Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

BLOCO DO SINO - Esquenta dia 08/02/2014

O Esquenta do BLOCO do Sino no dia 08/04/2014 começa 18h. Venha dar o seu grito de Carnaval
com o BLOCO DO SINO.

O que:- ESQUENTA BLOCO DO SINO
Quando:- 08/02/2014
Horário:- 18h
Quem:- Banda Lira de Guarulho e Samba do Sino
Onde:- GALPÃO Giramundo
End:- Rua Jacob, 223 - Jd Tranquilidade - Guarulhos - SP
ENTRADA FRANCA.

Vamos esquentar dia 08/02/2014 para colocar o BLOCO DO SINO na rua no dia 22/02/2014 as 16h.

SAMBA DO SINO na Galeira Olido TODA TERÇA do mês de Fevereiro

O que:- Samba do Sino
Quando:-  04, 11, 18 e 25 de Fevereiro de 2014 (TODA TERÇA)                          
Onde:- GALERIA OLIDO – Vitrine da Dança
Onde:- Av São João, 473 – Térreo – S Paulo - SP
Entrada Franca               

     Neste Show “Roda de Samba do Sino” estaremos passeando por composições de Paulinho da Viola, Eduardo Gudin, Edu Krieger, Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, Maurício Tapajós e Paulo Cesar Pinheiro, Osvaldo Arouche e Walter Pinto, Antonio Almeida e Roberto Roberti. Também interpretaremos um samba do músico/compositor de Guarulhos Kiko Dinucci, além é claro de um samba de Dulce Monteiro (coral feminino Samba do Sino) e também um samba inédito de Gessé Froés  músico/compositor fundador de uma Comunidade co-irmã de Guarulhos.

     O Samba do Sino tem a sua fundação em dezembro de 2008 e faz parte do Movimento Cultural Samba do Sino. Durante esses últimos 05 anos realizou mais de 400 apresentações, sempre interpretando o Samba Raiz. Faz parte do movimento o Bloco do Sino, voltado para os brincantes do carnaval ao som de marchinhas carnavalescas, sem abadás e cordões de isolamento.  Conta também com o Sarau do Sino que ocorre todo o segundo sábado do mês, que é aberto a todas as linguagens culturais gratuitamente.

           A Roda do Samba do Sino surge de uma necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas de raiz de todo o território nacional, da velha a guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano.

     A preferência é pelas apresentações acústicas. Com uma forte tendência para uma interpretação com as caraterísticas de um regional, sem, no entanto apropriar-se de instrumentos de sopro, mas com um forte coral feminino e uma percussão educada acompanha os sambas interpretados. Um samba para ser degustado e apreciado sem escalas de tempo e idade.

     Desta maneira, foi escolhido como patrono do Samba do Sino Paulinho da Viola. Pois Paulinho tem em sua formação musical a influência do regional Época de Ouro. A sua forte tendência de valorização dos grandes compositores da velha guarda do samba, com trabalho constante de pesquisa e garimpagem, que só abrilhantam o choro e o samba. 


     O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois sempre foi realizado as Terças Feiras em bairro residencial. Daí surge a ideia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para Começar e para terminar o Samba. O primeiro e último samba da Roda do Samba do Sino sempre é de autoria de Paulinho da Viola.

Assista vídeo:-

Dona Inah - Em Fonte de Emoção - Auditório Ibirapuera dia 24/01/2014


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Roda SAMBA DO SINO no Galeria OLIDO dias 04 - 11 - 18 - 25 de Fevereiro 2014 - 19h


O que:- Samba do Sino
Quando:- Toda Terça Feira fevereiro
Dias:- 04-11-18-25 de fevereiro
Horário:- 19h
Onde:- Galeria Olido - Vitrine da Dança
End:- Av São João, 473 - Térreo - Centro - São Paulo
Entrada Franca

Assista vídeo:-

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Deputado tucano cancela emenda de artistas e beneficia empresas no ProAC

Uma semana de derrota para os artistas de São Paulo. O deputado Cauê Macris (PSDB), de Americana (SP), filho do deputado federal Vanderlei Macris, também tucano de Americana, cancelou a emenda que garantia mais verbas para o ProAC Editais, beneficiando mais as empresas do que os artistas.

