PÁGINAS

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Samba Três Samba do Sino e Família Macambira convida Os Favoritos da Catira dia 11/04/2015 18hs



Samba Três é assim: Samba do Sino e Família Macambira sempre trazem um convidado no Pontão de Cultura Giramundo. Todo Segundo Sábado do mês. em sua Segunda edição a atração convidada é "Os Os Favoritos da Catira.

O Que:- Samba Três - Samba do Sino e Família Macambira
Convidado:- Os Favoritos da Catira
Quando:- 11/04/2015
Horário:- 18hs
Onde Pontão de Cultura Giramundo
End:- Rua Jacob, 223 - Jardim Tranquilidade - Guarulhos - SP
Entrada Franca
O espaço conta 150 lugares e possui serviço de bar.
Confirme sua presença no face: https://www.facebook.com/events/819380874803665/

Os Favoritos da Catira

O grupo Os Favoritos da Catira, formado no começo da década de 1980, apresenta repertório tradicional da música e da dança caipira em intervenções que procuram preservar e difundir as nuances e as expressões culturais do espaço rural paulista.

A persistência em manter na grande metrópole a música raiz, o folclore e o modo de vida paulista é a base da existência do grupo. Convivendo com a diversidade cultural, expressa às novas gerações costumes e tradições da catira, Folias de Reis e outras manifestações caipiras que trazem a intersecção do sagrado e do profano, do autêntico e do moderno.

Catira, antigamente chamada de cateretê, é uma dança de raízes híbridas das culturas indígenas, africanas, portuguesas e espanholas, introduzidas pelos jesuítas e bastante difundidas nos séculos XVII e XVIII, no ciclo do tropeirismo. O estilo é preservado nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.

Nas extremidades, estão o violeiro e o parceiro que faz o dueto de voz. A dupla sustenta as evoluções dos catireiros, intercalando o toque da viola com os versos musicados. Ao som de modas de viola e recortados, a dança acelera, desacelera e para com a cantoria, momento para os dançarinos tomarem fôlego. As letras variam entre temáticas de histórias caipiras, brincadeiras e causos com uma moral cabocla.

Assista Vídeo: