Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Benjamim Taubkin e Núcleo de Música do Abaçaí


O grupo é formado pelo pianista Benjamim Taubkin, pelos músicos Ari Colares, Neusa de Souza, Verlúcia Nogueira, Mazé Cintra e Sapopemba nas vozes e percussão e ainda por João Taubkin no contrabaixo. Nesta apresentação, grupo se focaliza em reisados, cocos e baianás, dando seqüência ao diálogo entre a música urbana acústica e as infinitas tradições brasileiras, transitando num universo híbrido com grande potencial e de certa forma ainda insuficientemente explorado.

A parceria entre Benjamim Taubkin e o Núcleo de Música do Abaçaí­ surgiu a partir de uma proposta que Benjamim fez para o grupo, quando convidado para uma apresentação em um projeto da Palas Athena. “Seria apenas uma, mas os encontros no Parque da Água Branca, onde o grupo tem sua sede, tocando embaixo das árvores as descobertas e aprendizados constantes, foram gerando um projeto, que veio se concretizar neste CD”, afirma Benjamim sobre Cantos do nosso Chão.

O álbum, lançado em 2006, pela Gravadora Núcleo Contemporâneo no Brasil e em 2007 pelo selo Connecting Cultures na Europa apresenta composições, adaptações e arranjos a partir de canções tradicionais de várias regiões do Brasil. Parte do repertório fora produzido para a trilha sonora da exposição fotográfica “Um Olhar Reescrevendo o Brasil”, e também apresentado dentro do projeto especial “A Arte do Centro – Um Olhar Sobre a Cidade, a Música e Seus Habitantes”, do Centro Cultural Banco do Brasil, realizado na Praça do Patriarca, centro de São Paulo. Assim, desde 2002 eles vêm realizando diversos concertos na cidade de São Paulo. Com o álbum, a parceria foi além: em 2006, eles se apresentaram no Teatro Auditori em Barcelona e em outras cidades da Espanha com imenso sucesso.
Entre as composições estão dois temas das “Caixeiras do Divino”, do Maranhão – mulheres devotas do Divino Espírito Santo, que cantam e tocam a percussão . Há ainda temas de “Moçambique”, de Minas Gerais – devotos, principalmente, de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, uma das principais expressões do Congado Mineiro; a seqüência de Ciranda Pernambucana e uma seqüência de Sambas-de-Roda do recôncavo baiano.

Os elementos da cultura tradicional brasileira vêm sendo pesquisados e trabalhados pelo Abaçaí­ Cultura e Arte, sob a coordenação de Toninho Macedo há 27 anos. O grupo investiga diversos tipos de manifestações da cultura tradicional brasileira, envolvendo criações no teatro e na dança; manutenção da tradição do baião folclórico da cidade; a conscientização ecológica; além de trabalhos de mímica e acrobacias. “Uma parte dessa experiência afetiva, incrível, está refletida nesse CD. Por todas as suas faixas passa um clima de delicadeza diante daqueles encontros seguidos, meses a fio, durante os quais era vertido para a música tradicional um outro olhar”, declara Macedo.

O que:- Benjamim Taubkin e Núcleo de Música do Abaçaí
Quando:- Dia 24 de Maio (quinta)
Horário:- às 21h
Onde:- Casa do Núcleo (70 lugares)
End:- Rua Padre Cerda, 25 (Pinheiros) 
Tel:             (11) 3032-8401       / 3815-9714
Preço na Bilheteria: a definir

Assista vídeo:

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)