Classe artística na última Audiência Pública na Alesp
A emenda fazia parte de um acordo iniciado em 5 de novembro, quando  ocorreu uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) para discutir a elevação dos recursos do ProAC Editais de R$ 30 para R$100 milhões.

A comissão de educação e cultura da ALESP, coordenada pelo deputado Paulo Rillo (PT) foi quem chamou a audiência, incorporando um movimento da classe artística que já existe há algum tempo e pede melhorias no Programa de Ação Cultural.

Da forma como existe atualmente, o ProAC apresenta uma distorção no financiamento da cultura em São Paulo. Dos R$157 milhões investidos, R$ 127 milhões ficam com empresas por meio de renúncia fiscal (ProAC ICMS) e apenas R$ 30 milhões com grupos artísticos diretamente (ProAC Editais).
Por isso, houve um forte movimento de artistas, gestores e produtores culturais na última audiência pública que contou com a participação de mais de 400 artistas do interior do estado na ALESP, sendo 52 deles alunos do Instituto de Artes da Unicamp.

Com a audiência, os artistas conseguiram que fosse protocolada uma emenda de 4 milhões (saída da comissão de orçamento) para o edital do ProAC, em resposta ao movimento e também às audiências públicas do orçamento, na qual a cultura foi a quinta prioridade, por causa da participação em massa de artistas e produtores.

No entanto, o relator deputado Cauê Macris (PSDB) cancelou esta e todas as outras emendas encaminhadas. Ele simplesmente ignorou as decisões da comissão de orçamento e das audiências públicas. Os trabalhos da Comissão de Orçamento estão suspensos e os deputados iniciam um movimento de pressão. Nesse contexto, a emenda de 4 milhões para o ProAc também foi cortada, eliminando qualquer possibilidade de melhorias para o programa.

Essa é a segunda grande derrota da classe artística de São Paulo no que diz respeito ao ProAC, isso porque, no início da luta pelo aumento do aporte financeiro para a cultura, a proposta original, que seria de um Fundo Estadual de Cultura, foi recusada. A votação do Fundo terminou obstruída por uma outra emenda apresentada por deputados governistas que discordavam de pontos do projeto e diziam que aprovariam uma proposta mais “ousada” que veio a ser o ProAC da forma como ele está estruturado atualmente, com mais benefícios para empresas do que para quem realmente constrói cultura: os grupos artísticos. (Carta Campinas)http://cartacampinas.com.br/2013/12/deputado-tucano-cancela-emenda-de-artistas-e-beneficia-empresas-no-proac/ 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Adeus a Mandela. Mandela por Mandela

"Lutei contra a dominação branca e contra a dominação negra. Defendi o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e conseguir realizar. Mas, se for preciso, é um ideal para o qual estou disposto a morrer". (Depoimento no Julgamento de Rivonia, 20 de abril de 1964).


A insegurança em nossos lares. Onde vamos nos esconder?



Este é o estado do carro de Meu Irmão. Após serem invadidos por três delinquentes em sua residência e verem seus bens serem subtraídos, a sentir a insegurança e a impotência gerada por esta falta de segurança pública. Em fuga com os produtos do roubo, foram perseguidos pela polícia e bateram violentamente o veículo. Perda total dos bens, o carro como vocês podem ver, e um bandido safado morto no acidente.


