O grupo percorre um enredo através dos compositores e
acontecimentos que influenciaram a formação do Samba Urbano Paulista. Bom Jesus
de Pirapora, regiões rurais do estado, Praça da Sé e Tucuruvi, Largo da Banana,
Barra Funda. Tradições e Festas Populares.
Teatro Flávio Império – Rua Professor Alves Pedroso, 600,
Cangaiba, São Paulo, SP
Você sabia que a Música Coisinha do Pai tocou em Marte? Pois
é...A cientista brasileira na NASA, Jaqueline Lyra ficou conhecida na mídia
nacional em 1997 quando usou a música Coisinha do Pai, de Beth Carvalho, para
acionar o Pathfinder, um dos robôs em Marte. “É tradição na NASA acordar os
astronautas com uma música, a nossa equipe resolveu fazer isso também com os
robôs.” Disse
O legado da Bossa Nova. No rock brasileiro, há de se
destacar a regravação da composição de Lobão, Me chama, pelo músico
bossa-novista João Gilberto, em 1986
Beth Carvalho “Só Quero Ver” (Edmundo Souto e Paulinho
Tapajós)
Desde que começou a fazer sucesso, na década de 1970, Beth
se tornou uma das maiores intérpretes do gênero, ajudando a revelar nomes como
Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, o grupo Fundo
de Quintal e Arlindo Cruz. A descoberta do samba – ou pelo menos de que é
aquilo que Beth quer fazer pra sempre – vem com a gravação de “Só Quero Ver”
(Edmundo Souto e Paulinho Tapajós) em 1971. Segundo Vinícius de Moraes, no
encarte do LP “Mundo Melhor”, de 1976: “O samba [“Só Quero Ver”] emplacou pra
valer e ao vê-lo cantado nas rodas-de-samba de Salgueiro e Mangueira – Beth é
mangueirense doente – sentiu ela mais do que nunca ser aquele o seu verdadeiro
gênero: o samba tal como é praticado nas Escolas, sem apelações nem muita
frescura nos arranjos. Sem subterfúgios. Aquele que entra pelos ouvidos e sai
pelos pés, com trânsito em alta-voltagem nas cadeiras, tal uma corrente
elétrica que vai aumentando de intensidade até que se descarrega.”
"Lapinha" de Baden Powell / Paulo César Pinheiro,
em interpretação de Elis Regina, vencedora da Primeira Bienal do Samba da TV
Record em 1968. Detalhe: Essa foi a primeira música a fazer sucesso de Paulo
Cesar Pinheiro (aqui em parceria com Baden Powell, na época com 18 anos. Os
organizadores da bienal pediram para o Baden inscrever outra música em virtude
de seu parceiro Paulo Cesar Pinheiro não ser conhecido. Baden insistiu e disse
que continuaria com a música "Lapinha", resultado um dos maiores
compositores da música brasileira: Paulo Cesar Pinheiro.
Tom Jobim estava a trabalho nos EUA e queria participar da
Primeira Bienal do Samba em 1968. Enviou a musica "Onda", a
organização escolheu como intérprete Roberto Carlos, que não aceitou pois
estaria em viagem de passeio na ocasião. Resultado Tom não participa da Bienal
do Samba. Tempo depois Tom Jobim lança a música "Onda", só que agora
rebatizada como "Wave". Em 2008 Caetano Veloso e Roberto Carlos
cantam juntos "Wave" de Tom Jobim.
Quando Paulinho da Viola lançou “Argumento” - incluída no
Disco “Paulinho da Viola” de 1975, diziam que a letra era para Benito. Paulinho
se mostrou magoado com tais insinuações, alegando que nunca faria isso com um
Colega. O argumento está aceitoSeparei alguns versos:
Tá legal, eu aceito o argumento/Mas não me altere o samba
tanto assim/Olha que a rapaziada está sentindo a falta/De um cavaco, de um
pandeiro ou de um tamborim...
Benito Di Paula inovou em seu modo de tocar samba. Vestindo
terno, gravatinha, cabelo comprido, e um piano Benito de Paula fez o samba
"Do jeito que a vida quer" incluída no Disco “Benito Di Paula” de
1976. Benito diz que a música foi uma homenagem a Ataulfo Alves. O Curioso é
que seus versos encaixam no samba “Argumento”. Entre os versos, separei alguns:
“...É que meu samba me ajuda na vida/Minha dor vai passando
esquecida/Vou vivendo essa vida do jeito que ela me levar
Vamos falar de mulher/Da morena e dinheiro/Do batuque do
surdo/E até do pandeiro...”
