Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Bloco Pega o Lenço e Vai


Atenção é neste Domingo dia 13/05. Não Percam!


Este bloco nasceu no ano passado em Mauá com a proposta de compreender os importantes processos que construiram a verdadeira história do Brasil. Em sua 1° manifestação o Bloco lembrou os "100 anos da Revolta da Chibata" exaltando "João Cândido" como o "Almirante Negro".

Este ano (2012) no carnaval, o bloco exaltou Luíza Mahin e a Revolta dos Malês. E estaremos trazendo novamente este tema para o dia 13 de Maio. No local haverá exposições de Banners contando a história.

Como no dia 13 de maio, também estaremos comemorando o "Dia Das Mães". Então iremos fazer  um "Almoço Coletivo".  E poderão trazer a mamãe para almoçar com a gente. Cada 1 deverá levar meio kilo de carne, ou frango e etc. Para fazermos um churrasco. O arroz e a salada estaremos fornecendo.

Segue aqui o link para baixar os sambas e as letras do Bloco para o próximo domingo.

Detalhes do Evento

O que: Desfile do Bloco "PEGA O LENÇO E VAI"  +  "RODA DE SAMBA" e +
ALMOÇO DO DIA DAS MÃES.
Quando:-  Domingo 13 de Maio de 2012.
Horários:
Das 13:00h às 15:00h - Almoço Coletivo - Comemorando o Dia Das Mães.
Às 15:30h - Fala do Honerê (significado do seu nome "Homem negro que resiste").
Em seguida desfile do Bloco e depois iremos fazer uma Roda de Samba.
Onde:- : Bar do Maurão - Rua Dobrada, 159 - Santana. Altura do 999 da
End:- Av. Braz Leme. Ponto de Referência Loja Alô Bebê e Rua Ouro Grosso.

Para quem for de ônibus: No metrô Santana - saindo da catraca pro lado esquerdo. Seguir até a Rua Duarte de Azevedo. E pegar o ônibus ou Clínicas ou Santa Cecília e descer na altura do 999 da Braz Leme e entrar na rua da Loja Alô Bebê.

Entrada: Franca. Mas pedimos a gentileza de cada um levar meio kg de carne, frango etc. para almoçarmos todos juntos.

Obs.: Não é necessário fantasia. Como o bloco é “Pega o Lenço e Vai”. Iremos usar um lenço vermelho no pescoço, para o desfile. Onde o vermelho simboliza o sangue derramado.

Venham participar deste desfile com a gente e tragam as mamães para este Movimento Cultural.

"A Revolta dos Malês não foi em vão. Sendo um grande levante. Na luta pra libertação."

Carta aberta

O Bloco de Samba “Pega o Lenço e Vai”, é uma coletividade de trabalhadores que se organiza desde 2010, com a iniciativa de resgate da história e preservação da memória afro - Brasileira, trazendo para o desfile temas sobre a história do negro no Brasil.

Ancorados na Lei. 10.639/03 de Políticas Afirmativas e Educação, que tornou obrigatório o ensino de história da cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio das redes oficiais e particulares.

Desta forma, o Bloco de Samba “Pega o Lenço e Vai” realiza através desta ação a difusão da história do negro no Brasil através do samba, apresentando para o desfile as lutas e os personagens que contribuíram nas áreas sociais, econômica e política, na luta contra a discriminação racial.

Neste ano de 2012, O Bloco traz para o seu manifesto o tema: “LUIZA MAHIN E A REVOLTA DOS MALÊS”. A Revolta ocorreu em 25 de janeiro de 1835, teve como uma importante liderança a Princesa Negra da Costa da Mina “Luiza Mahin”. Malês era como eram conhecidos os escravos de práticas religiosas mulçumanas na Bahia. Vindos em uma das ultimas remessas de escravos, os Malês foram os articuladores da rebelião escrava mais contundente após a independência do Brasil. Vale ressaltar, que não houve apenas participação de escravos islamizados.

 O objetivo da revolta era pelo fim da escravidão e por um projeto de sociedade livre em que todos tivessem os direitos fundamentais para uma vida digna. Sendo assim, era de fundamental importância para a classe dominante de combater a revolta de forma violenta. 

Por isso, é com grande satisfação que o Bloco de Samba “Pega o Lenço e Vai”, convida a todos e a todas a participarem do desfile que se realizará no dia 13/05/2012 às 15:00h, com saída do Bar do Maurão localizado na Rua Dobrada, n°159, no bairro Santana, São Paulo. Altura do 999 da Av. Braz Leme.

Mas antes, precisamente às 13:00h haverá um “Almoço Coletivo do Dias Das Mães”. Iremos fazer um churrasco e por isso pedimos a colaboração de levarem meio kg de carne.

Realização: Terreiro de Mauá, Terra Brasileira, Gloria ao Samba, Usina Preta e @migos do samba.com.

Assista o vídeo

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)