Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Encontro Livre de Artistas de Guarulhos

Sábado 01/10/2011

Artista seja bem vindo, o encontro é de todos nós.
Horário 14h as 18h
Local:- Casa dos Cordéis
Av Torres Tibagi, 90 – Gopoúva - Guarulhos

Samba da Vila Ré - Zona Leste de São Paulo
Toda última Terça feira do mês

Toda última terça feira do mês, ocorre um grande encontro de sambistas e compositores, com o intuito de resgatar sambas memoráveis e apresentar ao público, obras de novos compositores.


Local:- Bar do Marião
Rua Baltazar Brum, 413 – Vila Ré – 20:30 hs

quinta-feira, 22 de setembro de 2011


Grupo
Virô Brasil

Clube do Parque Cecap
Av. Monteiro Lobato, 3415 - Pq Cecap - Guarulhos
2440-1300      -       8172-795




Presenças Confirmadas:- arte100Limite, Grupo Samba Prazer, Grupo Rizueto, Prazer da Serrinha, Novo Sentido, Bateria da Nene de Vila Matilde e DJ KUKA - Samba Rock e Nostaldiga.
DOMINGO - DIA 25/09/2011 - Das 10h às 20h

realização LIESG                                                                     apoio Prefeitura de Guarulhos - CULTURA

terça-feira, 20 de setembro de 2011

SAMBA DO SINO - AGORA AS 5ª FEIRAS
Agora o Samba tem novo dia!,

A partir deste dia 22/09/2011 o SAMBA DO SINO volta a se apresentar as Quintas Feiras. O samba em novo dia. Vai rolar muito Samba Raiz, Cartola, Noel Rosa, Vadico, Nelson Cavaquinho, Adoniram Barbosa, Ismael Silva, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, e muito mais.

O que:- SAMBA DO SINO
Quando:- Toda Quinta Feira
Horário:- 20h
Onde:- Bar e Restaurante III Milênio
End:- Rua Luiz Faccini, 528 - Centro - Guarulhos
Entrada:- Gratuíta

NÃO ESQUEÇA 03 DE DEZEMRO TEM ANIVERSÁRIO DE 03 ANOS DO SAMBA DO SINO.
FESTA INDEPENDÊNCIA
Começa com Sarau às 20h.


Circuito Inpendente
Dia 23/09/2011. Começa as 20hs. Teatro, Artes Visuais, Música.

No C.A. - UNIFESP Campus Guarulhos
Estrada do Caminho Velho, 333
Bairro dos Pimentas - Guarulhos
Próximo ao terminal de ônibus Pimentas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Abrigo de Vagabundos
Dia 16/09/2011 no Samba do Cecap
Nesta sexta a atração no Clube do Cecap é o Projeto Abrigo de Vagabundos do Jardim Aurora - Guaianazes, a partir das 19h30m.

Nas pistas vamos contar com a presença do DJ Kuka e o melhor do Samba Rock e Nostalgia. Mulher VIP e Homens R$ 10,00.


Samba do Cecap Local:- Clube do Cecap
End:- Av. Monteiro Lobato, 3415 - PQ Cecap - Guarulhos - SP
Informações:- 2440-1300 e 8172-0795

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Espaço do Samba na Cidade de São Paulo
O seminário ocorre na Câmara Municipal de Sâo Paulo dia 16/09/2011

A comissão de Educação, Esporte e Cultura, realizará no próximo dia 16/09/2011 das 9h00 às 13h00, o Seminário "O Espaço do Samba na Cidade de São Paulo.

O Foco do seminário é discutir a regualrização de áreas públicas ocupadas por entidades carnavalescas na cidade de São Paulo.

Objetivo: Identificação do espaço institucional, cultural e territorial do samba na cidade de São Paulo.

