Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sesi Guarulhos Apresenta A Leitura Dramática De Peça De Nelson Rodrigues


Alunos do SESI A.E. Carvalho farão a apresentação do texto Vestido de Noiva, no dia 04 de julho (quarta-feira), às 20h. A programação, gratuita, integra o projeto Nelson Rodrigues 100 Anos

           São Paulo, 15/06/2012 – No ano do centenário de nascimento de Nelson Rodrigues (1912-1980), o SESI Guarulhos recebe, na quarta-feira, dia 04 de julho, às 20h, a leitura dramática da peça Vestido de Noiva, realizada pelos alunos de múltiplas linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do SESI A.E. Carvalho. O evento, gratuito, integra o projeto Nelson Rodrigues 100 Anos, que tem curadoria de Ruy Castro, biógrafo do dramaturgo, e coordenação artística de Marco Antônio Braz, diretor teatral especialista na obra rodriguiana.

A leitura, dirigida por Martha Dias da Cruz Leite, Orientadora de Artes Cênicas do SESI A.E. Carvalho, abordará as rubricas rodriguianas como elemento de fundamental importância para a compreensão da obra do autor e para a formação artística dos mais de 400 estudantes dos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP que integram o projeto itinerante.

Com o evento Nelson Rodrigues 100 Anos, o SESI-SP reafirma o seu compromisso com a democratização do acesso à cultura. Há mais de 40 anos, a instituição oferece ao público apresentações gratuitas. Na capital e em todo o Estado de São Paulo, os Centros Culturais, os Centros de Atividades e os 22 teatros da entidade promovem exposições, shows, peças teatrais, filmes e eventos literários. Atuando efetivamente na formação de público para as diferentes linguagens artísticas, o SESI-SP atende cerca de 2 milhões de espectadores anualmente.
Sinopse:

Vestido de Noiva (1943)
No verão de 1943, Nelson escreveu Vestido de Noiva em apenas uma semana, durante a madrugada. Como de costume, distribuiu cópias em busca da adesão dos intelectuais e críticos, ao mesmo tempo para intimidar a censura e atrair produtores. A peça estreou no inverno daquele ano no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Despojada da leveza da cena e compondo diálogos contundentes, realistas, a peça apresenta uma grande inovação: a subdivisão do palco, que aparece iluminado de três modos, representando três planos — o da realidade, o da alucinação e o da memória.    


SERVIÇO:
Local: SESI Guarulhos - rua Benedito Caetano da Cruz, 566, Jardim Adriana
Datas e horários: 4 de julho (quarta-feira), às 20h
Capacidade: 70 lugares
Classificação indicativa: 12 anos
Informações e agendamento:             (11) 2404-3133       ramal 228 (Rodolfo)
Entrada franca

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)