PÁGINAS

terça-feira, 10 de abril de 2012

Rafael Schimidt


O violonista e compositor lança seu CD 'Outras Histórias', que recebe influências do choro, da música erudita e da música flamenca. Neste espetáculo, convida ao palco dois compositores que o influenciaram durante a carreira: Swami Jr, que também é instrumentista e arranjador, e Zé Barbeiro, grande nome do violão 7 cordas.

O jovem violonista Rafael Schimidt iniciou sua vida profissional aos 15 anos e atualmente, aos 21 anos de idade, vem definindo um estilo musical próprio marcado por diferentes influências, entre elas o choro, a música caipira, a música erudita e a música flamenca, tendo como principais referências Guinga, Dilermando Reis, Dino 7 Cordas, Raphael Rabello, Baden Powell, Paco de Lucia, Alessandro Penezzi, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Cartola, entre outros grandes mestres.

A história de Rafael é marcada intimamente pela música. No cotidiano da vida na roça no interior de São Paulo, teve como primeiro professor seu pai, o bandolinista Jairo Ribeiro, com quem, desde menino, aprendia a cantar músicas caipiras e com quem também começou a aprender cavaquinho. O interesse pelo violão veio aos dez anos, quando passou a estudar com músicos da região e, logo, a acompanhá–los profissionalmente. Em 2005, entrou para o Conservatório Villa–Lobos, em São Paulo, onde estudou violão erudito. Sua formação contou ainda com grandes mestres do violão, tais como Alessandro Penezzi, Douglas Lora, Fernando de La Rua e Paulo Belinatti.

Em 2007, Rafael foi premiado na categoria intérprete de violão erudito, em São Paulo no concurso nacional do Conservatório Souza Lima, onde ficou em segundo lugar. Entre 2008 e 2009, apresenta ao público composições próprias – além de interpretações de grandes compositores brasileiros – em concertos em que atua como solista, acompanhado de Luisinho 7 Cordas e Zé Barbeiro. Também no ano de 2009, passa a acompanhar o renomado violeiro Arnaldo Freitas, com quem atualmente compõe um duo de violão e viola caipira que, fugindo da formação tradicional, propõe um diálogo entre os dois instrumentos. No repertório, releitura de músicas bastante conhecidas do grande público e também composições próprias.


O que:- Rafael Schimidt
Quando:- Dia 12 de Abril (quinta)
Horário:- às 20h30 (Auditório)
Onde:- SESC Vila Mariana
End:- Rua Pelotas, 141 (Vila Mariana) 
Tel:             (11) 5080-3000      
Preço na Bilheteria: de R$ 3,00 a R$ 12,00
Venda pelo sistema INGRESSOSESC a partir de 30/3, às 14h.
Recomendação: 12 anos

Assista vídeo: