Santa Bamba (Fabiano Ramos Torres e Kiko Dinucci)Samba do
Sino
Augusto Diniz | Música brasileira
Das igrejas aos ritmos musicais, documentário resgata
influência africana nos sinos do Brasil
DOCUMENTÁRIO
Meus Quinze Anos 15 de dezembro de 2023
Cada sambista que nos deu a honra de sentar em nossa roda pra tocar ou para ouvir nestes 15 anos está de parabéns.
Foram muitas batidas de surdo, muitos ensaios, mas muito mesmo. Porém sabemos que é apenas o começo, nosso maior adversário é encaixar nossos afazeres no Samba, pois o Samba passou a ser nossa meta, e vamos nos desdobrando para as demais tarefas árduas, como canta Dulce Monteiro.
Mas, afinal somos SINEIROS com muito prazer.
Paulo Emílio Vanzolini (São Paulo, 25 de abril de 1924 — São Paulo, 28 de abril de 2013) foi um zoólogo e compositor brasileiro, autor de famosas canções como "Ronda", "Volta por Cima" e "Na Boca da Noite".
Compôs mais de 70 canções, que já foram interpretadas por grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Alcione, Beth Carvalho, Carlinhos Vergueiro, Carmen Costa, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Elis Regina, Emílio Santiago, Jair Rodrigues, Miúcha, Maria Bethânia, Marlene, Martinho da Vila, Márcia, Nelson Gonçalves, Nora Ney, Paulinho da Viola, Ventura Ramirez e Inezita Barroso.
Foi um dos idealizadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da qual redigiu o anteprojeto de criação, e ativo colaborador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo que, com seu trabalho, aumentou a coleção de répteis de cerca de 1,2 mil para 230 mil exemplares.
Adaptou a Teoria dos Refúgios a partir de estudos conjuntos com o geógrafo Aziz Ab'Saber e com o estadunidense Ernest Williams, o que revolucionou a compreensão da evolução dos vertebrados no Brasil.
Nos últimos anos de vida, casado com a cantora Ana Bernardo,
já não compunha, mas ainda acompanhava os shows da mulher e frequentava algumas
rodas de samba em bares de São Paulo. No dia 25 de abril de 2013, ao completar
89 anos, foi internado no Hospital Albert Einstein por pneumonia. Faleceu 3
dias depois. (fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Vanzolini )
O Cientista poeta Paulo Vanzolini(Wagner do Cavaco,
Juscelino e Robertinho das Tijuca) G.R.C.E.S. Mocidade Alegre
RONDA(Paulo Vanzolini )Inezita Barroso - Gravaçao de 03 de
agosto de 1953
Volta Por Cima(Paulo Vanzolini )Noite Ilustrada
Farnésio Dutra e Silva, conhecido pelo nome artístico Dick Farney (Rio de Janeiro, 14 de novembro de 1921 — São
Paulo, 4 de agosto de 1987), foi um cantor, pianista e compositor brasileiro.
Cantor. Pianista. Compositor.
Aprendeu lições de piano ainda na infância, quando começou a
estudar música erudita com o pai, enquanto a mãe lhe ensinava noções de canto.
Apresentou-se, os 14 anos, na Rádio Mayrink Veiga, no programa “Picolino”, de
Barbosa Júnior quando executou ao piano a “Dança ritual do fogo”, do compositor
espanhol Manuel de Falla (1876-1946). Depois veio o interesse pela música
norte-americana e tornou-se pianista do conjunto Swing Maníacos, ao lado do
irmão Cyll Farney, que era baterista. O Swing Maníacos acompanhou Edu da Gaita
na gravação de “Canção da Índia”, do compositor russo Nikolay Rimsky-Korsakov
(1844-1908).
Tereza da Praia (Tom Jobim e
Billy Blanco)
Sábado em Copacabana (Carlos Guinle Dorival Caymmi )Dick Ferney
Paulo Artur Mendes Pupo Nogueira, conhecido por Paulinho Nogueira (Campinas, 8 de outubro de 1927 — São Paulo,
2 de agosto de 2003) foi um músico, compositor, cantor, violonista e professor
brasileiro.
Paulinho Nogueira teve sua ocupação principal como desenhista,
mas não conseguiu prosseguir na carreira e resolveu viver da música como
autodidata.
