Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Dodô Andrade é o entrevistado do Programa Samba Acadêmico do dia 25-01-2016 as 16hs

No Comando do Programa Samba Acadêmico Carlos J Fernandes Neto entrevista Dodô Andrade que está lançando seu CD "Pra Sempre".

O Que:- Programa Samba Acadêmico
Com:- Carlos J Fernandes Neto
Convidado:- Dodô Andrade
CD:- Pra Sempre
Quando:- 25-01-2016
Horário:- 21hs



quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

São Paulo terá Ato Público no Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa 21-01-2016

Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial celebra a data com fórum inter-religioso para promover a paz



No próximo dia 21 de janeiro, quinta-feira comemora-se o Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa, data instituída em 2007 a fim de assegurar a liberdade de culto e expressão a todas as etnias. Para celebrar a ocasião, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) promovem um Ato Público no auditório da Prefeitura de São Paulo, às 14h. O evento contará com a presença do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, autoridades públicas e representantes de diferentes religiões.

A ocasião irá oficializar a criação do Fórum Permanente de Liberdade de Crença e Cultura do Município de São Paulo, iniciativa originada por meio de uma portaria intersecretarial assinada pelos secretários Maurício Pestana (SMPIR) e Eduardo Suplicy (SMDHC), no último dia 05 de janeiro. “Este será um ato histórico. Em um momento de tantos conflitos religiosos no mundo e do início de um processo de intolerância vivenciado no Brasil, esta ação se faz necessária para combatermos esse tipo de discriminação”, afirma o Secretário Maurício Pestana.

O Ato Público abre a programação da Prefeitura em homenagem ao aniversário de 462 anos da cidade de São Paulo, celebrado em 25 de janeiro.  Paralelamente ao evento, diversas atrações artísticas ligadas a grupos religiosos apresentam-se no Largo do Paissandu, ao longo do dia. E, às 18h, ocorre o lançamento da campanha municipal “Tolerância é legal. Intolerância é crime!”, que promoverá ações de conscientização sobre preconceitos de culto e crença durante todo o ano.

As comemorações continuam nos dias 22 e 23, na região central de São Paulo. Na sexta-feira (22/01), o Largo do Paissandu recebe outras performances artísticas religiosas. Já no sábado (23/01), também em homenagem ao Centenário do Samba, os espetáculos ficam por conta de grupos de rodas de samba, maracatu e samba de roda, no Viaduto do Chá, em frente à Prefeitura de São Paulo.

Sobre o Fórum Permanente de Liberdade de Crença e Cultura

O principal objetivo do Fórum é a promoção de políticas públicas que visem eliminar todas as formas de discriminação religiosa, assegurando condições de liberdade e de igualdade de direitos a todas as etnias, bem como sua plena participação nas atividades políticas e culturais da sociedade. Para isso, foi formado um grupo de trabalho com representantes das religiões católica, evangélica, judaica, mulçumana, hindu, africanas e afro-brasileiras, que se reunirá regularmente para discutir ações fomentadoras da cultura de paz.

A iniciativa sintoniza-se com a “Declaração Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Intolerância e Discriminação Baseadas em Religião ou Crença”, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1981. Além disso, integra uma série de compromissos internacionais assumidos pelo Brasil em favor da liberdade de crença.

Sobre a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial

A SMPIR tem a finalidade de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial e avaliação das políticas públicas de ação afirmativa, com ênfase na população negra. A política de ação afirmativa é o instrumento por meio do qual se busca a promoção dos direitos dos indivíduos e grupos étnico-raciais que sofreram injustiças históricas e, ainda hoje, sofrem com desigualdades sociais motivadas pela discriminação racial e demais formas de intolerância.

Credenciamento e Informações à imprensa:

Secretária Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Carlos Romero – (11) 4571-0905 / (11) 93010-4722

cromero@prefeitura.sp.gov.br; carlosromero26@gmail.com

Raquel Marques - (11)4571-0961 / (11) 94301-8542

rmreis@prefeitura.sp.gov.br; raquelmarquesreis@gmail.com

Site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/igualdade_racial/noticias/?p=209713 

Face: https://www.facebook.com/SMPIRSP/?ref=hl 


sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Programa Samba Acadêmico traz Bezerra da Silva no dia 18-01-2016 - Web rádio Música Livre.



Os Grandes Sambas da História também estão presentes. E tem muito mais com:Samba do Sino, Tadeu Kaçula, Fabiana Cozza,  Pagode da 27, Tia Cida, Maurinho de Jesus, Flávia Oliveira, Kiko Dinucci, Marcelo Menezes e Dobrando a Esquina.E para finalizar Gonzaguinha.

O Que:- Programa Samba Acadêmico
Com:- Carlos J Fernandes Neto
Quando:- 18-01-2016
Horário:- 21hs

Onde:- www.webradiomusicalivre.com.br

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Programa Samba Acadêmico dia 11-01-2016 - 21hs - Especial Lamartine Babo na webradiomusicalivre

Programa Samba Acadêmico dia 11-01-2016 - 21hs - Especial Lamartine Babo.

O que:- Programa Samba Acadêmico
Com:- Carlos J Fernandes Neto
Especial:- Lamartine Babo
Quando:- 11-01-2016
Horário:- 21hs

Onde:- www.webradiomusicalivre.com.br

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Carnaval de Rua Guarulhos Bloco do Sino dia 30-01-2016



Carnaval de Rua na cidade de Guarulhos, no bairro do Jardim Tranquilidade.

No próximo dia 30 de janeiro de 2016 o Bloco do Sino convida os brincantes  para reviver os Carnavais de antigamente pelas ruas do Bairro do Jardim Tranquilidade. A participação é gratuita sem cobrança de abadás, sem cordão de isolamento. Basta estar fantasiado ou como uma camisa/camiseta vermelha.

O que:- Bloco do Sino - Carnaval de Rua
Quando:- 30-01-2016
Horário:- 16h
Onde:- Pontão Giramundo
End:- Rua Jacob, 223 - Jd Tranquilidade - Guarulhos
Basta estar fantasiado ou com uma camisa/camiseta vermelha.
Evento Gartuito

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)