Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Santuário Bom Jesus Da Cabeça -Cabuçu - Guarulhos - Vídeo Música Kiko Dinucci

Localizada na Estrada do Cabuçu, é considerada a terceira mais antiga capela do município. A primeira coisa que se vê ao entrar na Capelinha e a peça que dá origem a seu nome, a Sagrada Cabeça que, segundo registros das Irmãs da Congregação Servas do Sagrado Coração de Jesus Agonizante (desde 1985 responsáveis pelas atividades da igreja católica no local) teria sido encontrada em 1724 num pesqueiro do Rio Tietê (fato registrado no livro do tombo da paróquia de Parnaíba, SP) e depois aparecido em um riacho do então latifúndio do Cabuçu.

Ainda, segundo as irmãs, que se aprofundam no estudo da origem da Cabeça, a relíquia foi esculpida para pertencer à imagem de Bom Jesus de Pirapora (Cidade do interior de SP); porém não foi aceita, já que não era proporcional ao corpo, e então descartada.

A origem da cabeça está cercada por lendas: “... a primitiva cabeça do Bom Jesus de Pirapora foi separada do corpo e recolhida à sacristia do Santuário, onde permaneceu até que a respeitável senhora paulista, Dona Joaquina Fortes Rendon de Toledo, (...) proprietária do latifúndio do Cabuçu, consegue posse da sagrada relíquia, removendo-a para sua fazenda, onde a venerou em oratório particular. Por morte de d. Joaquina Fortes, passou a imagem para o poder do preto crioulo Raymundo Fortes, ex-escravo e pajem da fazendeira, e daquele para o de outro Raymundo Fortes, neto do primeiro e continuador da devoção por d. Joaquina, instituída, tornada pública e difundida com a construção da 'capelinha', por volta de 1850".

Assista Vídeo:- Bom Jesus da Cabeça (Kiko Dinucci e Wanderley Mazzucato) em interpretação de Alessandra Leão

Programa Samba Acadêmico com Carlos J Fernandes – dia 28/07/2014 – Homenagem a Paquera – Samba da Vela. 21h na Web Rádio.


O que:- Programa Samba Acadêmico
Quem:- Homenagem a Paquera Samba da Vela
Quando:- 28/07/2014
Horário:- 21h
Onde:- www.webradiomusicalivre.com.br

Horário Alternativo:- domingo 11h (manhã)

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Comboio de Cordas Convida Francisco Araújo

A apresentação faz parte do projeto Música Para Todos, contemplado pelo Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012. Realização: Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP.

O violonista mostra, neste recital, obras autorais presentes em seu quarto álbum, “Nas cordas do violão”, acompanhado do maestro, também violonista, Paulo Assis.

O que:- Comboio de Cordas convida Francisco Araújo
Quando:- 10/07/2014
Horário:- 21h
Onde:- Teatro Décio de Almeida Prado
End:- Rua Cojuba, 45 (Itaim Bibi)

Ingressos: Grátis (Retirar ingresso a partir das 20h)

Assista vídeo de Francisco Araújo em Apresentação no Sarau do Samba do Sino.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Programa Samba Acadêmico com Carlos J Fernandes pela Web Rádio dia 07/07/2014 21h.

Neste Programa Continuamos comemorando os 100 anos de Dorival Caymmi e Lupíscinio Rodrigues. Vamos falar também de Ary Barroso. Trazemos ainda Adriana Moreira, Dulce Monteiro, Família Macambira, Marcelo Menezes, Kiko Dinucci e Carmem Queiroz. Muito Chorinho de Pixinguinha. A bossa com Os Cariocas e Quarteto em Cy. Sambas Enredos da Estácio 1992, Mocidade Independente 1996, Colorado do Brás 1988 e Mocidade Alegre 1982. Ainda tem Eduardo Gudin, Adoniram Barbosa e Paulo Vanzolini.