Exímio violonista, foi também um grande compositor, tanto de
músicas instrumentais (famosas inclusive fora do Brasil, como as suas
Bachianinhas), quanto de músicas com letra como Menina gravada lançada pelo
próprio Paulinho Nogueira em 1970 e várias regravações posteriores. Foi
inventor da craviola, e o primeiro mestre de Toquinho. Teve músicas gravadas
por grandes nomes como Jane Duboc, Jair Rodrigues, Yamandú Costa e Badi Assad,
entre muitos outros.
Toquinho fala sobre Paulinho Nogueira
Menina (Paulinho Nogueira)
Choro Chorado pra Paulinho Nogueira (Toquinho, Paulinho
Nogueira e Vinícius de Moraes)
Nelson Rufino de Santana,
(Salvador, 12 de setembro de 1942) é um compositor e cantor de samba
brasileiro.
Nelson Rufino começou em 1962 uma
carreira como jogador de futebol no Rio de Janeiro, mas voltou para sua
Salvador na Bahia, onde começou a compor sambas e ao mesmo tempo a trabalhar
como metalúrgico. Ele deixou esta profissão em 1985. Ele continua cantando e
compondo.[1]
Oriundo da Escola de Samba Filhos do Tororó, em 1965, compôs seu primeiro samba enredo “Portais da Bahia”, com o qual a escola foi campeã.
Sua primeira música gravada foi
“Alerta mocidade”, por Eliana Pittman, em 1970. Um ano depois, ganhou o
primeiro festival de samba do Bloco Apaches do Tororó, com o samba “Blusão do
ano passado”.
Suas composições foram gravadas por
Roberto Ribeiro, Alcione e Zeca Pagodinho, entre vários outros.
Discografia
(2013) Minha Vida - Universal Music
- CD
(2013) Minha Vida - Universal Music
- DVD
(2009) Tempo e vida - Independente
- CD
(2004) Cadê meu amor - Atração - CD
(2000) A verdade de Nélson Rufino -
Som Livre - CD
(1998) Diplomacia - EMI-Odeon – CD
Todo Menino É Um
Rei – (Nelson
Rufino e Zé Luiz)Roberto Ribeiro
Verdade(Nelson Rufino e Carlinhos Santana)Zeca Pagodinho
Evaldo Gouveia de Oliveira (Nasceu em Orós – CE em 8 de agosto de 1928 — Morreu em Fortaleza, 29 de maio de 2020 em decorrência da COVID) foi um músico compositor, cantor e violonista brasileiro.
Fundador do Trio Nagô. Em parceria com Jair Amorim compôs 150 músicas. Suas músicas foram gravada por Nelson Gonçalves, Nora Ney, Alaíde Costa, Dalva de Oliveira, Gal Costa, Zizi Possi, Wilson Simonal, Jair Rodrigues, Emilio Santiago, Anísio Silva, Miltinho, Agnaldo Rayol, Altemar Dutra, Moacyr Santos, Cauby Peixoto, Agnaldo Timóteo, Maysa, Angela Maria, Jamelão, entre outros...
Vamos ouvir
BLOCO DA SOLIDÃO - Evaldo Gouveia e Jair Amorim com Interpretação Jair Rodrigues
DIA NACIONAL DO SAMBA
Fique por dentro do Samba. Porque foi escolhido o dia 02 de dezembro como o Dia Nacional do Samba. A CARTA DO SAMBA (na integra) extraída da do I Congresso Nacional do Samba de 1962, o Samba de Pirapora, as Comunidades de Samba, Samba de Bumbo.
click no link para acessar a revista
Pelo que consta em nossas pesquisas essa é a primeira vez
que Acugelê Acubabá teve uma gravação cantada, até então só encontramos
registros instrumentais.
A música Acugelê Acubabá foi composta para a Revista de
Costumes Locais de Gaudio Viotti e C. Mendes que teve 05 apresentações em São
Paulo no Teatro Olympia de 13 a 25 de janeiro de 1923. O Teatro Musical era
maneira mais eficaz dos artistas divulgarem suas músicas antes do evento do
Rádio.
Marcello Tupynambá, pseudônimo de Fernando Lobo. Nasceu em
Tietê – SP no dia 29 de maio de 1889 e morreu em 04 de julho de 1953. Formou-se
Engenheiro Civil, no entanto sua vocação sempre foi a música. Suas composições
sempre continham a melodia e a letra. Foi gravado por diversos interpretes
brasileiros.
