Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

RIO CENTRO - ATENTADO DE 30/04/81

Neste dia 30 último, faz trinta anos do atentado ao Rio Centro - RJ. Tratava-se da terceira edição deste evento, que teve seu início em 1979, uma festa do Trabalhados, uma luta pela redemocratização do Brasil. No dia 30 de abril de 1981, um atentado a bomba produzido por setores mais radicais do governo militar, não se transformou em uma grande tragédia em virtude de uma das bombas ter explodido no colo de um sargento do exército e ferindo um capitão. A seguir trecho de declaração de Beth Carvalho (que estava presente no evento):

-"A ditadura militar fez isso...ia matar todos nós artistas, maioria da Música Popular Brasileira estava lá...e mais de 20 mil pessoas assistindo a gente, sorte a bomba estourou no colo de quem ia jogar na gente e o desastre nçao foi maior".Beth Carvalho sobre atentado do Rio Centro em 30/04/81.

A seguir declaração do Gal. Newton Cruz: -"A idéia desse povo não era matar ninguém, era pegar uma bomba, uma bombazinha, uma bomba, jogar nas imediações, ato de presença, nos estamos aqui, vocês estão ai, no evento de comemoração de 1º de maio." Gal. Newton Cruz - ex-chefe da agência central SNI - sobre o atentado do rio Centro.

O caso foi arquivado e só foi reaberto em 1999. Após três meses d einvestigações, o general Sérgio Conforto, encarregado do novo inquérito policial-militar (IPM) do Rio Centro, encerrou seu trabalho apontando a responsabilidasde de quatro militares pelo atentado. O Coronel Wilson Machado, que estava no Puma que explodiu, foi indiciao por homicidio qualificado, por ter assumido o risco d euma ação que poderia causar a morte de Guilherme (pena de 12 a 30 anos). Wilson Machado foi indiciado também pela de Segurança Nacional, crime prescrito. O geeneral da reserva Newton Cruz, ex-chefe da agência Central do SNI, foi indiciado por falso testemunho (dois a seis anos) e desobediência (um a seis meses). Newton Cruz foi indiciado também por prevaricação e condescendência criminosa, mas só responderá por falso testemunho e desobediência. Conforto concluiu que havia provas para indiciar o sargento Guilherme do Rosário, morto na explosão, e o coronel Freddie Perdigão, chefe da agência do SNI do Rio Centro em 1981 e que morreu em 1997. Descobriu-se que Freddie Perdigão havia planejado o atentado. (fonte wikipedia).



Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)