Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Domingo Cultural da AAPAH 05/05/2013 17h


O que:- Domingo Cultural da AAPAH
Quando:- 05/05/2013
Horário:- 17h
Onde:- Santo Tako Snooker Bar
End:- Av Paulo Faccini, 405 – Centro – Guarulhos – SP
Convite:- R$ 10,00

O “Domingo Cultural da AAPAH” vai acontecer em 05/05/2013, no Santo Taco Snooker Bar. As portas se abrem às 17h. Os organizadores pretendem mostrar a pluralidade das criações culturais existentes em Guarulhos. 

No evento também será lançada a campanha “Eu amo Guarulhos” como forma de replicar para o público o sentimento de envolvimento com a cidade e o respeito aos patrimônios culturais. Para os membros da AAPAH a identificação com o local onde vivemos contribui para preservação e a elevação da dignidade humana. 

Já estão confirmadas a presença dos escritores do Lê Guarulhos e da Gerúndio Edições, o grupo Favoritos da Catira, Movimento Cabuçu, Circo Los Xerebas, Castelo Hanssen, Tiago Barreto, a contadora de história Débora Kikuti, Coletivo Conecções, Coletivo & Ei, artistas plásticos e visuais, sarau, entre outras atrações. Haverá três pratos com ingredientes típicos guarulhenses - caldo de feijão, bobó de frango, chuchu tropeiro e salada de frutas. 
O convite já pode ser encomendado pelo valor de R$10,00, o contato pode ser feito pelo email: aapahguarulhos@gmail.com. Na fan page da AAPAH há uma promoção para concorrer a um par de ingressos, acesse - https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/173066. O Santo Taco fica na av. Paulo Faccini, 405 – Centro de Guarulhos – Tel: 11 2087-1950. 

Como surgiu a AAPAH

Com o intuito inicial de defender e trabalhar em prol do Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos, no ano de 2009 surgiu a AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico. Porém, logo nas primeiras discussões organizacionais foi verificado que a área de atuação deveria ser maior.
Os fundadores da AAPAH constaram que alguns prédios com importância histórica estavam em ruínas, os patrimônios imateriais não eram reconhecidos na cidade e os bens naturais serviam de especulação para o setor imobiliário.

Em um cenário de enfraquecimento cultural, artistas, historiadores, jornalistas, turismólogos, entre outros, se uniram para juntar forças e articular projetos de tombamentos de bens, turismo cultural, edições literárias, disseminação de cultura e educação patrimonial.
Da fundação à legalização foram necessários dois anos de espera para a liberação do CNPJ e a inclusão no cadastro municipal de Ongs ativas.

Projetos 

Atualmente, dois projetos aprovados pelo Funcultura estão em fase de elaboração, o “Guia Histórico e Cultural de Logradouros de Guarulhos” e “Guarulhos 1880 – 2012: Os Significados da Emancipação”.
O “Guia Histórico e Cultural de Logradouros de Guarulhos” vai ser disponibilizado em dois formatos – um site com armazenamento contínuo de informações e um livro com informações mais técnicas com a análise sobre a legislação municipal para a criação de logradouros.

O livro “Guarulhos 1880 – 2012: Os Significados da Emancipação” vai ser divido em três períodos importantes para a independência política, cultural e econômica do município. A primeira etapa iniciada em 1880 com a transformação de vila para cidade, a segunda em 1960 com a criação de símbolos do quarto centenário e a última a partir de 1980 o destaque do crescimento econômico.

A Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico têm três grandes projetos para ser executados – o “Observatório do Patrimônio Material e Imaterial do Alto Tietê em São Paulo”, “Redescobrindo minha cidade” e a “Feira Cultural AAPAH Praça Quarto Centenário”.
“Redescobrindo minha cidade” deseja redescobrir o Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Cultural e Paisagístico do município de Guarulhos por um novo ponto de vista. Os passeios serão oferecidos gratuitamente para um grupo fechado de no máximo vinte pessoas, incluindo o transporte. Os participantes receberão kit com alimentação e camiseta do projeto.

AAPAH traz o seu conceito de evento cultural para Guarulhos

Associação lança a campanha “Eu Amo Guarulhos”

A AAPAH – Associação dos Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico – traz para Guarulhos um novo conceito de evento. Intitulado de “Domingo Cultural da AAPAH”, o acontecimento deseja reunir os principais representantes do cinema, do teatro, da literatura, da música, além de pesquisadores. O cardápio gastronômico foi elaborado com ingredientes típicos que representam as diferentes influências guarulhenses.
O “Domingo Cultural da AAPAH” vai acontecer em 05/05/2013, no Santo Taco Snooker Bar. As portas se abrem às 17h. Os organizadores pretendem mostrar a pluralidade das criações culturais existentes em Guarulhos. 

No evento também será lançada a campanha “Eu amo Guarulhos” como forma de replicar para o público o sentimento de envolvimento com a cidade e o respeito aos patrimônios culturais. Para os membros da AAPAH a identificação com o local onde vivemos contribui para preservação e a elevação da dignidade humana. 

Contato: 
Jornalista: Bruno Carvalho – MTB 0061990/SP 
Contatos: 11 98241-4408 – aapahguarulhos@gmail.com 


Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)