A Associação Cultural Opereta, de Poá-SP, realiza nos dias 19 e 20 de novembro, o Festival Kizomba Opereta e preparou uma programação diversificada para exaltar a cultura preta e periférica, nas mais várias vertentes e linguagens artísticas. A atividade é gratuita e a classificação indicativa é Livre.
A programação do Kizomba começa no sábado, dia 19, a partir das 9 horas, no Espaço Cultural Opereta com uma atividade sobre literatura negra e a arte-educadora Patty Nascimento fará uma contação de histórias na Biblioteca Comunitária.
Na sequência, os professores Hélio Rosa de Miranda e Anderson Borges mediam uma roda de conversa sobre o Ensino da Cultura Afro-brasileira: desafios e panorama atual, a partir das 10 horas.
As atividades infantis continuam às 14 horas na Biblioteca, às 16 horas será a apresentação do espetáculo "Contos Africanos", do Núcleo Teatral Opereta e às 19 horas, Jhony Uriel e Mariana França coordenam a atividade "Cinema Negro", o que conclui as atividades do dia.
No domingo, dia 20, data dedicada ao Dia da Consciência Negra, o Festival Kizomba começa às 13 horas, com a animação da Roda de Bambas, da cantora Wal Serra com a presença do Samba do Sino. Durante a roda haverá almoço com feijoada e os convites podem ser adquiridos antecipadamente. A atriz Heline Albano também participa da roda e trará algumas poesias nos intervalos das músicas,
Às 15 horas, o rap rola solto com a presença de Mano Rodolfo. Às 15h30, a dupla Yago Luna e Juliana Orthz se apresenta ao público e às 16 horas, a verdadeira Kizomba acontece chamando todos para celebrar a cultura popular com o melhor do côco de roda, jongo e ciranda, o que encerra o festival.
SERVIÇO
Festival Kizomba Opereta
Data: 19 e 20/11
Horário: consulte programação
Local: Espaço Cultural Opereta - R. Dr. Emílio Ribas, 168 - Vila Sopreter, Poá SP
Valor: Grátis
Classificação: Livre
Informações: 11 4634-1175 (WhatsApp)
Cronograma de Apresentações 26-11-2022
14h - Abertura Bernadete agradece e faz oração
14h10- Cássio do Peruche canta para S. Zé.
14h20- Bernadete canta duas músicas
14h35- Elis Almeida
15h- Serjão do Peruche
15h30- Projeto samba dos Quilombos
16h - SambaDelas
16h30- Fefa Rafael
17h- Anderson de Deus
17h20- Bernadete canta duas músicas
18h- Damas no Samba
18h30- Marcinha do Cavaco
18h45 - Rosa Morena
19h- Samba do Sino
19h30- Wal Serra
19h45- Fernando Bom Cabelo
20h- Veró Santana
20h30- Ernesto Teixeira
21h- Encerramento - Bernadete agradece e canta um Samba Enredo, junto com os convidados que ainda estiverem presentes
por Carlos J Fernandes
Simples assim: Dadau. Companheiro de Vila, Amigo de Vida. Estive tentando lembrar um momento, um simples momento que esse cara não estava sorrindo. Difícil, não encontrei. Era alegre por demais. Era sim.
Trabalhou em serviços pontuais com equipes de segurança para shows musicais por todo país. Pronto, era o suficiente para seu divertimento pós adolescente, tudo era muito simples. Assistia o show gratuitamente e ainda ganhava algum. Chamava atenção seu gosto pelo Rock pesado, do qual falava com propriedade: Bandas, Discos, Sucessos, etc.
Na época surgia forte a construção de um aeroporto internacional na cidade, justamente numa baixada onde também já havia a base área, local sujeito a constante neblina. Não queríamos o aeroporto na cidade. Pois bem, Dadau se juntou a uns amigos que montaram a rádio pirata NEBLINA, o nome não poderia ser mais sugestivo. Mas não houve jeito. O aeroporto foi construído, passou por cima de uma parte da estrada de Nazareth que teve que sofrer um grande desvio. A estrada levava a cidade de Nazareth e também a Vasconcelândia, parque temático tipo Disneylândia, idealizado por José de Vasconcelos que fracassou.