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Comemoração ao Dia do Samba Palco da ASCSP 2013 - Praça da República - SP

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO SAMBA

Quarta-feira dia 04/12
(Alterado)
BERÇO DO SAMBA DE SÃO MATEUS

das 12h. as 12h40

Sexta-Feira dia 06/12
 das 18h30 as 21h30

PAGODE DA 27
TERREIRO DE COMPOSITORES
SAMBA DA LAJE

Sábado dia 07/12
das 18h30 as 21h30


SAMBA DA FEIRA
SAMBA DE TODOS OS TEMPOS
SAMBA DA CULTURA


Domingo dia 08/12
 das 18h30 as 21h30

TOMANDO PARTIDO
COMUNIDADE MARIA CURSI
SAMBA DELAS

Samba do Sino dia 03/12/2013 20h no GALPÃO - Ensaio Aberto

O que:- Samba do Sino
Quando:- 03/12/2013

Horário:- 20h
Onde:- GALPÃO
End:- Rua Jacob, 223 – Jd Tranquilidade – Guarulhos – SP
Entrada Franca

NOSSO FLY:- A nossa Homenagem é ao Dia do Samba.


Dia do Samba - 02 dezembro

Sobre a escolha da data de 2 de dezembro como Dia do Samba o autor do projeto de lei assim se expressou: “A iniciativa foi do presidente da Confederação Brasileira das Escolas de Samba, Paulo da Costa Lamarão, visto que, nesta data, na época, começavam, por determinação legal, os ensaios das referidas Escolas, visando ao carnaval do ano seguinte, uma vez que, antes, eram bastante tumultuados e desordenados”. 

     Outras correntes atribuem ao vereador baiano Luis Monteiro da Costa o estabelecimento do dia 02 de Dezembro para render homenagem a Ari Barroso, que apesar de compor musicas com temas sobre a Bahia nunca havia tido a oportunidade de ir ao estado. O dia 02 de dezembro coincide justamente como sendo a primeira vez que Ari Barroso teria fincado os pés na Bahia.
     Fico com a primeira. O Dia do Samba consagrado no dia 02 de dezembro faz referência ao dia em que por ”Determinação Legal” começavam os ensaios das Escolas de Samba para o ano seguinte.

     A Lei nº 554, deriva do projeto de lei nº681 de 19 de dezembro de 1962, de autoria do Deputado Estadual Anésio Frota Aguiar do Rio de Janeiro, com o seguinte parecer “O Samba, segundo consta, teve suas remotas origens no Continente africano e para o Brasil foi trazido, ainda em estado embrionário, pelos escravos que traduziram nos seus ritmos, um tanto dolente, a saudade e a nostalgia que os assediavam. Em face da sua natural evolução a nossa musica popular foi tomando a sua verdadeira fisionomia, sofrendo, como é obvio, sucessivas modificações, através dos anos, para torna-se, em nossos dias, aquela musica alegre, agradável e, sobretudo, contagiante. Os nossos músicos e poetas expressam com felicidade e singeleza pelo Samba, verdadeiros sentimentos do povo brasileiro que, por seu turno, ouvindo-o e cantando, da completa vazão aquele prazer sadio e o faz de modo especial por ocasião dos festejos de Momo”.

          “Assim a instituição do Dia do Samba é, com efeito, uma justiça que se impõe como homenagem aos seus compositores, aos próprios brasileiros e á Musica Popular de nosso país, a qual encontra no Samba a sua expressão máxima”.

“O dia 2 de dezembro que será festejado por todos os sambistas do país, marcará no Rio de Janeiro o encerramento do II Congresso Nacional do Samba, com a entrega de títulos honoríficos a todos aqueles que se destacaram na causa do samba”.

     Este fato consta do documento “Carta do Samba” extraída do I Congresso Nacional do Samba realizado no Rio de Janeiro no período de 28/11/1962 à 02/12/1962, com apoio do Ministério da Educação e Cultura – Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro. O Presidente do Congresso foi Edison Carneiro, e vejam os vices presidentes: Ari Barroso, Araci de Almeida, Almirante. Nas comissões: Paulo Tapajós, Haroldo Costa, Donga, Sérgio Cabral, Maestro José Siqueira, Pixinguinha, Tinhorão e Osvaldo Sargentelli, entre outros.

