Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Feira Cultural Inclusiva do Tatuapé tem sua segunda edição


Dia 29/01/2012 das 10h as 16h.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e a Subprefeitura Tatuapé promovem dia 29 de janeiro, das 10h às 16h, a Feira Cultural Inclusiva - 2ª Edição Tatuapé.

O evento terá atrações esportivas e artístico-culturais – sempre no âmbito da acessibilidade e da inclusão de participantes com e sem deficiência – e uma exposição/feira de instituições e serviços oferecidos pela Prefeitura, voltados ao público em geral. Os espetáculos terão tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição para o público com deficiência auditiva e visual.

A Feira Cultural Inclusiva, que teve a sua primeira edição realizada em dezembro de 2009, no bairro de Pinheiros, Zona Oeste, busca envolver a sociedade no debate de temas ligados à inclusão, promovendo a autoestima, a cidadania, o combate ao preconceito e a integração de todos os públicos.

Sempre unindo artistas com e sem deficiências, o evento terá samba, rock e blues, performances circenses, além de esgrima e skate, entre várias atrações. Os visitantes também poderão tirar dúvidas e obter informações sobre serviços públicos voltados à pessoa com deficiência na cidade.

Programação

Palco

10h30 - Apresentação de Balé Dança Adaptada

1ª. Coreografia: Dança na Sombra da Lua
Música: Na Sombra da Lua - Oswaldo Montenegro
Coreógrafa: Gisleine Vianni
Cadeirante: Karyna Gladys Andrada

2ª. Coreografia: Tango Prá Lá de Especial
Música: Por una Cabeza - Carlos Gardel
Coreógrafa: Gisleine Vianni
Cadeirante: Rosana Cristina Pereira Toledo

11h às 11h30
 Teatro: Turma do Bairro

Os personagens da Turma do Bairro representam jovens com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, que de uma forma divertida e esclarecedora, mostram que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos de todas as outras pessoas e discutem as questões da diversidade humana como um valor fundamental para a construção de uma sociedade inclusiva. Apoio:Sorri São Paulo.

12h30 às 13h30
Show de Samba, com Cássio do Peruche (deficiência visual)

14h às 14h30
 DJs UNIDOS (deficiência visual)

15h às 16h
 Show de Rock e Blues, com Dudé e a Velha Pantera

Atrações (durante todo o dia)

Apresentação da equipe Hardcore Sitting (exibição de manobras de cadeirantes em pista de skate, com apoio da Federação Paulista de Skate), com participação de Fernando Cobra e Angélica Cobra;

Arte do palhaço Dr. Esquindô-lelê “Operação Conta Gotas, levando alegria e descontração”;

Teatro com fantoches. Apoio: Núcleo 1 e INIS.

Tênis de quadra adaptado para pessoas com deficiência (desde que tenham condições de segurar a raquete). Com uma miniquadra de tênis de 6x4, minirrede, com bolas de espuma e sem pressão, raquetes para crianças e adultos.

Tendas/Serviços (durante todo o dia)

SMPED: exposição de projetos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência – seja ela física, mental, auditiva, visual, múltipla, surdocegueira - ou com mobilidade reduzida.

CMPD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência): exposição de programas e projetos voltados às necessidades da pessoa com deficiência em todas as áreas da administração pública municipal direta, indireta e autárquica.

ATENDE: prestação de informações sobre o serviço Atende, o passageiro especial e o bilhete especial.

Prodam: exposição Samir, um mergulho para o futuro!. Mostrará a trajetória, como nadador, do colaborador Samir Pereira Goes, da Gerência de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (GFD), que tem Síndrome de Down, trabalha na Prodam há 13 anos e começou a nadar ainda bebê. Antes mesmo de começar a nadar já participa de diversas competições desde 1989. Foi medalha de outro e prata nos 8º Jogos Internacionais, em 1991, Minneapolis, EUA e está indo para Portugal nos próximos dias para participar do “1st. DSISO OPEN EUROPEAN CHAMPIONSHIPS; 2. Jogo de Xadrez inclusivo.

CAT (Centro de Apoio ao Trabalho): Programa Inclusão Eficiente.

Grupo GEDR Artrite Reumatóide/ Operação Conta Gotas: prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças raras.

Núcleo 1 e Instituto INIS: apresentação de projetos e prevenções à pessoa com deficiência, com teatro de fantoches;

Hospital Vila Nova Cachoeirinha: informações do atendimento no hospital às pessoas com deficiência, e informações sobre a prevenção e inscrição de mulheres com deficiência para realizarem o exame Papanicolau;

Secretaria Municipal de Saúde - Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste e Supervisão Técnica de Saúde (STS) Mooca/Aricanduva: contará com profissionais do Núcleo Integrado de Reabilitação(NIR) Tatuapé e Carrão, Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA) Mooca e Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) Mooca.

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo – informações sobre o Programa Inclui, voltado a alunos com necessidades especiais nas escolas da rede municipal e que oferece, entre outros, mobiliário adaptado e material didático em Braille.

Serviço

O que:- 2ª Feira Cultural Inclusiva - Edição Tatuapé
Quando: 29 de janeiro
Horário: 10h e 16h
Onde: Parque Esportivo do Trabalhador
Endereço: Rua Canuto de Abreu s/nº, Tatuapé

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)