E foi assim até uma heroína adentrar sua vida. A coisa mudou com Sssssolange (era assim que brincava carinhosamente com ela, imitando o som de uma serpente, porem acredito que ela não gostava). Foi ordem na casa, ou mais ou menos. Por sua indicação arrumou emprego, carteira assinada, férias, décimo terceiro e tudo mais. Assim passou a assistir só os shows que interessava, e ter um orçamento mais organizado.
Tudo mudou. Entrou na Faculdade, foi cursar Administração. Até este momento seu maior contato era com meu irmão Vicente. Bom aconteceu de estar cursando também administração, e por vias do destino ficamos na mesma classe. Haja colação.
Aulas de sexta feira era difícil de assistir, era dia de marcar ponto no truco e comer pipoca com queijo parmesão frito. Entre idas e vindas, pegamos o canudo de papel, meu canudo de papel, mas a faculdade era particular... (Martinho da Vila).
Um certo magnata da cidade resolveu se candidatar para o
executivo municipal. A artimanha foi escrever nos muros “Fulano de tal” aceite
por favor, como se fosse uma pichação de um pedido da população. Combinamos eu,
Dadau e meu Fiat 147 (como foi valente esse automóvel). Compramos umas latas de
spray de tinta preto, e na sexta feira á noite saímos pichando os muros onde já
havia as pichações com um tremendo NÃO. Então ficou assim “Fulano de tal” NÃO aceite por favor. Para finalizar
paramos no Greguinho para comer uns pedaços de pizza, época que éramos membros
da JS.
Nas férias de julho, eu e meu cunhado resolvemos passar uma semana acampados na
praia de Camburizinho, antes da praia de Boiçucanga, quem me apresentou a este
cenário especial foi meu amigo Beto Calou e sua esposa Maria José (hoje moram
em Fortaleza e Juazeiro). Fiat 147 montado com as tralhas encontramos no
caminho Dadau. De pronto disse: ‘’Também vou...” e foi. Por mais incrível que
possa parecer deve ter sido a semana mais quente da existência no mês de julho,
houve até campeonato de surfe. Estávamos sentados nas pedras observando o
tamanho das ondas que vinham e quebravam abaixo da gente. E foi assim, olha
essa como é grande, essa então é maior ainda, no que veio um baita onda, deu
tempo de sair correndo, quando olhei para traz Dadau tinha paralisado e a onda
quebrou encima dele, foi um perereco para se segurar, resultado: saímos
rapidinho daquelas pedras. Uma noite no centro de Boiçucanga estávamos num
barzinho, meu cunhado com o violão,e a coisa não parava. Certa altura da
madrugada o dono do boteco colocou uma caixa de cerveja no chão ao nosso lado
na varanda, disse: “Até amanhã, não agüentou mais...’ e foi embora.
O tempo havia virado, uma ventania danada. Na volta para o camping o 147 mal conseguia ficar na pista. Aventura a parte chegamos no camping. Para ajudar, um cachorro com medo da chuva conseguiu entrar na nossa barraca, comeu parte de nossa comida e acabou deixando a chuva entrar. Foi o último dia de nosso acampamento de julho.
Dadau casou, é meu compadre. Eu casei. Minha filha Gabriela nasceu, poucos meses depois nasceu a sua filha Jéssica. Alguns anos depois nasceu minha Beatriz e a sua Julia. Tivemos oportunidade de viajar juntos muitas vezes, acampar com as famílias, festas de fim de ano, almoços de domingo. Como não agradecer por estes momentos tão maravilhosos. Dadau foi a maior goteira instalada que conheci, o profano que mais trabalhou para erguer os pilares de nossa Loja, foi uma Extrema Razão, um número do Grande Arquiteto, e por fim meu GRANDE IRMÃO.
As outras histórias dessa viagem contarei em outras oportunidades, bem como muitas outras aventuras com esse grande amigo E IRMÃO Dadau.
Cara como você vai fazer falta, então vou tentar contar essas histórias aos pedaços para ir lembrando de você. Que o Grande Arquiteto te receba de braços abertos e conforte seus familiares.
