Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

O Samba do Sino convida Gessé Froes e o projeto Alma e Canto para o Samba Três do dia 08-10-2016 as 18hs.

O Samba do Sino convida Gessé Froes e o projeto Alma e Canto para o Samba Três do dia 08-10-2016 as 18hs.
O Samba Três acontece todo segundo sábado do mês e traz sempre um convidado novo. Após as duas apresentações – Samba do Sino e Convidado, acontece um grande Roda de Samba onde todos são nossos convidados a participar. Venha participar com a gente.

O que:- Samba do Sino convida para o Samba Três
Quem:- Gessé Froes e Bell Mainardi – Alma e Canto
Quando:- 08-10-2016
Horário:- 18h
Onde:- Pontão de Cultura Giramundo
End:- Rua Jacob, 223 – Jd Tranquilidade – Guarulhos – SP
Entrada Franca
Nota: O Evento começa as 18 horas, não se atrase para não perder nada.
Conta com 140 lugares e tem serviço de bar.

Como Chegar:
METRÔ ARMÊNIA - Ônibus Jardim Moreira - Descer 3º Ponto R Cb Antonio Pereira da Silva - Rua Lombroso - Rua Jacob.

MERCADO MUNICIPAL DA PENHA - Ônibus Guarulhos PQ Cecap - Descer 3º Ponto R Cb Antonio Pereira da Silva - Rua Lombroso - Rua Jacob.


METRO TUCURUVI - Guarulhos - Jardim Leda - Descer Primeiro Ponto Av Emílio Ribas (Em Frente Cacau SHOW) 1ª Direita Rua Jacob.

Programa No Batuque do Samba com Carlos J Fernandes, A Melhor Sintonia do Samba - 30-09-2016 - 19h



No Batuque do Samba tem a Voz da Comunidade: Samba do Sino, Samba da Vela, Maria Cursi e Berço do Samba de São Mateus. A Velha Guarda tem Raul Torres com trio GatocomFome, Toniquinho Batuqueiro, Osvaldinho da Cuíca e Geovana.  O Grupo Água de Moringa traz os chorinhos inéditos de Pixinguinha. Da Terra da Garoa: Tia Cida, Carmem Queiroz, Fabiana Cozza e Marcelo Menezes.

O que:- No Batuque do Samba
Com: Carlos J Fernandes Neto
Quando:- 30-09-2016
Horário:- 19h

Programa Samba Acadêmico com Carlos J Fernandes dia 03-10-2016 - 21h



No Programa Samba Acadêmico tem os Grandes Sambas da História: Nelson Sargento, Cyro Monteiro, Anjos do Inferno, Geraldo Pereira, Martinho da Vila e Gonzaguinha. Tem a bossa com Bebel Gilberto, Cazuza, Jorge Bem Jor, Joyce, Maria Creuza. Os chorinhos de Paulinho da Viola. Da Terra da Garoa: T Kaçula, Carmem Queiroz, Maurinho de Jesus, Marquinhos Jaca, Kimba, Marcelo Menezes, Daniel Petrella, Samba do Sino e Kiko Dinucci. Sambas Enredos de Vila Isabel, Imperatriz, Mangueira e Portela.

O que:- Samba Acadêmico
Com: Carlos J Fernandes Neto
Quando:- 03-10-2016
Horário:- 21h

Onde:- www.webradiomusicalivre.com.br

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A Cultura de Guarulhos Mudou para Melhor

A Cultura da cidade de Guarulhos mudou para MELHOR nestes últimos 16 anos. Antes havia reclamações por que não tínhamos uma politica cultural para cidade e seus artistas. Hoje discutimos democraticamente o que podemos fazer para melhor utilizar os equipamentos existentes, os Coletivos Culturais se articulam, as linguagens culturais e a diversidade desabrocham pelos mais distantes locais da cidade. A certeza de haver uma atenção especial com nossa Cultura Popular, o desenvolvimento e ampliação dos equipamentos culturais – que resumiam-se apenas a Biblioteca Monteiro Lobato e Teatro Nelson Rodrigues, e novas parcerias como a construção do SESC na cidade. Isso não é só fazer o entretenimento mias deixar um legado, construir um processo de inclusão, o povo que não conhece e pratica sua cultura não constrói também a sua Identidade. Ainda há muito por fazer, mas acredito que trilhamos um caminho verossímil com politicas culturais discutidas e elaboradas em planos municipais de Cultura com seus agentes, que avançam para o Estado e União. Hoje existe uma Politica Cultural, que precisa ser mais lapidada e adequada, mas ela existe e estamos trabalhando na sua construção. Eu quero que este processo continue Eu APOIO Edmilson Souza para Vereador nessas eleições e convido VOCÊ também a entrar nessa Resistência Cultural Conosco.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Programa Samba Acadêmico Homenageia João Borba 26-09-2016 21h



O Samba Acadêmico reverencia o sambista João Borba que nos deixou no dia 20 de setembro, e a melhor forma de lembra-lo é tocando sambas. Neste programa vamos ouvir João Borba cantando Jorge Costa. Teremos os Afro Sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Os Grandes Sambas de Paulo Vanzolini. Os Sambas Enredos de Osvaldinho da Cuíca. Douglas Germano, Dulce Monteiro, Adriana Moreira, Anderson Alves, Dodô Andrade, Deley Antonelli, Chapinha da Vela, Jonathan Silva, Chocolatte Vila Maria, Flávia Oliveira e Duda Ribeiro.

O que:- Samba Acadêmico
Homenagem: João Borba
Quando:- 26-09-2016
Horário:- 21h

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Samba do Sino e Família Macambira dia 17-09-2016 a partir das 15h. Muito Samba na parada. Aguardamos você por lá.

  Samba do Sino e Família Macambira no Silvinhos bar dia 17-09-2016 à partir das 15hs.

O que:- Samba do Sino e Família Macambira
Quando:- 17-09-2016
Horário:- 15 h
Onde:- Silvinhos Bar
End:- Rua Apeninos, 42 - PQ Jurema - Guarulhos


Programa Samba Acadêmico com Carlos J Fernandes dia 19-09-2016 21hs - O Melhor do Samba na Web Rádio

Programa Samba Acadêmico com Carlos J Fernandes – O Melhor do Samba na Web Rádio.

Os Grandes Sambas – Candeia, Benito di Paula, Bezerra da Silva, Beth Carvalho, Carlinhos Vergueiro, Chico Buarque, Monarco e Clara Nunes. Tem também uma seleção com Elis Regina. Chorinho com os grupos guarulhense Choromoço e Choramingando. A Bossa Nova. Trio GatocomFome, Fabiana Cozza, Marquinhos Jaca, Soró da Bahia, T Kaçula, Samba do Sino, Carmem Queiroz, Marcelo Menezes e Dobrando a Esquina.

O que:- Samba Acadêmico
Com:- Carlos J Fernandes
Quando:- 19-09-2016
Horário:- 21 hs

Onde:- www.webradiomusicalivre.com.br


Revista Samba Acadêmico Edição 6 ANO I Setembro 2016

Revista Samba Acadêmico Edição 6 ANO I Setembro 2016
Acesso pelo Link



Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)