PÁGINAS

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Quinteto Vento em Madeira


Homenageia alguns mestres da música brasileira.

Um trabalho autoral, reunindo composições e arranjos de seus integrantes e que também revisita e homenageia alguns mestres da música brasileira como Moacir Santos e Nélson Cavaquinho. Com Léa Freire: flautas, Teco Cardoso: saxofones e flautas, Tiago Costa: piano, Fernando Demarco: contrabaixo acústico, Edu Ribeiro: bateria.

“ Vento em Madeira”, quinteto, é formado pelo piano elegante de Tiago Costa, que contribui também como compositor e arranjador, o contrabaixo preciso, fundamental, londrino de Fernando Demarco (adquirido de outro quinteto formado com o pianista Dinamarquês Thomas Clausen, que gerou o Cd “ Waterbikes” da Maritaca, também com Léa e Teco) que retorna ao Brasil após longa temporada morando na Europa, mais a bateria/percussão polirrítmica e criativa de Edú Ribeiro, que também contribui como compositor para o quinteto; madeiras essas somadas aos ventos das flautas de Léa Freire e dos saxes e flautas de Teco Cardoso, ambos também contribuindo como compositores. Um trabalho autoral que também revisita e homenageia alguns mestres como Moacir Santos (Samba di Amante) e Nelson Cavaquinho (Luz Negra).

Existe cada vez mais no Brasil uma confluência de gêneros e espécies, a música tradicional e folclórica vem sendo relida e a popular tem sido frequentemente mesclada à tradição erudita e clássica, seja na forma de interpretar (já bastante presente na primeira formação, no CD “Quinteto” ) ou mesmo na forma de compor e arranjar/orquestrar. O “ Vento em Madeira” (tanto o grupo como a composição) pode bem ser um exemplo desta tendência em fazer uma música popular e erudita, improvisada e estruturada, um tanto camerística mas com um pouco/bastante das ruas tambem . Algo de aldeia e global que ao mesmo tempo em que traz nossa tradição vinda do século passado, aponta para um futuro em que atenção, concentração e responsabilidades serão requeridas.

“Encontro de uma invisível e poderosa força como a do vento, atemporal, imaterial, com a sólida e enraizada estrutura da matéria/madeira que também o recicla e reoxigena, Yin/Yang, consonâncias e dissonâncias, vento e madeira“.


O que:- Quinteto Vento em Madeira
Quando:-  Dia 6 de Fevereiro
Horário:-  (segunda) às 19h (Teatro Anchieta)
Onde:- SESC Consolação
End:- Rua Dr. Vila Nova, 245 (Consolação) 
Tel:             (11) 3234-3000      
Preço na Bilheteria: Grátis
Recomendação: Livre