     Participaram deste 1º Congresso Nacional do Samba, intérpretes, sambistas, estudiosos, amigos do samba e interessados em geral.

     Consta da Carta do Samba em sua página de nº 08:-“ Até agora, para um disco brasileiro, centenas de discos estrangeiros são editados no país. E, entre os discos considerados brasileiros, muitos são traduções ou versões, que do Brasil têm apenas a língua básica em que são cantados, pois até mesmo a entonação e a bossa vêm prontinhas de fora. O músico nacional não participa sequer como intérprete nesses discos, que são gravados sem a letra e distribuídos assim a vários países, fazendo-se a montagem da voz na matriz já feita”.

     A Carta pede também que as gravadoras, estações de rádio e TV sejam obrigadas a produzir ou reproduzir 60% de músicas brasileiras. Entendem-se aqui como composição, intérpretes, músicos, com padrões de instrumentação e orquestração igualmente brasileiros.

     Nota-se que o problema não era só o do Samba, mas também de toda a categoria de artistas envolvidos no processo musical. Outra preocupação também era a de manter a originalidade musical, sem se deixar influenciar por outros gêneros típicos estrangeiros, mas também sem se deixar estrangular e amordaçar, possibilitando o seu próprio desenvolvimento e progresso, se houver alguma influencia que o Samba influencie e não seja influenciado.

     Depois de 50 anos aconteceu no Rio de Janeiro o II Congresso Nacional do Samba nos dias 01 e 02 de dezembro de 2012.


     Mas vamos voltar ao Dia Nacional do Samba. Dia 02 de dezembro pipocam shows, rodas de samba, e no Rio tem o Trem do Samba, e em São Paulo o Samba do Trem, onde os sambistas lotam os vagões para cantarem sambas. São muitas as opções. Pesquise e divirta-se, pois no Samba a festa não continua sem você.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Samba do Sino dia 26/11/2013 20h no GALPÃO – Ensaio Aberto

O que:- Samba do Sino
Quando:- 26/11/2013
Horário:- 20h
Onde:- GALPÃO
End:- Rua Jacob, 223 – Jd Tranquilidade – Guarulhos – SP
Entrada Franca


NOSSO FLY:- A Homenagem no Mural do Samba em nosso Fly vai para Mario lago.

Mario Lago - 102 anos

Mário Lago (Rio de Janeiro, 26 de novembro de 1911 — Rio de Janeiro, 30 de maio de 2002) foi um advogado, poeta, radialista, compositor e ator brasileiro.

Autor de sambas populares como "Ai, que saudades da Amélia" e "Atire a primeira pedra", ambos em parceria com Ataulfo Alves, fez-se popular entre as décadas de 40 e 50.

Filho do maestro Antônio Lago e de Francisca Maria Vicencia Croccia Lago,1 e neto do anarquista e flautista italiano Giuseppe Croccia, formou-se em Direito pela Universidade do Brasil, em 1933, tendo nesta época se tornado marxista. A opção pelas idéias comunistas fizeram com que fosse preso em sete ocasiões - 1932, 1941, 1946, 1949, 1952, 1964 e 1969.

Foi casado com Zeli, filha do militante comunista Henrique Cordeiro, que conhecera numa manifestação política, até a morte dela em 1997. O casal teve cinco filhos: Antônio Henrique, Graça Maria, Mário Lago Filho, Luiz Carlos (em homenagem ao líder comunista Luís Carlos Prestes) e Vanda.

Torcedor do Fluminense, chegou a declarar, na época do 1º rebaixamento do clube, que a virada de mesa em favor do tricolor carioca havia sido uma atitude vergonhosa de todos os responsáveis, envolvidos no esquema. Ele afirmava veementemente, que o time deveria ter voltado à divisão de elite do Campeonato Brasileiro no campo, e não no tapetão.