Em 1967 Chico Buarque foi jurado do Carnaval Carioca. No
entanto não conhecia o que deveria julgar. Já amanhecia. Veio a Mangueira.
Quando ela entrou, Chico levantou e começou a dançar o samba-enredo em
homenagem a Monteiro Lobato.
Chico Conta: -“Eu lá pulando e eles me dizendo: “Você não
pode pular, você é jurado”. Mas eu não sou jurado, eu dizia, estou aqui como
espectador”. Martinho da Vila ficou bravo com Chico porque a nota da Vila
Isabel em Harmonia foi mais baixa do que ele esperava e disse que “nem Chico
entendeu o samba da escola”. Na verdade, não foi Chico quem deu a nota,
arrumaram um jurado, que foi lá e deu as notas no lugar do Chico. Pediu
desculpas e ficou muitos anos sem ir a desfile de escola de samba,
Pouco tempo depois, o Zé Ferreira, na realidade Martinho da
Vila escreveu a música “Caramba”,
Sidney Álvaro Miller Filho (Rio de Janeiro, 18 de abril de 1945
— Rio de Janeiro, 16 de julho de 1980) foi um compositor brasileiro.
O carioca de Santa Teresa Sidney Miller despontou como
compositor no cenário musical brasileiro durante a década de 1960, e assim como
outros artistas que também estavam começando participou com algum destaque em
diversos festivais de música, bastante populares nesse período. Cursou
Sociologia e Economia, porém sem concluir nenhum dos cursos. No início da
carreira chegou a ser comparado com o também estreante Chico Buarque, uma vez que
tinham em comum, além da timidez, a temática urbana e um especial cuidado na
construção das letras. Além disso, a cantora Nara Leão, famosa por revelar
novos compositores, teve grande importância na estreia dos dois - inclusive
gravando, em 1967, o disco Vento de Maio, no qual dividiam quase todo o
repertório: Chico Buarque assinou 4 canções, enquanto Sidney Miller era o autor
de outras cinco.(fonte wikipedia)
José Dias Nunes, conhecido como Tião Carreiro (Monte Azul ,
13 de dezembro de 1934 - São Paulo, 15 de outubro de 1993), foi um cantor e
instrumentista brasileiro de música sertaneja de raiz que influenciou muitas
duplas com o seu estilo. Tião Carreiro foi o precursor do "Pagode",
ritmo que ousou em criar com base na viola e em seu ponteado. As letras de seu
pagode contemplam a magia da vida na roça e na labuta caipira
No dia Internacional da Mulher me veio a dúvida: como
poderia expressar o que é ser“Mulher”,
como se isso fosse possível. Então me veio à tona uma pergunta: se a Mulher
batizada Mulher poderia ser Andasonia ou Baobá?
Baobá é uma planta de origem de regiões áridas da África.
Para poupar água e nutrientes suas folhas caem durante o período mais seco e
retornam no período das chuvas. Suas flores são hermafroditas – no popular pai
e mãe. Frutificam no final da estação da seca e suas sementes permanecem
viáveis para reprodução por até 05 anos. Existem exemplares com mais de 1200
anos de existência. Para sobreviver às intempéries desenvolveram grande
capacidade de armazenamento de água, podendo a chegar até 100.000 litros. Seu
fruto pode ser utilizado de várias formas como: espessante em geleias e molhos,
adoçante para bebidas frutadas, ou como um complemento de sabor picante para
molhos picantes, a polpa do fruto e as sementes podem ser consumidas em fresco,
as sementes podem produzir óleo vegetal e as folhas frescas são consumidas como
hortaliças, Seu sabor é assemelhado como "algo entre a toranja, a pera e a
baunilha". O fruto fresco apresenta sabor semelhante ao de um sorvete,
ligeiramente agridoce, quando fresco possui cerca de 12% de água e vários
nutrientes e carboidratos, e também é atribuído para a cura da malária. Alguns
grupos de mulheres foram criados para a colheita dos frutos, o fruto deste
comércio propicia o pagamento de estudos de seus filhos. No Brasil existem
poucas árvores de baobá, que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e foram
plantadas em locais específicos para o culto das religiões africana. Baobá é
vida, vida longa.
Mas mesmo assim ainda faltariam qualificações e adjetivos,
porque na realidade Mulher é ser Mulher, coisa que como homem só poderei
aproximar no entendimento, mas posso compensar no reconhecimento e respeito.
Carlos J Fernandes Neto.