Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Caco Velho partiu em 1971


Caco Velho

Matheus Nunes – Caco Velho, nasceu em Porto Alegre - RS em 12 de março de 1919. Morre aos 52 anos no dia 14 de setembro de 1971 em São Paulo.

Após o falecimento de seu pai e novo casamento de sua mãe foi morar com sua avó. Para ajudar na renda familiar foi vender balas nos cinemas á tarde, de manhã engraxava sapatos. Montou um tabuleiro e passou a vender cigarros, fósforos e balas no quintal de sua casa e também no Bar Florida. Neste Bar enquanto servia os clientes entoava uma samba de Ary Barroso “Caco Velho”, fazendo um samba na caixa de fósforos e na aba do seu tabuleiro, dai saiu o apelido de Caco Velho. Tinha apenas 09 anos.

Uma noite é chamado pelo comandante do conjunto que se apresentava no local para cantar ao microfone. Passa a integrar o conjunto tocando pandeiro e às vezes cantando. Mais tarde é contratado para o Rádio e passa a integrar o Conjunto Regional Piratini tocando pandeiro e tamborim. Neste período aprende a tocar contrabaixo e escreve a letra de Mãe Preta. Desenvolve carreira em São Paulo.

Com o amigo Carlos Gomes visitam uma Escola de Samba no Rio de Janeiro e é solicitado para que toque seu pandeiro. Na ocasião estava presente Walt Disney. Agora já mantinha contrato com a Rádio Tupi de São Paulo. Em 1943 grava seu primeiro disco que recebe o número 12497. Passa a ser artista exclusivo da Rádio Tupi e a ser conhecido também como “O Turuna da Favela”. A revista da Globo o identifica por “O Homem que tem uma cuíca atravessada na garganta”. Recebe também a alcunha de “Sambista Infernal”. Em 1952 participa do filme Carnaval na Atlântida de José Carlos Burle. No filme Mulher Verdade, gravado nos estúdios do Jaçanã em São Paulo, interpreta o personagem Mormaço, que conta com participação de Inesita Barroso e Adoniram Barbosa. Participa ainda de vários filmes. Entre seus fãs e amigos se encontra Germano Mathias.

Em homenagem ao Sambista foi batizada uma Rua na Cidade de Guarulhos com o nome Rua Caco Velho no conjunto residencial do Bairro Haroldo Veloso CEP 07175-320. Foi incluído no Movimento dos Artistas Pioneiros pela atriz Vida Alves. Fonte http://www.samba-choro.com.br/artistas/cacovelho  por João Augusto M de Andrade.

Assista Vídeo:-

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)