PÁGINAS

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TÂNIA MARIA

CARLOS CALADO - Especial para a Folha de S. Paulo


Ela nunca mais se esqueceu daquela noite. No início dos anos 70, ao sair da boate em que tocava para amamentar o filho, foi abordada por uma viatura da polícia. Mostrar a carteira de músico profissional não adiantou.

O policial rasgou o documento, a xingou de prostituta e a obrigou a entrar no camburão. "Foi um trauma muito grande, eu tinha 22 anos. Depois daquilo, não podia mais ficar aqui", recorda a cantora e pianista Tânia Maria, que 1974 iniciou na França uma brilhante carreira internacional.

Maranhense de São Luís, Tânia cresceu em Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro. Ainda cursava o conservatório, aos 12 anos, quando foi vencedora do programa de calouros de Ary Barroso, na Rádio Nacional.

Um ano depois já liderava seu conjunto, tocando em bailes, numa época em que mulheres instrumentistas eram raras. "Eu vivia cercada por homens. Muitas vezes entrava num lugar, e o baterista começava a tocar uma valsinha para me gozar", relembra.

Antes de deixar o Brasil, ela gravou dois discos que só deram uma pálida idéia do estilo emotivo e suingado que veio a desenvolver mais tarde.

CARLOS CALADO - Especial para a Folha de S. Paulo

O que:- Tânia Maria
Quando:- 23/11/2011
Horário:- 21h
Entrada:- de R$ 6,00 a R$ 24,00
Onde:- SESC Vila Mariana
End:- Rua Pelotas, 141  - Vila Mariana - São Paulo
Fone:- 11 5080-3000