segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cezar do Acordeon


Show de lançamento de seu CD e Livro com o registro de sua obra, seu mais novo trabalho intitulado “Sanfonias do Abianto”, patrocioniado pelo Funcultura.

Nascido em Cedro-CE, Cezar do Acordeon, veio para São Paulo em 1971, com a finalidade de divulgar a cultura nordestina através da música e poesia. Em 1977 participou do Festival de Chorinho realizado pela TV Bandeirantes.

Cinco anos depois, integrou o conjunto de Jair Rodrigues no Programa Coisas Nossas da TV Record. Seu primeiro LP foi lançado em 1982 com o título “Caruaru em Festa”. No ano de 1983 seu trabalho começou a ganhar destaque no cenário da MPB quando iniciou ao lado de Carmélia Alves, a Rainha do Baião, do Projeto Pixinguinha, percorrendo todas a capitais do Brasil. No seguinte, realizou uma turnê por 6 cidades do Paraguai com o Grupo Terra Firme.

Mas foi em 1986 ao lado de Luiz Gonzaga e Dominguinhos participando do Forró eletrônico “Carna Forró” em Salvador-BA, que o nome de Cezar do Acordeon apareceu como um dos grandes do acordeon no Brasil. Durante doze anos de carreira realizou temporadas pelo Nordeste nos meses de junho e julho, mostrando seu variado repertório de Baiões, Xotes e Arrastapés. Em mais de 30 anos de carreira gravou 8 discos de vinil e mais 10 CD’s. Realizou shows por todo o país e participou de diversas produções ao lado de grandes estrelas da MPB como Elba Ramalho, Gonzagão, Dominguinhos, Almir Sater, Roberta Miranda entre muitos outros. Em 1996 Cezar do Acordeon, participou do Projeto Asa Branca, encabeçado pelo grande Dominguinhos.

Participou do projeto “Forró for All”, da República da Dança ao lado de grandes acordionistas, dentre eles, Dominguinhos. Este projeto estreiou no Teatro Municipal de São Paulo e viajou para várias capitais do Brasil. Apresentou seu trabalho em países da África, em Portugal, Cuba e Buenos Aires. Participou de Shows com o Grupo Reboliço Participou do projeto Serenata com o grupo Trovadores Urbanos viajando pelo Brasil e exterior. Realizou diversos arranjos e produziu cantores como Carmélia Alves, Inezita Barroso, Claudio Fontana e Trio Sabiá. Entre seus trabalhos mais recentes estão “Respeita Gonzagão”, uma homenagem a Luis Gonzaga, e “Acordeon, Brasil” que reuniu as grandes criações musicais de Cezar do Acordeon. “EmComOutro” foi seu último trabalho realizado em parceria com Roberto Diamanso e financiado com recursos do FunCultura de Guarulhos.

Em todos os seus trabalhos recentes temos um verdadeiro passeio por quase todos os gêneros instrumentais brasileiros. Cezar do Acordeon mostra choros, frevos, forrós, guarânias, sambas, e outros ritmos tradicionais brasileiros, além do jazz e da valsa, através de uma linguagem musical apurada, revelando todo o seu talento e sua técnica como um dos maiores acordeonistas do país.

O que:- Cezar do Acordeon
Quando:- 25/05/2012
Horário:- 20h30
Onde:- Teatro Adamastor Centro
End:- Av Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos
Entrada:- Gratuita

Asssita vídeo:

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)