PÁGINAS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Jair Rodrigues


Festa Para um Rei Negro

Neste show, o cantor realiza uma festa em comemoração aos seus mais de 50 anos de carreira. No repertório, Jair faz uma retrospectiva de sua trajetória, passeando do samba ao romântico, sem esquecer do sertanejo e das canções de raiz, interpretando alguns clássicos da música brasileira, como "Disparada", "Majestade o Sabiá", "Tristeza", "Deixa isso pra lá", "Você abusou" entre outras.

Jair Rodrigues de Oliveira, paulista de Igarapava, nascido aos 06 de Fevereiro de 1939, iniciou sua carreira em 1957, atuando como crooner em casas noturnas do interior de São Paulo.

A partir de 1960, passou a cantar na capital paulista, participando de programas de calouros, entre os quais o "Programa de Cláudio de Luna" (Rádio Cultura), no qual obteve a primeira colocação.

Gravou seu primeiro disco (78 rpm) em 1962, com duas músicas para a Copa do Mundo do mesmo ano: "Brasil sensacional" e "Marechal da vitória", essa última muito executada pela Rádio Record. Lançou em seguida um compacto simples contendo as canções "Balada do homem sem Deus" (Fernando César e Agostinho dos Santos) e "Coincidência" (Venâncio e Corumba).

Seus primeiros LPs foram "Vou de samba com você" e "O samba como ele é", lançados em 1964. Nessa época, atingiu grande popularidade com sua interpretação da música "Deixa isso pra lá" (Alberto Paz e Edson Meneses), marcada pela gesticulação que fazia com a palma da mão. Essa canção, considerada precursora do rap brasileiro por seu refrão "falado", foi regravada em 1999 com a participação do grupo paulistano de rap Camorra.

Em 1965, substituiu Baden Powell no show realizado no Teatro Paramount, em São Paulo. Foi nesta ocasião que cantou pela primeira vez ao lado daquela que seria sua parceira, a estreante Elis Regina, com quem lançou em seguida o LP "Dois na bossa", gravado ao vivo. Devido ao enorme sucesso alcançado pelo disco, formou com a jovem cantora a dupla Jair e Elis, no comando do programa "O fino da bossa", produzido pela TV Record (SP), que teve estréia dia 19 de maio de 1965, marcando definitivamente seu lugar entre as grandes estrelas da MPB.



O que:- Festa para um Rei Negro
Quem:- Jair Rodrigues
Quando:- Até 22 de Janeiro
Horários:- Sexta, às 20h, sábado, às 19h e domingo, às 18h (Teatro)
Onde:- SESC Bom Retiro
End:- Al. Nothmann, 185 (Bom Retiro) 
Tel: (11) 3332-3600
Ingressos esgotados
Recomendação: 12 anos