Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

CARNAVAL 2019 SP X-9 Paulistana


04H40 Sexta Feira 01 março 2019
• Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo – Sambódromo do Anhembi

G.R.C.E.S. X-9 PAULISTANA
Enredo Meu Lugar é cercado de luta e suor, esperança num mundo melhor! O show tem que continuar

Presidente: Ailton Martinelli (Branco)
Carnavalesco: Amarildo de Mello
Intérprete: Darlan Alves



AGO! Patakori Ogun! Ogunhê! A Casa de Ogum recebe o filho de Xangô –Kawô Kabiecile!

“... É, pois é! O mais importante é a fé...”

Sob a regência e os desígnios de Ifá em procissão de fé a X-9 Paulistana - a casa de Ogum e consagrada pelos Eres, abre suas portas para receber e homenagear o filho de Xangô Arlindo Cruz. O homem de fé. De reza! De cânticos, de cantos e devoção!

. De reza! De cânticos, de cantos e devoção!

Laroyê Exu! Abra nossos caminhos! Dá licença! Vamos fazer festa! Vamos tomar um“Banho de fé” cantando em poesia e oração vamos também evocar ritual de cura ao nosso poeta Arlindo Cruz e reverenciar suas origens religiosas. Vai embora tristeza aqui o “Pierrot do Samba” abraçado ao seu banjo não chora.

Ora yê yê ô! Oxum! Como raios de sol que brilha em cor de ouro. No Aiye nasce o Abiasé predestinado... Do ventre de uma Oxum - iluminado chega um tesouro. E logo, logo, no inicio de sua vida mostraria a que viria.

Filho da fé e da resistência! Da arte e da devoção. Ao som dos atabaques e do “tritilhar” dos adjás foi gerada a sua devoção.

Muito respeito ao pai Xangô! Agradecido a mãe Oxum, e a todos os orixás, assimseguia o pródigo menino. Cavaquinho na mão! Bejiroó! Fé e crença na pureza das crianças a sua vida acalentar.

Salve a falange dos Eres! Salve Ibejadas! Seu boiadeiro é caboclo bom! E os malandros sempre foram boa companhia em suas caminhadas!

Alegrias, paixão e amor para o filho de Xangô. Serpenteando e bailando um colorido invadia sua vida e trazia mais inspiração em sua obra.

Arroboboi! “Vem brilhar no meu carnaval minha porta-bandeira, na avenida do meu coração você é a primeira”. O Arco Iris surgiu no Orun! Chegava Oxumaré para encantar, conquistar e preencher seu coração! Uma linda família surgia. Salve Virgem Maria!

Meu lugar é cercado de luta e suor, esperança num mundo melhor! O show tem que continuar (Arlindo Neto, André Diniz, Claudio Russo, Márcio André Filho, Marcelo Valencia e Darlan Alves)



Samba Enredo

Meu Lugar é Cercado de Luta e Suor, Esperança Num Mundo Melhor! O Show Tem Que Continuar
Compositores Arlindo Neto, André Diniz, Claudio Russo, Márcio André Filho, Marcelo Valencia e Darlan Alves

Samba de arerê pra você voltar
Zona norte é madureira

Ando louco de saudade, olha o povo pedindo bis...
Ainda é tempo pra viver feliz !

Não subestime um filho de xangô
A recompor a vida
O alujá ecoa forte no rum,
O ylê de ogum, convida
O ídolo, parceiro, companheiro, irmão,
Símbolo maior do samba em minha geração,
Gênio, pai herói... O clarão da lua cheia, candeia
Nos versos que ele semeou
Gira bailarina, seu eterno amor
A porta bandeira, frutos na tamarineira

La-laiá, laiá, laiá...
O banjo no peito, sambista perfeito, o mestre imortal
Lá, laiá, laiá...
O samba agradece, floresce no fundo do nosso quintal

Aos olhos graciosos de oxalá
Serrinha marejou o seu olhar
Que brilha na coroa imperial
Um lume imponente, divinal
Da lança de são jorge protetor
A esperança de um quixote sonhador
É voz dos humildes por um pedaço de chão,
Voz dos humildes por um pedaço de pão
Favela, de gente sofrida mas que valoriza a própria raiz
Aquela que sente na pele as chagas da vida, a dor do país
X9 a cantar, conduz até seu lugar à luz,
A continuar o show de arlindo cruz...

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)