Começou pela poesia, e teve seu primeiro poema publicado aos 15 anos. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na década de 30, na então Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde iniciou sua militância política no Centro Acadêmico Cândido de Oliveira, então fortemente influenciado pelo Partido Comunista do Brasil, à época PCB, atual PCdoB. Durante a década de 1930, a então principal Faculdade de Direito da capital da República era um celeiro de arte aliada à política, onde estudaram Lago e seus contemporâneos Carlos Lacerda, Jorge Amado, Lamartine Babo entre outros.

Depois de formado, exerceu a profissão de advogado por apenas alguns meses.  Envolveu-se com o teatro de revista, escrevendo, compondo e atuando. Sua estréia como letrista de música popular foi com "Menina, eu sei de uma coisa", parceria com Custódio Mesquita, gravada em 1935 por Mário Reis. Três anos depois, Orlando Silva realizou a famosa gravação de "Nada além", da mesma dupla de autores.

Suas composições mais famosas são "Ai que saudades da Amélia", "Atire a primeira pedra", ambas em parceria com Ataulfo Alves; "É tão gostoso, seu moço", com Chocolate, "Número um", com Benedito Lacerda, o samba "Fracasso" e a marcha carnavalesca "Aurora", em parceria com Roberto Roberti, que ficou consagrada na interpretação de Carmen Miranda.

Em "Amélia", a descrição daquela mulher idealizada, ficou tão popular que "Amélia" tornou-se sinônimo de mulher submissa, resignada e dedicada aos trabalhos domésticos.

Na Rádio Nacional, Mário Lago foi ator de Rádio, ele atuou na radionovela, especial da Semana Santa em 27 de Março de 1959: A Vida de Nosso Senhor jesus Cristo, interpretando Herodes, e também roteirista, escrevendo a radionovela "Presídio de Mulheres". Mas só ficou conhecido do grande público mais tarde, pela televisão, quando passou a atuar em novelas da Rede Globo, como "Selva de Pedra", "O Casarão", "Nina", "Elas por Elas" e "Barriga de Aluguel", entre outras. Também atuou em peças de teatro e filmes, como "Terra em Transe", de Glauber Rocha.

Mário esteve na União Soviética, em 1957, a convite da Radio Moscow, para participar da reestruturação do programa Conversando com o Brasil, do qual participavam artistas e intelectuais brasileiros. Mas os programas radiofônicos produzidos no Brasil, que Mário mostrou aos soviéticos, foram por eles qualificados de "burgueses" e "decadentes". A avaliação que Mário Lago fez da União Soviética também não foi das melhores. Ali, segundo ele, a produção cultural sofria pelo excesso de gravidade e autoritarismo. Apesar da decepção com a experiência soviética, Mário Lago jamais abandonou a militância política.
 
Em 1964, foi um dos nomes a encabeçar a lista dos que tiveram seus direitos políticos cassados pelo regime militar, e perdeu suas funções na Rádio Nacional.

Em 1989, ligou-se ao Partido dos Trabalhadores e atuou como âncora dos programas eleitorais do então candidato do partido, Luís Inácio Lula da Silva, à presidência da República, em 1998.

Autor dos livros Chico Nunes das Alagoas (1975), Na Rolança do Tempo (1976), Bagaço de Beira-Estrada (1977) e Meia Porção de Sarapatel (1986), foi biografado em 1998 por Mônica Velloso na obra: Mário Lago: boêmia e política.

No carnaval de 2001, Mário Lago foi tema do desfile da escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz.

Assista vídeo:-

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Samba do Sino dia 19/11/2013 20h no GALPÃO – Ensaio Aberto

Bom dia!
O que:- Samba do Sino
Quando:- 19/11/2013
Horário:- 20h
Onde:- GALPÃO
End:- Rua Jacob, 223 – Jd Tranquilidade – Guarulhos – SP
Entrada Franca


NOSSO FLY:- No Mural do Samba de nosso Fly a homenagem é para Candeia.

Candeia - Seis Datas Magnas

Antônio Candeia Filho. mais conhecido como Candeia (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1935 — Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1978), foi um sambista, cantor e compositor brasileiro.

