Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Avante Povo Brasileiro


Terra a Vista seu Cabral. Foi mais ou menos assim. De lá para cá o povo brasileiro tem trilhado um caminho de entendimento cultural que somente a ele é concedido, dada a grande miscigenação ocorrida para a formação de nossa nação. Tantos foram os nossos heróis. Zumbi. Calabar. Tiradentes. Dona Dica. Chico Mendes. Com certeza há muito mais, mais seria pouco papel para tantos, pois nossos heróis também são anônimos, como todos os manifestantes que reivindicam de forma ordeira, melhores condições sociais e de vida em nosso país.

O que não se pode conceber neste momento, e em nenhum outro, é verdade, seria, como se diz na gíria popular, “Cobrir um Santo e Descobrir Outro”. Quando elegemos um político, entendemos que o eleito ao cargo Executivo irá indicar as prioridades de seu governo, de acordo com o anseio da população, governando para que tudo seja realizado, ou pelo menos alguma coisa perto dos 100%. Cabe ao eleito ao legislativo, legislar, não em causa própria, mas sim de acordo com o anseio popular, pois também foi por este eleito. Ao judiciário cabe proceder a justiça, sem permitir que haja Indulgência, a substituição de um pecado pelo pagamento financeiro, adapta-se aqui o necessário.

Espera-se que todo o conjunto governe de forma ordeira, racional e de maneira honrada trabalhando para o crescimento e enriquecimento do povo, pois ao contrário o POVO não pode clamar pela Polícia para colocar ordem nesta esfera. Encontram-se ai as nesses tópicos, as necessidades básicas e higiênicas para uma vida digna. O povo não quer viver de doação e bolsa de ajuda quer ter o direito de trabalhar em um emprego digno e receber por este trabalho, e poder pagar pela sua moradia. Não quer se preocupar com a Saúde, pois entende que se houver alguma doença em sua família será prontamente atendido, com médicos também bem remunerados, em hospitais com instalações adequadas e medicamentos disponíveis.

Seus filhos atendidos em uma escola com professores motivados e respeitados, capazes de orientar para uma vida acadêmica, em escolas e universidades públicas sem necessidade de quotas, pois todos devem ter a mesma condição de igualdade. E por ai seguindo.

Agora, após as reivindicações vitoriosas que obrigaram o poder público recuar, já se começa a ouvir que haverá novos impostos para poder cobrir estas diferenças. Parece que estes políticos não estão entendendo nada. É uma pena, pois o Vento, a Água, a Terra e o POVO uma vez que manifesto ninguém segura.

Fica bem claro que no exercício de nosso direito nas urnas, esperamos que os eleitos cumpram seu dever com os recursos existentes, pois se for para criar novos recursos através da oneração do povo com impostos, não há necessidade de elegermos os senhores políticos, pois com recurso financeiro qualquer um faz, ou então desvia é verdade.

Seria muito bom que em toda empresa para a qual fosse contratado houvesse recursos disponíveis e ilimitados, com certeza seria muito fácil cumprir minhas metas. Mas volto a repetir, se os senhores não sabem administrar os recursos financeiros disponíveis peçam licença e deixem aqueles que sabem realizar fazer o serviço. Voltem para suas praias, hotéis, mansões, impérios industriais e financeiros, pois desta forma não precisamos de vocês.


AVANTE BRASIL.

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)