O que:- Programa Samba Acadêmico
Quando:- 07/07/2014 (segunda)
Horário:- 21h

Horário Alternativo:- Domingo 11h(manhã)

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Samba do Sino na Ação Educativa – 01/08/2014 – 20h – Entrada Franca



O que:- Ação Educativa e Amigos do Samba
Convidam:- Samba do Sino –“Garoando”
Quando:- 01/08/2014
Horário:- 20h
End:- Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque – Capital – SP
Entrada Franca.

Garoando

     Neste Show Samba do Sino “Garoando” começamos com Eduardo Souto e o primeiro Samba de São Paulo gravado (em 1923, denominado como “Samba á moda paulista”). Depois fazemos um recorte para o Samba de São Paulo, cantando Geraldo Filme, Germano Matias, Osvaldinho da Cuíca, Eduardo Gudin, Carlinhos Vergueiro, e também o sambista contemporâneo e da cidade de Guarulhos – Kiko Dinucci.

     Cantamos também sambas de componentes do Grupo, Dulce Monteiro, Luís Grillo e Carlos J Fernandes, além de trazer também um samba de Gessé Fróes, integrante de outra Comunidade de nossa cidade. Fazem parte também sambas de Paulinho da Viola, Paulo Cesar Pinheiro, Roberto Roberti, D Ivone Lara e Delcio Carvalho, Maurício Tapajós e Edu Griguer.

Samba do Sino

     O Samba do Sino tem a sua fundação em dezembro de 2008 na cidade de Guarulhos e faz parte do Movimento Cultural Samba do Sino. Durante esses últimos 05 anos realizou mais de 400 apresentações, sempre interpretando o Samba Raiz. As reuniões acontecem Todas Terças - 20h no Pontão de Cultura Giramundo – Rua Jacob, 223 – Guarulhos – SP – ENTRADA FRANCA. Fazem parte do movimento o Bloco do Sino, voltado para os brincantes do carnaval ao som de marchinhas carnavalescas, sem abadás e cordões de isolamento. Semanalmente é produzido um Programa de 02 horas para divulgação na Web Rádio Música Livre, denominado como Samba Acadêmico. A Roda surge de uma necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas de raiz de todo o território nacional, da velha a guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano.

     Foi escolhido como patrono do Samba do Sino Paulinho da Viola devido a sua forte tendência de valorização dos grandes compositores da velha guarda do samba, e também de novos compositores, com um trabalho constante de pesquisa e garimpagem, que só abrilhantam o choro e o samba. 

     O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois sempre é realizado as Terças Feiras em bairro residencial. Daí surge a ideia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para Começar e para terminar o Samba. O primeiro samba da Roda do Samba do Sino sempre é de autoria de Paulinho da Viola.

Assista Ensaio Samba do Sino:-


Naná Vasconcelos

Juvenal de Holanda Vasconcelos, conhecido como Naná Vasconcelos, (Recife, 2 de agosto de 1944) é
um músico brasileiro. Eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e ganhador de oito prêmios Grammy, é considerado uma autoridade mundial em percussão.

Desde jovem se envolveu os tambores nos movimentos de maracatu locais. Começou a tocar aos 12 anos com seu pai numa banda marcial no Recife.

Durante toda sua carreira sempre teve preferência por instrumentos de percussão e nos anos 60 se notabilizou por seu talento com o berimbau.

Em 1967 mudou-se para o Rio de Janeiro onde gravou dois LPs com Milton Nascimento. No ano seguinte, junto com Geraldo Azevedo, viajou para São Paulo para participar do Quarteto Livre, que acompanhou Geraldo Vandré no III Festival Internacional da Canção.

Além disso, Naná tem uma extensa carreira no exterior. A partir de 1967 ele atua como percussionista ao lado de diversos nomes de peso: Jon Hassel, Egberto Gismonti, Pat Metheny, Evelyn Glennie e Jan Garbarek. Formou entre os anos de 1978 e 1982, ao lado de Don Cherry e Collin Walcott o grupo de jazz Codona, com o qual lançou 3 álbuns. (fonte wikipedia)


Assista:- Naná Vasconcelos

  

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)