PÁGINAS

domingo, 11 de dezembro de 2011

Guga Stroeter & Orquestra HB convidam Sapopemba


Músico, Diretor e Produtor Musical. 

Gustavo Cerqueira Stroeter nasceu em São Paulo, SP, em 15 de outubro de 1960.

Guga Stroeter vive em SP, Brasil. Formou-se em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mas desde os anos 80 profissionalizou-se como músico, tocando o vibrafone.

No ano de 1987 participou da fundação do quinteto jazzístico Nouvelle Cuisine; e, com o saxofonista George Freire, criou a orquestra Heartbreakers. Desde então, Guga vem realizando projetos com essas duas formações, além de, como instrumentista, trabalhar ao lado de diversos nomes da MPB como Caetano Veloso e Rita Lee.

Guga Stroeter é também articulista, e dedica-se à literatura e à dramaturgia. Publicou a peça e o livro Monstros Peludos, concebeu e realizou o musical brasileiro Baile Estelar, em parceria com o diretor José Possi Neto. Realiza também trabalhos de curadoria (Museu da Imagem e do Som, Novo Canto IBM, entre outros), produção de álbuns no Brasil e exterior (ver link discografia do site www.gugastroeter.com.br) e direção de eventos artísticos como programação popular do Festival de Inverno Campos de Jordão 1996. Guga Stroeter é presidente da ONG Sambatá Música e Cultura.

 Todas as melodias foram recolhidas por Sapopemba – alagoano de 64 anos que viajou (e viaja) pelo país exercendo o seu ofício de caminhoneiro. Retrata a sutil passagem da música que nasce religiosa e torna-se profana, que é encubada em igrejas e terreiros, mas que se renova ao expandir-se pelas ruas e campos. Assim, sambas de roda do Recôncavo, maracatus pernambucanos, o boi-bumbá maranhense e as congadas mineiras surgem neste CD onde a voz telúrica de Sapopemba é acompanhada por arranjos jazzísticos.

Sapopemba: José Silva dos Santos é natural de Penedo, em Alagoas, Brasil, à beira do Rio São Francisco. Sua mãe, tecelã, era conhecedora de cantigas da tradição popular. O pai, pescador e lavrador, participava ativamente dos festejos locais. Essas vivências estendiam-se ao plano religioso: aos 12 anos passou a frequentar as rodas de batuque dos candomblés.

No ano de 1961, aos 14 anos, José chegou com os pais a São Paulo, vindo a se fixar na região de Sapopemba, onde ganhou o apelido.

Sapopemba já fez de tudo: foi funileiro, mecânico, montador, pintor. Mas foi o trabalho de motorista de caminhão que o levou aos infinitos cantos do Brasil.

Sapopemba e Guga Stroeter selecionaram doze temas musicais relativos a diferentes tradições do Brasil profundo: canções de trabalho dos ribeirinhos do São Francisco, congos de sainha do interior mineiro, ladainhas, melodias do boi-bumbá, chulas raiadas do Recôncavo.

O material recebeu arranjos do multi-instrumentista Dino Barioni, com sonoridades que nos remetem ao grande espectro de brasilidades, que vão da banda de coreto às dissonâncias contemporâneas e improvisações de seus instrumentistas.


O que:- Guga Stroeter& Orquestra HB convidam Sapopemba
Quando:- 11/12/2011
Horário:- 21h
Ingressos:- Pague quanto achar que vale
Onde:- Sala Crisantempo
End.:- Rua Fidalga, 521 - Vila Madalena - São Paulo
11 3819-2287