Seu pai, tipógrafo e flautista, foi, segundo alguns, o criador das Comissões de Frente das escolas de samba. Passava os domingos cantando com os amigos debaixo das amendoeiras do bairro de Oswaldo Cruz. Assim, nascido em casa de bamba, o garoto já frequentava as rodas onde conheceria Zé com Fome, Luperce Miranda, Claudionor Cruz e outros. Com o tempo, aprendeu violão e cavaquinho, começou a jogar capoeira e a frequentar terreiros de candomblé. Estava se forjando ali o líder que mais tarde seria um dos maiores defensores da cultura afro-brasileira.

Candeia começou a fazer músicas ainda na adolescência. Seu pai tocava flauta e carregava o filho para rodas de samba e de choro em Oswaldo Cruz e Madureira.

Compôs em 1953, aos 17 anos, seu primeiro enredo, Seis Datas Magnas, com Altair Prego: foi quando a Portela realizou a façanha inédita de obter nota máxima em todos os quesitos do desfile (total 400 pontos). É até hoje um dos grandes nomes no panteão da Portela.

No início dos anos 60, dirigiu o conjunto Mensageiros do Samba no qual participavam Arlindo, Jorge do Violão, Picolino, Casquinha e Casemiro. Em 1961, entrou para a polícia. Tinha fama de truculento e suas atitudes começaram a causar ressentimentos entre seus antigos companheiros. Provavelmente, não imaginava que começava a se abrir caminho para a tragédia que mudaria sua vida. Diz-se que, ao esbofetear uma prostituta no ano de 1965, ela rogou-lhe uma praga; na noite seguinte, após bater em um caminhão de peixe e atirar nos pneus do caminhão, Candeia levou cinco tiros, entre eles um atingiu a medula óssea e paralisou para sempre suas pernas. Viveu os seus últimos treze anos de vida numa cadeira de rodas, em decorrência daquele tiro. Candeia se aposentou por invalidez após o acidente e pôde, então, se dedicar exclusivamente à música.

Sua vida e obra se transformaram completamente. Em seus sambas, podemos assistir seu doloroso e sereno diálogo com a deficiência e com a morte pressentida: Pintura sem Arte, Peso dos Anos, Anjo Moreno e Eterna Paz são só alguns exemplos. Recolheu-se em sua casa; não recebia praticamente ninguém. Foi um custo para os amigos como Martinho da Vila e Bibi Ferreira trazerem-no de volta. "De qualquer maneira, meu amor, eu canto", diria ele depois num dos versos que marcaram seu reencontro com a vida.

No curto reinado que lhe restava, dono de uma personalidade rica e forte, Candeia foi líder carismático, afinado com as amarguras e aspirações de seu povo. Fiel à sua vocação de sambista cantou sua luta em músicas como Dia de Graça e Minha Gente do Morro. Coerente com seus ideais, em dezembro de 1975 fundou a Escola de Samba Quilombo, que deveria carregar a bandeira do samba autêntico. O documento que delineava os objetivos de sua nova escola dizia: "Escola de Samba é povo na sua manifestação mais autêntica! Quando o samba se submete a influências externas, a escola de samba deixa de representar a cultura de nosso povo".

No mesmo ano de 75, Candeia compunha seu Testamento de Partideiro, onde dizia: "Quem rezar por mim que o faça sambando". Era também lançado o LP "Claridade", da cantora Clara Nunes, que se tornou recorde de vendagem, e cujo maior sucesso era a trilha de "O Mar Serenou", de Candeia.

Em 1978, ano de sua morte, gravou Axé um dos mais importantes discos da história do Samba, porém não chegou a ver o disco pronto. Ainda viu publicado seu livro escrito juntamente com Isnard: Escola de Samba, Árvore que Esqueceu a Raiz.

No dia 16 de Novembro de 1978 decorrente de uma infecção generalizada Candeia parte deixando esposa, filhos, amigos e fãs inconsoláveis.

