Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Samba Três Samba do Sino e Família Macambira convidam Dario Neto dia 14-03-2015

Samba Três – Todo Segundo sábado do mês, começando no dia 14/03/2015 – 18hs, vai rolar muito Samba no Pontão Giramundo. Neste projeto o Samba do Sino e a Família Macambira, com apoio do Pontão de Cultura Giramundo, sempre convidam mais uma atração. É assim: Tem Samba do Sino + Família Macambira + Convidado Especial. A Entrada é Franca e o espaço conta com bar.

No primeiro encontro o Convidado é Dario Neto.

O que:- Samba Três
Quem:- Samba do Sino e Família Macambira
Convidado do Mês:- Dario Neto
Quando:- 14/03/2015
Horário: 18hs

Onde:- Pontão de Cultura Giramundo
End:- Rua Jacob, 223 – Jardim Tranquilidade – Guarulhos – SP
Entrada Franca
Lotação 150 lugares.
Fone:- 11 4970-6846 – Atendimento de Segunda a Sexta das 15:00hs às 21:00hs.


Dario Neto, cantor e compositor iniciou no samba ainda menino na rodas que aconteciam na periferia de Guarulhos participou de vários festivais, sendo finalista e vencedor em muitos deles. Participou também de alguns grupos de samba da cidade de Guarulhos antes de optar pela carreira solo.

     Foi campeão de sambas enredo no carnaval guarulhense, onde compôs para agremiações como : Bloco Acadêmicos  Santa Beatriz (2010) - GR. Vai Quem Fica (2002) – Caprichosos da Vila São Jorge (2001) – AD. Independência Bom Clima (2000-1996-1994). Tem musicas Gravadas pelo grupo Samba lá de Casa - LP “Prá fazer sua cabeça”(1992) e CD “Samba de Fato”(1996). Disputou as eliminatórias para escolha de sambas-enredo em algumas das principais agremiações do grupo especial do carnaval de são Paulo tais como: Gaviões da Fiel, Tom Maior e Leandro de Itaquera.

      Dario Neto compôs um samba-enredo para uma escola de samba da cidade de Ludvika da Suécia em 2001, em parceria com Célio Cruz. Atualmente desenvolve seu trabalho apresentando canções que fazem parte do seu CD demonstrativo, suas apresentações são espetáculos do mais puro e autentico samba. No palco como cantor encontra no gingado de voz e no carisma sua melhor qualidade criando entre o artista e a plateia um elo muito especial. Já o compositor é dotado de grande sensibilidade e sentido poético as suas musicas. Gravou na coletânea Novo Clima (2002), na coletânea Central do Pagode (2005) e na coletânea Terra Show (2007).


       Vem se destacando no cenário artístico com um trabalho sério e competente, por varias vezes foi convidado a fazer abertura de shows para artistas consagrados do mundo samba como por exemplo: Leci Brandão, Grupo Fundo de Quintal, Eliana de Lima, Biro do Cavaco, Germano Mathias, Reinaldo,  Almir Guineto entre outros. Fez algumas participações em programas de TV, sendo que um dos mais comentados foi o “Passarela do Samba” (TV – Gazeta), apresentado pelo ex presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo ”Robson de Oliveira.” Sempre fiel ao gênero, foi aos poucos moldando e encontrando seu estilo de cantar e compor, interpretando suas próprias composições, segue então assim arrancando aplausos e elogios pelos palcos e rodas de samba por onde passa. (fonte site guarumusic- http://www.guarumusic.com.br)

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)