PÁGINAS

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Junio Barreto


Não por acaso o nome do álbum é Setembro, mês em que o sol volta de longo inverno.

Compositor pernambucano que caiu nas graças de cantoras como Gal Costa, Maria Rita, Céu e Roberta Sá, Junio Barreto divulga neste show o repertório de seu último disco, Setembro. Com Anthony Gordin (bateria), Fabio Sá (baixo), Guilherme Held (guitarra), Maurício Fleury (teclado), Claudio (percussão).

Sete anos levou Junio Barreto para espantar a “maldição do segundo disco”, esse clichezão da crítica musical. Espantou do jeito mais solar que podia. Afinal, o chamado Caymmi de Caruaru – pela voz grave e pela lentidão ao compor – também passou um bom tempo espantando umas e outras desilusões. Quarou a dor no varal: sobrou só o sumo do sangue derramado, virada a mágoa em magia. Pacificado, não por acaso o nome do álbum é Setembro, mês em que o sol volta de longo inverno.

Se a música de Junio aperfeiçoou harmonia e melodia, tornando-as mais intrincadas mas também mais leves, sua poética ficou mais paradoxal. Amante dos diminutivos, o Sosseguim até que não abusa das miniaturas neste álbum, preferindo largar a notória timidez para abraçar termos grandiosos como “império”, “glória” e “paraíso”. E embora a sintaxe das frases seja rebuscada, lembrando Guimarães Rosa e Manoel de Barros, seu vocabulário é naturalista, mínimo, léxico de poeta árcade: a onipresente luz da manhã, o sol, o mar, os ribeiros, a chuva, as matas, os coqueiros, as areias, as tardes serenas, as flores – e, contraditório como o afrosamba se renova no contato com o manguebeat, um jardim elétrico pode rimar com um jardim imperial.


O que:- Junio Barreto
Quando:- Dia 9 de Fevereiro
Horário:- (quinta) às 21h (Teatro)
Onde:- SESC Pompeia
End:- Rua Clelia, 93 (Perdizes) 
Tel: (11) 3871-7700 3865-0324
Preço na Bilheteria: de R$ 4,00 a R$ 16,00
Recomendação: 12 anos