Um grande reconhecimento veio da passarela paulistana durante o ano de 1981, com o enredo "Axé, Sonho de Candeia", a Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, homenageou o grande baluarte em seu desfile.

Voltou a ser lembrado em 1995 quando Martinho da Vila gravou o disco Tá delícia, tá gostoso, no qual incluiu um pot-pourri chamado Em memória de Candeia, que tinha as faixas Dia de graça, Filosofia do samba, De qualquer maneira, Peixeiro grã-fino e Não tem vencedor.

Em 1997 foram relançados em CD três discos de Candeia: Samba da antiga, de 1970, Filosofia do samba, lançado originalmente em 1971, e Samba de roda, de 1974. fonte wikipedia

Assista vídeo:-

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Kiko Dinucci - O artista escolhe a rua

Kiko Dinucci nasceu em Guarulhos no estado de São Paulo, já lançou 9 discos e fez várias parcerias, uma delas com a Juçara Marçal, que participou do projeto Na Rua com o episódio # 10.


PORQUE ESCOLHEU ESSA RUA?: Porque a Liberdade como todos os bairros de SP estão sendo destruídos pela especulação imobiliária. Essa rua ainda trás um pouco das construções originais.

CRÉDITOS:
Idealização: Bruno Henrique BHS
Direção Geral e Fotografia: Bruno Henrique BHS
Áudio e som direto: Olivier Dherte
Produtora Externas: Amália Viana
Produtora Executiva: Carolina Pimentel
Artes: Bolha
Motion: Bruno Moratório
Comunicação: Fernanda Perez
Produção Geral: Fuego (http://fuegodigital.com.br)

O artista escolhe a rua, nós revelamos o porquê dessa escolha. Um guia turístico e musical através das mais diversas ruas do mundo.
Inscreva-se!


Família Macambira e Convidados - Chorinho no GALPÃO dia 14/11/2013


A partir da próxima quinta, estaremos no Galpão, espaço de cultura e no Jardim Tranquilidade em Guarulhos. Excelente espaço para a cultura, principalmente para a música brasileira. Sob a direção do nosso amigo Carlos J F Neto, o local conta com amplo espaço, cadeiras e muito aconchego para quem quiser desfrutar de boa música. Contamos com a presença dos amigos e apreciadores do Choro e do Samba, pois afinal nas terças feiras estão por lá o SAMBA DO SINO, e agora nas quinta CHORO COM A FAMÍLIA MACAMBIRA. Todos serão bem vindos!

O que:- Família Macambira e Convidados
O que:- Chorinho
Quando:- 14/11/2013
Horário:- 20h
Onde:- GALPÃO

End:- Rua Jacob, 223 - Jd Tranquilidade - Guarulhos - SP



sábado, 9 de novembro de 2013

Samba do Sino dia 12/11/2013 20h no GALPÃO - Ensaio Aberto

 
O que:- Samba do Sino
Quando:- 12/11/2013
Horário:- 20h
Onde:- GALPÃO
End:- Rua Jacob 223, Jd Tranquilidade – Guarulhos – SP
ENTRADA FRANCA


NOSSO FLY:- No Mural do Samba a homenagem é dupla: Paulinho da Viola e João Nogueira,

Paulinho da Viola

Paulo César Batista de Faria, mais conhecido como Paulinho da Viola, (Rio de Janeiro, 12 de novembro de 1942) é um cantor, compositor e violonista brasileiro, filho do violonista César Faria (do conjunto de choro Época de Ouro).

No início de carreira Paulinho foi parceiro de nomes ilustres do samba carioca, como Cartola, Elton Medeiros e Candeia, entre outros. Destaca-se como cantor e compositor de samba, mas também compõe choros e é tido como um dos mais talentosos representantes da chamada Música Popular Brasileira. Cartola dizia que Paulinho da Viola era seu sucessor.

Assista vídeo:-

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
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Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

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AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
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Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)