Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 - São Paulo - Escola de Samba Império de Casa Verde


Desfile Grupo Especial Carnaval São Paulo 2012 - Sexta-Feira, 17 de fevereiro. 

Sexta 17 de Fevereiro
00:05 horas - Império de Casa Verde
Local:- Sambódromo Anhembi


“Vamos falar não só sobre os olhos, mas de tudo que se deu início, nos tempos da Grécia, até hoje, que temos 3D, lente focal, multifocal”, conta Emerson Machado, diretor da escola.

Para o Carnaval de 2012, a escola de samba Império de Casa Verde aposta na inovação com o enredo "Na Ótica do Meu Império, o foco é você!".

Além da iniciativa de conscientizar sobre a importância da saúde dos olhos, a agremiação coloca em prática os conceitos do seu enredo.

Um exemplo disso é a ação social que está sendo realizada com os integrantes da comunidade por duas empresas que apoiam a entidade nesse ano.

O projeto está sendo realizado em duas etapas. A primeira foi a realização de triagem visual e exames oftalmológicos gratuitos com médicos do Hospital de Olhos de São Paulo, envolvendo cerca de 300 pessoas da comunidade.

Já a segunda etapa ocorrerá no próximo sábado, dia 11 de fevereiro, na quadra social da escola. Na ocasião, serão entregues, gratuitamente, aproximadamente 180 óculos para pessoas que necessitam de correção visual.

As lentes oftálmicas serão doadas pelas empresas Essilor e Transitions, que também são patrocinadoras da Império de Casa Verde no carnaval de 2012. Já as armações serão fornecidas pela Tecnol e a montagem dos óculos ficou por conta do Laboratório Fhocus.

Vale ressaltar que existem mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo que necessitam de correção visual. Apostando que a abordagem do tema numa grande festa popular pode contribuir significativamente para a conscientização da população sobre o assunto, as empresas decidiram patrocinar o Carnaval.

"O nosso objetivo é oferecer qualidade de vida e capacitar para o estudo, o desenvolvimento e o trabalho com produtos de qualidade e tecnologia, além de conscientizar o público sobre a importância da saúde visual", afirma Thomas Bayer, presidente da Essilor Brasil e América Latina.

Segundo José Alves, presidente da Transitions Brasil e América Latina, a iniciativa é positiva pela promoção da saúde visual e está alinhada com os objetivos de comunicação da empresa.

"Estamos trabalhando para disseminar informações sobre as necessidades de cuidados com a visão e assim poder alertar a comunidade da Casa Verde, que já está envolvida com este tema por causa do enredo da escola de samba. Tudo isso vai ao encontro dos nossos objetivos de mostrar para a população como é fácil ter uma visão mais saudável", comenta.

Bi-campeã em 2005 e 2006, a Império será a segunda agremiação a desfilar na sexta-feira, dia 17 de fevereiro pelo grupo especial da folia paulistana.      Redação SRZD | Carnaval/SP | 10/02/2012 17h15


veja vídeo

Na ótica do meu Império, o meu foco é você

Autores: Turko, Bruninho, Jorginho Soares, P.H., Sérgio, Luis, Fabiano Sorriso e V.Tomageski

Vem meu amor
Olha pra mim, sou casa verde na avenida
Vem pra ver, essa viagem que fascina
Brilhou o sol do Egito
No vidro a transformação
Surgiram criações
Moldaram a história, das civilizações
Da literatura a proteção solar
Clara e cristalina para enxergar
Poder de aumentar
Visualizar, fotografar

To nessa onda de esquimó e vou zuar
Tem ray ban, tem rock pra gente dançar
Vou mergulhar na moda de um profissional
Entra em cena nossa tribo é carnaval

Tão pequenino pra ver
Mas nas lentes vou ter a precisão
Tanta beleza nessa noturna visão
Eu vi do céu a terra é azul
No raio de luz, tecnologia
Posso observar toda magia
Que tem o universo
Se Deus é por nós
Minha Caçula canta em uma só voz
És a razão do meu viver, meu bem querer
O foco é você

Refletindo no espelho… Eu vi
Na imagem meu império… Feliz
E na lente uma visão que faz sonhar
Lá vem o tigre seduzindo o seu olhar

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)