Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Carmen Queiroz homenageia as mulheres em show.


No dia 16/03/2012, Carmen no Ó do Borogodó.

Quem:- Carmen Queiroz
O que:- Homenagem as mulheres
Músicos:- Zé Barbeiro, Roberta Valente, Joçao Poleto, Henrique e Douglas Alonso.
Quando:- 16/03/12
Horário:- 22h30
Onde:- Ó do Borogodó
End:- Rua Horácio Lane, 21 – São Paulo
Ingressos:- R$ 20,00

"Porangaba é minha referência. Foi onde comecei a escola primária, o ginásio, o colégio. É uma cidade pequenininha. Morávamos num acampamentos, em casas de madeira. A cidade tinha uma referência diferente da gente: éramos o pessoal da Companhia."

Como em toda cidade do interior, a música passeava pelas ruas e pelas praças. Por estas, a banda de Lázaro Nogueira da Silva - maestro Pingo -, amigo da família e incentivador das serestas locais que a caçula Carmen participava.

"Tinha uma população que adorava fazer serenatas. Meu pai sempre gostou muito de música. Ele reunia muita gente em casa, não tocava nada, mas insistia para que os filhos aprendessem alguma coisa. Comprou violão pra uma, acordeão pra outra, ninguém aprendeu nada, mas era motivo suficiente para a gente se reunir e cantar, que era o que gente gostava de fato."

Nesses encontros sambas antigos eram cantados pelos pais e peças de Angela Maria, Nelson Gonçalves, Elizeth Cardoso e Dalva de Oliveira interpretadas pelas irmãs mais velhas, como a Lázara e a Neusa, assídua participante de festivais locais. Arriscando em um desses, a tímida Carmen conquistou o Prêmio Revelação com a música "Negue", artigo de sucesso de Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos na voz volumosa de Nelson Gonçalves.


Assista vídeo:

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)