Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Fernando Cavallieri


CD "O amor é a medida de todas as coisas".

O compositor, violonista e cantor apresenta o lançamento de seu mais recente CD "O amor é a medida de todas as coisas", interpretando canções do álbum como "Samba do Amor Perfeito", "Olhos de Jade", "Siga seu Coração", "The End´s Blues". Também interpreta sucessos de seu CD anterior "Inefavel", como "Samba de Uma Noite Só", "Vivificar", entre outras.

Fernando Cavallieri Está lançando, neste mês de dezembro de 2011, seu 4º CD, "O AMOR É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS..." Autor do "Samba de uma noite só", tema da novela "Caminhos do Coração" da Rede Record de Televisão, o Cantor e Compositor Ferrnando Cavallieri lançou em 2006 seu 3º CD, "Inefável", gravado no Estúdio Gato Discos entre as primaveras de 2004 e 2005, período em que realizou diversos shows em alguns dos principais Espaços de São Paulo (Supremo Musical, Tuca, Crowne Plaza, Sesc Ipiranga, Festival de Inverno de Paranapiacaba...), divulgando o CD gravado Ao Vivo em Outubro 2003, "In Alpha..." além de participar dos Festivais de Serra Negra, Ilha Solteira e o FAMPOP – Feira Avareense de Música Popular, onde foi premiado com o 3º lugar (Troféu Celso Viáfora).

Participou de vários programas de rádio e televisão como "Terra Viva", da Bandeirantes, Na Palma da Mão, da BANDVALE, "Vivendo e Convivendo" de Rede Vida, Street Tv, da tv Alphaville, "Programa do Dia" da rádio CBN de São Paulo. Em 2007, estreou em Março, dia 13, o Espetáculo "Todas Numa Noite Só..." no qual 14 cantoras de vozes marcantes e estilos diversos interpretam suas composições: São Elas: Andressa Feigel, Anna Lee, Beatriz Silveira, Cris Lemos, Juliana Kehl, Karina Ninni, Kika Carvalho, Lis Rodrigues, Lucia Helena Correa, Mariane Mattoso, Rita Maria, Ritinha Carvalho, Vanda Breder, Vanu Rodrigues.

O Espetáculo foi dirigido pelo próprio compositor e a estréia deu-se no Café PIU-PIU, conceituada casa de shows de São Paulo, situada no famoso e histórico bairro do Bixiga, um dos lugares onde Adoniran Barbosa escreveu sua trajetória.

Em noite de gala, com lotação quase esgotada, o show foi gravado ao vivo pelo selo independente GATO DISCOS. Levou seu show "Inefável" aos palcos do TEATRO CROWNE PLAZA, SESC IPIRANGA, SESC SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, Villaggio Café, Centro Histórico MACKENZIE, Mauro Discos Espaço de Resistência, Teatro Plínio Marcos, Bar do Frango Espaço Cultural, Câmara de Cultura de São Bernardo do Campo, Projeto Quartas Musicais da Pref. De Santo André, Vila Teodoro Bar, etc.

O compositor tem em um dos seus sambas um verdadeiro hit na noite paulistana. Trata-se do "Samba de Uma Noite Só" que é uma das faixas do 2º CD do compositor, o álbum "Fernando Cavallieri in Alpha..." (gravado ao vivo, lançado em 2004) e posteriormente gravado em estúdio e incluído no 3 º CD, "Inefável".

Este samba tem feito muito sucesso em festivais e shows e foi um dos 12 finalistas do "1º FESTIVAL DE SAMBA PAULISTA" em junho de 2007 e já havia recebido o troféu Celso Viáfora em 2004 no Festival de MPB da cidade de Avaré (o FAMPOP), um dos mais conceituados do Brasil. É verbete desde 2002 do Dicionário CRAVO ALBIN de Música Popular Brasileira. http://www.dicionariompb.com.br Entre suas parcerias destacam-se Elio Camalle, Zé Edu Camargo, Leo Nogueira, Sonekka, Adolar Marin, Ricardo Moreira, Nilton Bustamante, Abimael Pessoa, Álvaro Cueva. No ano de 2005, teve Participação Especial nos Shows da Trinca Caiubi (Max Gonzaga -Lis Rodrigues -Tito Pinheiro) e de Álvaro Cueva (seu parceiro), ambos no Teatro Walmor Chagas, em São Jose dos Campos.

Foi também convidado especial do show e gravação de CD ao Vivo "Dois em Umas...", dos parceiros (seus e entre si) Sonekka e Zé Eduardo Camargo, no Teatro Crowne Plaza. É um dos mais ativos artistas do "Clube Caiubi de Compositores" (movimento musical de São Paulo - cada vez mais em evidência – que agrega uma variada gama de Compositores, Cantores(as), Poetas, gente do quilate de um Zé Rodrix, Tavito, Celso Viáfora, Guarabira.) Ainda em 2005 teve 4 de suas composições gravadas no CD de estréia da Cantora Vanda Breder, intérprete que acompanha Toquinho há mais de 10 anos em excursões pelo Brasil, Europa e Japão.


O que:- Fernando Cavallieri
Quando:- Dia 13 de Fevereiro
Horário:- (segunda) às 22h
Onde:- All of Jazz (60 lugares)
End:- Rua João Cachoeira, 1366 (Itaim)  
Tel:             (11) 3849-1345      
Preço na Bilheteria: R$ 12,00

Veja vídeo

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)