Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

CARNAVAL 2019 SP Mocidade Alegre


00H40 Sábado 02 março 2019
• Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo – Sambódromo do Anhembi

G.R.C.E.S. MOCIDADE ALEGRE
Enredo Ayakamaé; As Águas Sagradas do Sol e da Lua
               
Presidente: Solange Cruz Bichara Rezende
Diretor de Bateria: Mestre Sombra
Carnavalesco: Comissão de Carnaval
Intérprete: Igor Sorriso


Você não viu nada igual... Nem tão cedo vai ver! Tomado pela emoção do carnaval, o sambista da Mocidade Alegre se transforma em um índio, verdadeiro dono desta terra, e pede licença aos deuses guardiões dos mistérios da natureza para mostrar ao mundo o mais belos dos rios: na visão dos índios, Ayakamaé – o rio que corre para o mar...Para o mundo, o colossal Amazonas!

Ayakamaé se fez na lenda, quando o amor da Lua pelo Sol não foi permitido por Tupã. Das gotas de suas lágrimas, o gigante surgiu, inundando a imensa  planície e fecundando o maior santuário da natureza e da vida em todo o mundo. Morada de Lendas, encantamentos e rituais nativos, o caudaloso Amazonas também abriga povos ribeirinhos, com sua sabedoria ancestral que muito tem a nos ensinar.

E o índio habita em cada um de nós, como guerreiro desta nação vermelha, nessa noite de esplendor contempla as águas do amor, que o sol volta todo dia para beijar no mais belo arrebol.

É a Morada do Samba, vibrante na avenida como o estrondar das grandes ondas do Amazonas ao encontrar o mar da folia! Embarque na canoa do nosso coração e siga essa viagem no caminho das águas!

Ariê-hei, auê!


Ayakamaé; As Águas Sagradas do Sol e da Lua(Biro-Biro, Turko, Gui Cruz, Maradona, Imperial, Portuga, Rafael Falanga, Rodrigo Minuetto e Vítor Gabriel)



Samba Enredo

Ayakamaé; As Águas Sagradas do Sol e da Lua
Compositores Biro-Biro, Turko, Gui Cruz, Maradona, Imperial, Portuga, Rafael Falanga, Rodrigo Minuetto e Vítor Gabriel

Eu sou… O verdadeiro dono dessa terra
Mareja em meu olhar,
Todo o encanto dessas águas
Ayakamaé, um rio de amor
Deságua em ti, as lágrimas de prata do luar
Em noite proibida de amar
O brilho que aquece a manhã
Um santuário de vida floresceu
Na proteção de bravos Manaós
Yara seduz ao cantar
Na correnteza a caminho do mar

Ariê auê… Na mata ecoou
O toque do tambor
Na reza do pajé um ritual
Do Rio Sagradro a cura pra vencer o mal

Ê… Caboclo da pele morena
Que faz da palha trançada um poema
Pra descrever, todo o suor da sua lida
A fé conduz, nesse banzeiro a sua vida
O sol… Beijando as águas ao entardecer
Encontra a lua pra fazer valer
A jura eterna de uma paixão
Transborda dentro do meu peito
As águas da inspiração
Que faz “Morada” em cada coração

Meu canto é guerreiro, sou Mocidade
Vermelho no sangue e na cor
Vou pelas águas que Tupã abençoou
Amazonas, meu amor!
(Amazonas, Amazonas, meu amor!)

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)