Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

domingo, 30 de setembro de 2018

Tranquila em Festa, Alunos realizam Encontro da Escola Estadual Jardim Tranquilidade


Tranquila em Festa
Encontro da Escola Estadual Jardim Tranquilidade
Por Carlos J Fernandes

No último dia 29 de setembro de 2018 alunos do Jardim Tranquilidade se reuniram no Clube Recreativo. Estivemos TODOS juntos pela última vez há 46 anos, um pouco mais um pouco menos, época que ainda colocávamos nossos aventais brancos que trazia no bolso a logo da Escola Estadual Jardim Tranquilidade, e caminhávamos para a sala de aula, alguns no período Vespertino outros Noturno. Sempre há os encontros aqui e ali, mas todos numa concentração de confraternização e lembranças aconteceram no último sábado do mês de setembro.



Fundação

O Grupo Escolar João Álvares de Siqueira Bueno foi criado por decreto publicado em 29 de junho e instalado em 01 de agosto de 1950. Inicialmente denominado como Grupo Escolar de Gopoúva. Depois também batizado de Colégio Estadual Jardim Tranquilidade. Anos depois foi transferido para um prédio novo – Escola Estadual Fábio Fanucchi.

Jardim Tranquilidade

Alan Kardec. Assim foi batizado originalmente o bairro. Suas ruas trazem um significado inigualável, pelo menos não conheço outro local que tenha tanta história gravada nos nomes de suas ruas, que por si só é uma verdadeira aula. Os nomes das ruas foram emprestados por personagens que marcaram a historia brasileira.
Em 1950 o bairro adquire o nome atual de Jardim Tranquilidade, adotando o nome da Imobiliária que realizou o loteamento.
No gene traz um código Cultural inigualável. Ainda carente de luz elétrica os moradores criam a Associação dos Amigos do Tranquilidade, em seguida em sistema de mutirão constroem a sede (onde hoje é a Praça Nossa Senhora de Fátima) que passa a ser denominada de GALPÃO. Rapidamente se torna centro de referência para os moradores, com festas, cinema, shows de música, teatro, etc.
No bairro surgiu a primeira Escola de Samba de Guarulhos, a Dois Rubis. O primeiro time profissional da cidade FLAMENGO.

Corpo Docente

A vocação por certeza já existia, porem havia necessidade do encaminhamento, do aprendizado e do exemplo. Mais uma vez fomos iluminados, foi disponibilizado um material humano de alta patente que nos empurrou ladeira acima e depois nos soltou ladeira abaixo, porque sabiam que não iriamos mais cair. Nossos professores, mestres que souberam nos fazer trilhar um caminho prospero do saber e do conhecimento.
E assim foram formados médicos, dentistas, engenheiros, arquitetos, músicos, atores, escritores, compositores, professores, diretores de escola, etc.
Para nosso deleite estavam presentes neste encontro Professores: Izabel, Brites, Galvão e por vídeo conferência Flávio. Ficaram até o final do encontro, sinal que aprovaram o trabalho realizado.



Alunada

Emoção, lembranças alegres e tristes, assim como é a vida. Lembramos de nossos amigos que já partiram e se encontram junto ao Grande Arquiteto. Lembramos de nossos amigos que não puderam estar presentes neste encontro. Lembramos de nossos amigos que ainda temos que convidar para um próximo Encontro. Lembramos daqueles que nossa memória demorou um pouco a nos ajudar recordar. Afinal são mais de 45 anos, quem sobrevive a tudo isso. Respondo: NÓS. É possível conhecer pessoas de nosso campo de convivência de quase meio século (caraca é muito tempo), SIM foi possível conhecer e no momento seguinte era como se não existisse esse lapso de tempo, será que somos ATEMPORAL.

Lembramos de várias histórias, cada rodinha, cada grupinho, cada mesa se divertia e rememorava.





Uma Homenagem

Num determinado momento a Nicinha aparece com uma bexiga em forma de coração com o nome do Igino escrito. Todos fizeram questão de pousar com a tal bexiga para uma foto em homenagem ao Igino que teve que passar por uma cirurgia urgente na quinta feira que antecedeu o Encontro. Mas já se encontra em sua casa em franca recuperação. Força Igino.



Administradores

Aos administradores Wilson e Nicinha e a todo equipe que esteve junto para que tudo ocorresse da melhor forma, nosso muito obrigado.

Foi muito bom. Que Venham Outros Encontros. Tranquila Continua em Festa. Até o próximo.


CONFIRA OS PROFESSORES E A ALUNADA QUE CONFIRMOU PRESENÇA:

Prof. FLÁVIO(Física) – Prof. GALVÃO(Biologia) – Profª Izabel(Português) – Prof. FERNANDO


ALCYR Boletta - AMADOR Gilberto Cassiano - ANTONIO RAIMUNDO Bezerra - ARI Aristides de Souza - CARLINHOS José Fernandes Neto - CARLOS Alberto Fernandes - CECÍLIA Mouro - CLAIR Carvalho - DENISE Boletta - EDSON Carvalho - EDSON Fragnan - ELAINE Lacerda - ELISA Faria - ELISA Schernik - ELIZABETH Andreus - ELIZABETH de Moura - ERVELI Schernik de Souza - EUINICE Bezerra Vieira - EZIQUIEL Brandão - GISELDA Oliveira - IGINO Belfiore - IZAURA Baggio - JAIM,E Pereira Guerra - JAIME Rebelo - JANICE Marques da Silva - JARDEL Faria - JORGE Luiz - ZÉ CARLOS Patrício - José Roberto FONSECA - LUIZ Bezerra - Luiz Carlos ROCHINHA - LUZIA Valério - MAGALI Gomes - MARA Regina Gonçalves - MÁRCIA de Camargo - MÁRCIA de Camargo - MÁRCIA Coutinho de Brito - MÁRCIA Cunha - MÁRCIO Baggio - MARGARETH Pummer - CIDINHA de Oliveira - MARIA LUIZA S Nunes - MARLENE Angelo - MARCOS Innocencio - MIRIAM Santos - NICINHA Eunice S S Santos -  ODAIR Valério - PEDRO Gioia - REGINALDO Baggio - ROSANA Sant’ana - ROSE Garcia (Fernandes) - ROSE Camacho - ROSELI Enedina da Silva - ROSELI Palitos - ROSELY Camargo - SALETE Vitiello - SÍLVIA Galhardo - SÍLVIO Guarde - SOLANGE Fernandes - SONIA Aulicino - SONIA Marcia Faria Prilip - SONIA Smith - VÂNIA Montanhani - WASHINGTON Fernandes - WILSON José de Araújo.

Para ver todas as fotos do evento acesse:


Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)