O Maxixe Pelo
Telefone (conhecido por Roceiro) foi registrada por Donga e Mario de Almeida, e
era executado na roda de Partido Alto no Terreiro de Tia Ciata no Rio de
Janeiro. O Ritmo era duramente criticado e proibido na época, por isso era
denominado de Tango Brasileiro. Sua
autoria, inclusive é contestada por Tia Ciata, por Pixinguinha e seu irmão
China e também por Sinhô...
Confira o Link
https://www.guarumusic.com.br/podcast/sinho-e-os-rocha-viana
Discriminação e preconceito, este sempre foi o Olhar para a
Cultura do Samba, o desrespeito por nossa Cultura Popular e a tentativa de
apagar nossa história, mas como bem disse Nelson Sargento “O Samba Agoniza Mas
Não Morre”.
Confira o link
Inezita
cantou músicas que ficaram para sempre em nossa memória, entre elas Marvada
Pinga e Lampião de Gáz. Transitou entre as Modinhas, o Samba e o Folclore. Foi
a primeira a gravar Ronda de Paulo Vanzolini.
Confira
o link
https://www.guarumusic.com.br/podcast/inezita-e-a-primeira-ronda
A
composição de Joubert de Carvalho falava de uma Maria, Maria do Ingá mas a
música foi batizada como MARINGÁ e consagra-se em grande sucesso nacional e
internacional. Joubert compôs entre outras músicas De Papo Pro Ar e Tahi,
gravado pela primeira vez por Carmem Miranda.
Confira
o link
https://www.guarumusic.com.br/podcast/maria-do-inga-maringa
Foi
o gênio Tom Zé que fez um dos cem melhores álbuns da música brasileira, o
aclamadíssimo "Estudando o Samba".
O álbum foi redescoberto no final da década de 1980 por David Byrne. Tropicália
nos olhares de Caetano Veloso e Gilberto Gil: O Reconhecimento da importância de
Tom para o Movimento Musical e seu descredenciamento mal explicado efetuado por
Caetano Veloso e Gilberto Gil
https://www.guarumusic.com.br/podcast/tom-ze
Foi jogador de futebol atuando como goleiro tendo convite
para jogar no Corinthians. Também foi o primeiro Rei Momo Negro do Carnaval
Paulistano. Entre seus maiores sucessos estão as músicas Marambaia e Está
Chegando a Hora que é considerada a música de maior sucesso dos Carnavais.
Confira o Link
https://www.guarumusic.com.br/podcast/henricao-esta-chegando-a-hora-o-maior-sucesso-dos-carnavais
Geraldo Pereira foi irreverente e critico em suas composições,
o compositor não pensava duas vezes para entrar numa briga, paira no ar até
hoje o que teria causado sua morte e sobre o envolvimento ou não de Madame
Satã.
Confira o link
https://www.guarumusic.com.br/podcast/geraldo-pereira
O
cotidiano sempre foi o lugar comum para os sambistas, trazendo o dia a dia, o
trânsito, a moradia, o desamor, o amor e também a morte. Hoje vamos tocar
vários sambas que tratam do assunto.
Confira
o link
https://www.guarumusic.com.br/podcast/requiem
O Estado Novo de Getúlio Vargas passa a incluir o
samba em seus programas culturais, com a exigência de mudança em seus temas:
Sai o “Malandro” que “não gosta de trabalhar” e entra os temas
apologético nacionalista ou Exaltação e
o lírico amoroso.
https://www.guarumusic.com.br/podcast/o-estado-novo-e-a-cultura-vigiada
Com
boas pitadas de humor, com trocadilhos e critica ... afinal de jogador,
sambista e técnico todo brasileiro entende ... não é?!
https://www.guarumusic.com.br/podcast/samba-e-futebol
A
Bienal do Samba foi realizada em duas edições (1968 e 1971), tendo como
parâmetros de avaliação o voto do júri e o conjunto da obra do compositor. “Tive
Sim” de Cartola não tinha a armação que o público desejava e seria vaiada com a
classificação em quinto lugar.
https://www.guarumusic.com.br/podcast/bienal-do-samba-1968
A
composição As Rosas Não falam foi
inspirada nas roseiras plantadas no pequeno jardim da casa do casal Cartola e
Zica, apelido de Euzébia Silva Nascimento. Fascinada com a grande quantidade de
rosas desabrochadas, ela perguntou a Cartola: “Por que nasceram tantas rosas
assim?” E ele respondeu: “Não sei, Zica, as rosas não falam”.