Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Samba de Pirapora 1725 Batuques e Manifestações Rurais

Samba de Pirapora 1725 Batuques e Manifestações Rurais

Matéria Revista Samba Acadêmico dezembro de 2016 ANO I Edição 9

por Carlos J Fernandes

Link Revista

https://joom.ag/ULVQ

 

     O Samba não nasceu Samba. O Samba é um processo de centenas de anos que se desenvolveu em território brasileiro de forma ampla e irrestrita. Os batuqueiros nascidos livres, mas feitos escravos, chegam à nova terra, se misturando a cultura local em construção. E esta construção desenvolve-se em meio a uma miscigenação das culturas dos povos que pioneiramente colonizaram o Brasil - Africanos, Europeus e Asiáticos, e os povos que aqui já se encontravam, misturando a religiosidade através do sincretismo, os costumes, e apesar de ser livre internamente sofreu e sofre na escravidão do preconceito social e se transforma numa Cultura Popular.

     O processo "sambístico" é de cunho nacional, ramificado em todas as regiões por onde estiveram os povos africanos e seus descendentes, imigrantes europeus, asiáticos, etc. Este entrelaçamento acontece de norte a sul, de leste a oeste, e por este motivo o desenvolvimento do samba influencia e é influenciado pelas culturas locais. Mas o que parece ser unânime e deve haver um consenso neste sentido, é o fato de sempre estar presente a religiosidade e o misticismo, através do sincretismo, as Mães de Santo e seus terreiros e as festas profanas religiosas, estas últimas principalmente no interior do estado de São Paulo.

     No ano de 1725 uma imagem, de madeira entalhada do Senhor Bom Jesus foi encontrada numa corredeira, apoiada numa pedra no rio Tietê, por José Almeida Naves dando origem ao 2º Centro Cristocêntrico do Estado de São Paulo na cidade de Pirapora do Bom Jesus.

 Samba de Pirapora, Samba de Bumbo

     Foi em virtude das romarias a região de Pirapora, para a consagração do Senhor Bom Jesus, realizadas pelas elites sociais que os batuqueiros escravos participavam dos cortejos, e enquanto os senhorios reverenciavam os santos católicos a escravaria festejava ao som dos batuques, sempre em espaços diferenciados das festas religiosas. Inicia-se assim a história do Samba em São Paulo, mais tarde também conhecido como Samba de Pirapora, Samba de Bumbo, Umbigada, Jongo, Samba lenço, o Tambu, Samba Campineiro, Samba Rural Paulista como Mário de Andrade preferiu chamar, entre outras denominações.

    Muitas foram as romarias que se deslocavam para a cidade, principalmente durante o mês de agosto. A Igreja Católica via com alegria a devoção dos romeiros, mas não via com os mesmos olhos o crescimento de populares que passaram a participar dos batuques promovidos por negros, e as comitivas de várias cidades do entorno de Pirapora que eram recebidas. Na ocasião, a Igreja, defende junto ao corpo político local que o batuque dos negros devia ficar apartado da festa promovida pela Igreja e que tinha cunho sagrado, e acaba conseguindo a construção de dois barracões para o alojamento dos negros e também para a elaboração dos seus festejos, mas fechados em quatro paredes. Eram 07 (dias) de Samba sem parar, conforme relato de D. Esther.

     Esta atitude, promulgada pela Igreja e executada pela política local, deve ter despertado nos batuqueiros a sensação de conquista de um espaço para a sua manifestação cultural. E as rodas que já tinham experimentado alguma forma de organização e de contato entre as suas várias comunidades, crescem em popularidade e público. Muitos negros e simpatizantes já haviam se transferido para bairros periféricos da capital paulista, bairros destinados aos trabalhadores e menos favorecidos nas regiões dos alagadiços do Tietê, como Barra Funda, Largo da Banana, entre outros. E lá também já começavam a se organizar para realizar as suas rodas efervescentes, porem terminavam drasticamente com a chegada da polícia. Esses batuqueiros da capital também se organizavam para participar da festa do Samba de Pirapora.

     A popularidade alcançada nos barracões irrita ainda mais o clérigo mandatário local, que intercede mais uma vez junto ao poder público local, agora pela desativação dos barracões acusados como antro das festividades profanas. De agora em diante não poderia haver mais os batuques nos galpões, e nem tampouco a céu aberto. Segundo relato de Dona Esther, rainha do Samba de Pirapora, os sambistas eram parados já na estrada e proibidos de entrar na cidade.

     O samba “O Batuque de Pirapora” de Geraldo Filme, faz referência a proibição do negro nas romarias de Bom Jesus, veja nos versos:

“Você vai ser batizado / No samba de Pirapora / Mamãe fez uma promessa / Para me vestir de anjo / Me vestiu de azul-celeste / Na cabeça um arranjo / Ouviu-se a voz do festeiro / No meio da multidão / Menino preto não sai / Aqui nessa procissão...” 

Batuque de Pirapora (Geraldo Filme)

com Samba do Sino


Cordões Carnavalescos     

     A formação instrumental do Batuque de Pirapora determinou a formação musical dos primeiros Cordões Carnavalescos de São Paulo, marcado pelo bumbo, tinha caixa e chocalho, junto a este instrumental foram se associando o que se chamava de conjunto choro, que era um conjunto feito de instrumentos de sopro e corda como violão, cavaquinho, banjo, bandolim e sopro como saxofone, trombone, clarinete. Tiraram o baliza de bastão e substituíram pela comissão de frente que veio do Rio de Janeiro, substituíram o estandarte pela bandeira acompanhada pelo mestre sala, anexaram a ala das baianas, que também não tinha em São Paulo. Em São Paulo tinha alas de frigideiras que também foi eliminada, por que a escola padrão do Rio de Janeiro não tinha. O primeiro Cordão Carnavalesco de São Paulo foi fundado por Dionísio Barbosa, Grupo Carnavalesco Barra Funda em 1914. O cordão foi obrigado a parar suas atividades durante o Estado Novo em 1937 que o relacionou com o Partido Integralista. Em 1953 foi reorganizado por Inocêncio Tobias como Escola de Samba Camisa Verde e Branco.

     “Foi criada a “Cidade da Folia”, um reduto de samba que se criou na década de 40(1940) lá no Parque Antarctica. Na Cidade da Folia desfilava os cordões, as escolas tudo ia prá lá, o povo ia de bonde”. Geraldo Filme - Historia de Geraldo Filme e Samba Paulista http://www.youtube.com/watch?v=-f-ZvER-9lc&feature=related


 

     Que o Samba Brasileiro tem influência direta dos batuqueiros não resta qualquer dúvida a respeito. Também é certo que o Samba não nasceu pronto, este processo cultural que inclui os africanos, europeus e asiáticos influenciou e foi influenciado através de uma miscigenação racial de forma tão intensa e plural, formando uma nova identidade cultural interativa decorrente dos povos que aqui chegaram e dos que aqui estavam, mas que também se aculturaram desse novo saber, gerando um moto continuo cultural que se alimenta dos conhecimentos de seus ancestrais, de sua miscigenação e de seu aprendizado próprio nas terras do pau brasil.

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
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Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

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Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

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AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
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Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)