Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

2º Congresso Nacional do Samba vai de amanhã a domingo, no Rio

29.11.2012 - 17h27 | Atualizado em 29.11.2012 - 17h49 - http://www.ebc.com.br

Samba: patrimônio cultural do Brasil (TV Brasil)

Brasília - Cinquenta anos depois do 1º Congresso Nacional do Samba, uma nova edição do evento vai reunir de amanhã (30) a domingo (2), em dois locais do Rio de Janeiro, personalidades e pesquisadores das áreas do samba, do carnaval e da cultura popular. Além de fazer uma revisão da Carta do Samba, documento aprovado na primeira edição evento, o 2º Congresso Nacional do Samba tem uma proposta bem atual: a discussão sobre o samba e o carnaval no contexto da economia criativa e como patrimônio cultural e imaterial do país.

Redigida pelo escritor e folclorista Edison Carneiro (1912-1972), cujo centenário está sendo comemorado este ano, a Carta do Samba foi aprovada por importantes personalidades desse segmento cultural em 2 de dezembro de 1962, data que se consagrou como o Dia Nacional do Samba, desde então festejado em todo o país. O segundo congresso será aberto às 18h desta sexta-feira, em sessão solene na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, no centro da cidade. Além da Câmara, os debates também ocorrerão no Museu da República, no Catete, zona sul da cidade.

Na abertura do evento, serão homenageados os três participantes do primeiro congresso ainda vivos, o jornalista, ator e escritor Haroldo Costa, o jornalista e escritor Sérgio Cabral e o pesquisador musical José Ramos Tinhorão. Também haverá uma homenagem especial a Edison Carneiro.

“Eu ainda era um estudante quando participei do 1º Congresso Nacional do Samba e fui um dos signatários da carta”, lembra Haroldo Costa. “Naquela época, as escolas de samba não tinham a projeção que têm hoje, e a carta, além de instituir a data comemorada em todo o Brasil, deu um status ao samba, no sentido de seu reconhecimento oficial como o ritmo nacional”, disse.

Autor de 14 livros sobre escolas de samba e carnaval, Haroldo Costa destaca a importância dos anos seguintes ao primeiro congresso para este segmento da cultura popular. “Foi uma década muito importante para as escolas de samba, que começaram a ganhar maior estrutura e se tornarem mais difundidas, principalmente na zona sul da cidade”, ressaltou.

A iniciativa de fazer o 2º Congresso Nacional do Samba é do projeto de extensão Portal do Carnaval, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), em parceria com instituições ligadas à folia carioca. Entre elas, estão a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga) e a Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro (Fbcerj). A coordenação do projeto é do professor Jair Martins de Miranda, do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UniRio.

Previsto para ser lançado na web em janeiro de 2013, o Portal do Carnaval terá como objetivo permitir a troca de informações, serviços, produtos, negócios e perfis de profissionais envolvidos com a organização da maior festa popular do Rio de Janeiro. O projeto conta com financiamento do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
Edição: Aécio Amado
Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0          

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)