Decreto municipal 49.156/2008.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CARMEM QUEIROZ - AGENDA
Confira Agenda de Carmem Queiroz para Setembro 2011

Na Casa de Francisca, em sintonia com o ambiente Carmem Queiroz canta canções de seu mais novo CD acompanhada do violão de Edmilson Capelupi, da flauta e sax de João Poleto, com pariticpação especial de Roberta Valente.

Templo Bar de Fé
Dia 15/09/2011
20h30
Rua Guaimbé, 322 - Moóca - S Paulo - SP

Casa de Francisca
Dia 17/09/2011
20h00
Rua José Maria Lisboa, 190 - Jd Paulistano
Reservas- 11 3052-0547

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

E.E. JOÃO ÁLVARES DE SIQUEIRA BUENO
Desfile Cívico no dia 07 de Setembro pelas Ruas do Jardim Tranquilidade!

Neste dia 07 de setembro, realizaram um belo desfile que contou com 120 alunos e a participação dos professores. Neste dia 07, o desfile teve sua concentração na Rua Vinicius, percorreu as Ruas Jacob, Praça N.S. Fátima, Manoel Quintão, Bezerra de Menezes, Cabo Antonio Pereira da Silva e dispersão na Vinicius.

Para ver toda a reportagem, click na página O BAIRRO acima.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Seminário "O Espaço do Samba na Cidade de São Paulo"

Por Jose Antonio Valois
Publicada em 3 de Setembro de 2011
Estado: SP
Assunto: Outros

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, promoverá, no dia 16 de setembro, o seminário "O Espaço do Samba Na Cidade de São Paulo".

O evento é voltado para profissionais do samba, representantes de órgãos públicos e sociedade civil organizada. O objetivo do encontro é discutir a identificação do espaço institucional, cultural e territorial do samba na capital.

Entre os debatedores estarão o secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Machado Calil; o diretor de Ações Estratégicas e Comunicação da São Paulo Turismo, Luiz Sales; o secretário das Subprefeituras, Ronaldo Souza Camargo; o presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas, Kaxitu Ricardo Campos; o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Paulo Sérgio Ferreira; e o produtor cultural Moisés da Rocha

Seminário "O Espaço do Samba na Cidade de São Paulo"
Data: 16/09/2011 (sexta-feira)
Horário: das 9h às 13h
Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista)
As inscrições devem ser enviadas até o próximo dia 10 para o e-mail seminariosamba@camara.sp.gov.br As informações pedidas são nome, endereço, telefone residencial e celular, e-mail, RG e RF.
Show de lançamento do cd “Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo”.

Auditório Ibirapuera
Dia 11 de setembro - Domingo, 19h.

Considerado o primeiro gênero musical urbano genuinamente brasileiro, o Choro continua vivo e atravessando gerações. Com o objetivo de registrar e divulgar a expressão atual do gênero produzida na capital paulista, os percussionistas e pesquisadores Roberta Valente e Yves Finzetto criaram o projeto PANORAMA DO CHORO PAULISTANO CONTEMPORÂNEO.

O resultado é a reunião de compositores e instrumentistas de diferentes gerações que representam a atual produção do Choro paulistano. A originalidade, a diversidade e a beleza das composições fazem do PANORAMA um projeto especial e histórico.

O Cd foi lançado pelo Selo Por do Som em 2011, ao todo, são 30 artistas envolvidos em 16 músicas inéditas de Alessandro Penezzi, Arnaldinho Silva, Danilo Brito, Edmilson Capelupi, Edson José Alves, Everson Pessoa, Israel Bueno de Almeida, Izaías Bueno de Almeida, João Poleto, Laércio de Freitas, Luizinho 7 cordas, Maurílio de Oliveira, Milton Mori, Nailor Proveta, Ruy Weber, Thiago França, Toninho Ferragutti e Zé Barbeiro.
O show de lançamento contará com o Sexteto Panorama:
Alexandre Ribeiro, Henrique Araújo, Gian Corrêa, João Poleto, Roberta Valente e Yves Finzetto.

Músicos Convidados
Nailor Proveta, Thiago França, Izaias Bueno de Almeida, Israel Bueno de Almeida, Luizinho 7 Cordas, Milton de Mori, Alessandro Penezzi, Ruy Weber, Zé Barbeiro, Edmilson Capelupi, Edson José Alves, Arnaldinho Silva, Everson Pessoa, Maurilio de Oliveira, Vitor Lopes e Cesar Roversi.

Auditório Ibirapuera
Dia 11 de setembro - Domingo, 19h

Ingressos Antecipados:
A venda na bilheteria:
Telefone: +55 (11) 3629-1075
Ingressos R$30,00 e 15,00 a meia entrada

Auditório do Ibirapuera: Avenida Pedro Álvares Cabral, próximo ao portão 2 (Parque do Ibirapuera)


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Audiência Pública vai debater propostas para a luta pelo fim da OMB

Participe da Audiência Pública no próximo dia 13 de setembro na Assembléia Legislativa, que vai debater propostas para a luta pelo fim da OMB.

O Supremo Tribunal Federal votará a Ação Judicial (ADPF 183) movida pelo deputado estadual Carlos Giannazi – via procuradoria geral da república –, que pede a extinção de artigos da lei que criou a OMB e fez dela um agente meramente arrecadador de dinheiro, já sem representatividade perante a classe dos músicos
Dia Mundial da Amazônia: "pulmão do mundo" apela preservação

Portal EcoD, Atualizado: 5/9/2011 9:30
http://verde.br.msn.com/dia-mundial-da-amaz%c3%b4nia-pulm%c3%a3o-do-mundo-apela-preserva%c3%a7%c3%a3o
Este 5 de setembro marca o Dia Mundial da Amazônia, data escolhida por ter sido nesse dia, em 1850, que a Lei n. 582 criou a Província do Amazonas, separando a região da então Província do Pará. Trata-se da maior floresta tropical úmida do planeta, com cerca de 5,5 milhões de quilômetros quadrados distribuídos por nove países: Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Mais de 3 milhões dessa área estão em território brasileiro, nos estados de Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins, Amapá, Acre, Pará e parte do Maranhão. A Floresta Amazônica é o bioma mais extenso do mundo e ocupa metade do Brasil. A região é composta por uma biodiversidade única, distribuída por diversos tipos de ecossistemas.

Samba do Sino em Luto

Morreu neste último dia 04/09/2011, Felipe Campos, filho recem nascido de nosso Vice Presidente Gil Campos. Oramos pelo pronto restabelecimento de sua esposa Katia que ainda se encontra hospitalizada. Desejamos muito axé para a familia Campos, e que o Grande Arquiteto nos una e guarde. Força Carol, pérola de alegria na vida deste lindo casal.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SAMBA DA LAJE - Festa Cosme e Damião

Vamos fazer uma grande festa para nossas crianças!

Dia:- 27/09/2011

Horário:- A partir das 12hs

Endereço:- Rua Jorge Duprat, s/nº - Vila Sta Catarina - SP


Presenças Confirmadas:

Serginho Meriti - Samba do Gueto - Velha Guarda Camisa Verde e Branco - Projeto Zumkellê.

SAMBA DA FAMÍLIA

CONVIDADO ESPECIAL MONARCO

Bar Mangueira dia 11/09/2011

End:- Rua Cláudio Soares, 124 - Pinheiros

São Paulo - SP

Entrada:- Homem R$ 12,00 - Mulher R$ 8,00

SAMBA NO ASFALTO - NO FERIADO DE 07 DE SETEMBRO 2011

Informações fornecidas por Samba no Asfalto

Dia:- 07/09/2011
Horário:- 14hs.
End:- Rua Francisco Antônio Miranda, 467 - Ermelino Matarazzo - Altura do nº 500 da Rua Miguel Rachid - Próximo ao Centro Comercial de Ermelino Matarazzo.

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)