PÁGINAS

segunda-feira, 26 de março de 2012

Teatro Padre Bento, ainda sobreviverá? - Carta aberta


Veja texto sobre o reinicio das atividades do Teatro Padre Bento em 08/12/2007 – Jardim Tranqüilidade – Guarulhos, após longa restauração. Seguindo você tem a integra de carta aberta solicitando o retorno das atividades do Teatro em 2012, nem passado 05 anos de sua restauração. O que faltou para que o espaço não esteja em plena utilização no momento?


Nas comemorações do 447º aniversário de nossa cidade (08/12/2007), a Prefeitura entregou mais um ponto de lazer para os munícipes, o novo Teatro Padre Bento, que ficou durante longa data abandonado e hoje está totalmente restaurado e modernizado! Sua viabilização deu-se por meio de uma parceria com a Petrobrás.

A reinauguração e abertura oficial ocorreram no dia 8 de dezembro, com concerto do grupo de cordas da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, precedido das palavras do Secretário de Cultura Municipal, Sr. Edmilson Souza Santos “A reforma do Teatro Padre Bento representa um marco por fazer referência à memória dos pacientes do antigo sanatório e por recuperar parte significativa da história da cidade, já que este foi o primeiro teatro construído no município. Há que se destacar ainda o fato de que este será mais um espaço de acesso à informação da população e para os nossos artistas expressarem sua arte”.

Matéria publicada em 05/12/2007
---x---

Carta Aberta:- Teatro Padre Bento, ainda sobreviverá?

Tenho acompanhado um pouco a distância o desfecho da “reforma” do Teatro Padre Bento, em uma conversa em janeiro com a Gestora do espaço fui informado que a obra terminaria em torno de 03 meses, e a própria secretaria de cultura atestou isso em outro diálogo acerca de assuntos da cidade.

Passando em frente ao prédio percebi que nada ainda foi feito, tudo bem! Sabemos do prazo de conclusão da obra, mas não sabemos (eu) quando de fato se iniciará. Pode acontecer a qualquer momento, presumo.

Um espaço com tamanha importância história e cultural não pode ser deixado à margem do esquecimento e ter seus interesses suplantado por eventos efêmeros que de efetivo não acrescenta nada ao imaginário popular. Este lugar chamado Teatro Padre Bento, é um espaço que merece atenção de nossos gestores e administradores e por isso, como contribuinte, usuários e colaborador cultural da cidade abro esta carta a todos da cidade e em especial Sra. Secretaria de Cultura Adriana Galvão e ao Adjunto Marks Oliveira.

Caríssimos,

Quando teremos este espaço e sua história preservados por esta gestão?

Quando se iniciará as obras?

Quando este espaço estará novamente disponível para a sociedade?

Tinham-se tantas idéias e pretensões para aquele espaço.

Onde estão os projetos que tanto se tinha para este espaço?

Não deixem morrer um espaço que ajudou a construir a história de nossa cidade, não deixem morrer a memória de todos que ali passaram.

Sr. Amilcar Del Chiaro, eu ainda tenho fé que esta cidade tomará ciência da importância deste espaço do qual o senhor tanto lutou para o seu restauro, e que não será agora o seu último suspiro.

Atenciosamente,
Franklin Jones

*O teatro Padre Bento foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, arqueológico e turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Patrimônio de Guarulhos e atualmente está fechado ao público por causa infiltrações e que aos poucos está condenando o palco, platéia e salão superior e com o passar do tempo tem agravado e muito o problema.


Franklin Jones
Cons. Munc . de Cultura de Guarulhos
Populacho & Piquenique Classe C do Teatro
Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo

Assista vídeo sobre reabertura do Teatro em 08/12/2007: