa Verde e Branco trás mais do que uma proposta de enredo e sim uma grande celebração de amor, com um único objetivo, de mostrar a necessidade deste nobre sentimento.

Sentimento esse que nasceu junto com o homem, e ainda se multiplica em
sementes, resistindo bravamente às investidas do mal.

Assim como o ar o amor deveria estar presente em todos os lugares, sem ele ninguém conseguiria respirar, muito menos suspirar. Caligrafia divina, o amor tem escrita fina escrevendo certo por linhas tortas. Está nas sagradas escrituras e nas línguas mortas, enfrenta os maiores desafios para vencer os mais difíceis obstáculos, que os separam da felicidade. O amor é o início, o meio e o fim, mas não tem idade, É pura energia!

Ele é a força que nos move para encontrar as soluções para o dia-dia é condutor de grandes inspirações. Amor! Sentimento que atravessou o tempo e esteve presente na mitologia, sendo celebrado entre Deuses e mortais, e imortalizado pelo Cupido “como um dos seres que mais amou”.

O amor é pura emoção capaz de derrotar os mais fortes dos bravos, basta toca-lhe o coração é assim que o amor nos conduz com suas emboscadas, arrastando-nos para ciladas da vida é o mistério que materializa a teoria da imaginação. Amor! É fraterno, é devoção, é fé, é a pura manifestação da natureza, é a musica que nos emociona, é o filme de amores sem medidas que vai “Alem da Vida” Assim é este sentimento capaz de fazer nosso coração pulsar num ritmo enlouquecedor de uma bateria de escola de samba.

E sem falar nas loucuras que fazemos por causa deste sentimento; Ah amor! Tu és bandido, mas não é privilégio só dos homens, também desperta (Frisson) entre os animais.

O amor também mata, foram muitos os que morreram por sua pátria; Para o amor não existe preconceito nem barreiras, que elevam esse sentimento ao extremo.

Será que ninguém mais se curte? Não!

Agora muitos namoram em salas virtuais e na inter face do Orkut, precisamos evoluir, mas não podemos perder a essência: o sentimento é soberano, eis a ciência que da sentido a vida do ser humano o Amor. Amar também é viver de nostalgia, é flutuar na magia de amores efêmeros, como em um baile de carnaval. Amores anônimos, mascarados dissimulados, atrevidos, insuflados por cupidos fantasiados enternecidos por anjos endiabrados.

É chegado o momento de colorir a passarela do samba, nas cores verde e branco, para declarar o nosso amor e fidelidade a nossa escola de samba “Camisa Verde e Branco”, (Escola do coração) que junto com a sua diretoria ano após ano vêm escrevendo a sua história, junto com a sua comunidade fazendo de seus diretores, componentes e baluartes verdadeiros guerreiros.

Que este ano de 2012 possamos não só enaltecer esse belo sentimento, mas sim contar a história do mais puro e verdadeiro sentimento que Deus nos ensinou que é o Amor



É  O AMOR
AUTORES: Anderson Banana, Rodney Cheto, Fábio Bogalho, Rodrigo CP,
Rafinha e Xuxa do Cavaco

É verde e branco o meu amor
Meu pavilhão, minha paixão
Eu sou camisa onde for
O trevo é, meu coração

Sinta o romance no ar, é o amor
Conquistando os corações, o cúpido te flechou
Emoções, lindas estórias e loucuras
Platônico, o sol enamorado pela lua
É divinal, é imortal e vai se propagar
Inexplicável pode transformar e mudar a humanidade
Na obra de arte, do imperador, a dor de uma saudade que ficou
Flores num lindo jardim, personagens de amores sem fim
É puro e verdadeiro, o meu orgulho de ser brasileiro!

Ora ie ieo mamãe oxum
Deusa do amor, conduza minha fé
É o povo clamando, em uma só voz
Em cada um de nós derrame seu axé

Um grito de gol, ecoa no ar
É universal, não dá pra negar
Sem preconceito eu sou, é colorido o amor
Estenda a mão, ao seu irmão
Como é nobre o gesto de doar
E o vento levou, embora a tristeza
Do outro lado da vida existe a beleza
Nas ondas do rádio, casais apaixonados
Na tela do computador a esperança
Respeite o direito de uma criança
Mascarados no salão, é carnaval, vou te beijar
A furiosa, faz você se apaixonar!

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)