Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Samba do Sino dia 29/05/2012 AO VIVO

Venha curtir o Samba de Terça Feira.



O que:- Samba do Sino
Quando:- 29/05/2012
Horário:- 20h às 23h
Onde:- Bar III Milênio
End:- R Luiz Faccini, 528 – Centro  - Guarulhos

Ciro Monteiro

Aniversário de nascimento 28/05/1913.


Ciro Monteiro (Rio de Janeiro, 28 de maio de 1913 — 13 de julho de 1973).

Costumava cantar informalmente em casa para os amigos, até que um dia, em 1933, Sílvio Caldas, que frequentava sua casa, chamou-o para substituir Luís Barbosa em um programa da Rádio Philips. No ano seguinte foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga, onde passou a cantar sempre em dupla com Luiz Barbosa e caracterizou-se por se acompanhar sempre com uma caixa de fósforos para marcar o ritmo.  

Em 1936, fez a primeira gravação para o carnaval daquele ano, o que o projetou para o sucesso, levando-o a cantar ao lado de Carmen Miranda, Francisco Alves e Mário Reis. Um ano depois gravou seu primeiro grande êxito, Se acaso você chegasse, de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins. Teve muitos outros sucessos nos anos 40, como Falsa baiana, Escurinho (ambas de Geraldo Pereira) e Boogie-woogie na favela (Denis Brean). Em 1956, participou como ator da peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes. Ainda nos anos 50 e 60 participou de programas de televisão como O Fino da Bossa e Bossaudade, gravou discos e fez muitos espetáculos.

Assista vídeo:

Turma do Pagode em Guarulhos


Dia 01/06/2012

Pré lançamento do novo DVD da Turma do Pagode. Ingressos antecipados com desconto na loja Guarufone – R Felício Marcondes, 464 – Centro – Guarulhos – F 2409-7600 e na Internacional Eventos. ,

Sampa Crew – Leci Brandão – Quinteto em Branco e Preto – Os de Paula.

O que:- Turma do Pagode
Quando:- 01/06/2012
Horário:- 22h
Onde:- Internacional Eventos – Antiga Philips

Samba Cecap em Guarulhos



Sempre com dois grupos fixos:

Grupo Virô Brasil
Grupo Pegada Pura

O que:- Samba Cecap
Quando:- Sexta Feira 01/06/12
Horário:- 19h
Onde:- Clube Parque Cecap
End:- Av Monteiro Lobato, 3415 – PQ Cecap – Guarulhos - SP

Conjunto Retratos & Conjunto Mosaico


Domingo 03/06/12

No próximo domingo, às 11h00 o Conjunto Retratos convida o Conjunto Mosaico para mais uma apresentação do musical no projeto Choro na Manhã cuja edição será ade número 68.

Será uma homenagem ao Dia Estadual do Choro comemorado neste mês de Junho em referência ao aniversário de seu patrono, o paulistano Aníbal Augusto Sardinha, conhecido popularmente como Garoto.

Marcello Laranja, membro e um dos fundadores do Clube do Choro de Santos explica que São Paulo foi o primeiro estado da federação a instituir o Dia Estadual do Choro e afirma:
“Com essa homenagem, enaltecemos um gênero musical genuinamente brasileiro e é sem dúvida, uma data muito importante para quem aprecia o choro”.

Antes da apresentação, será oferecido um café da manhã gratuitamente ao público presente.

Quando:- Domingo 3 de Junho
Horário:- 11h00 
Onde:- Auditório do Centro Cultural Jabaquara
End:- Rua Arsênio Tavolieri n.º 45 – Jabaquara - São Paulo/SP (Próximo a Estação Jabaquara do Metrô)
Entrada:- Gratuita
Informações: (11) 5011-2421ou pelo site: www.conjuntoretratos.com.br
Quantidade de lugares: 200

Contamos com a sua presença....

Alex Mendes (11)8653-9603     
Acessem também: www.chorinhobrasil.com.br

Assista vídeo:-



SAMBA DA VILA RÉ - BAR DO MARIÃO


Salve gente boa!

Na próxima terça feira (29/05), as 20h30 iremos cantarolar sambas de outrora e sambas dos malandros atuais, com muita alegria e bastante samba no pé!!!

Vamos chegar.....Compositores, levem as suas obras para cantarmos juntos!

O que:- Samba da Vila Ré
Quando:- 29/05/2012
Horário:- 20h30
Onde:- Bar do Marião
End:- Rua Baltazar Brum,413 – V. Ré - Zona Leste – Trav. da Av. Itinguçu Próx. ao metro Patriarca

Roda de Samba BANDO DA BANDEIRA AMARELA


Sexta-Feira 01/06 na AÇÃO EDUCATIVA

BANDO DA BANDEIRA AMARELA: Idealizado pelo compositor João do Violão, o Bandeira Amarela foi criado para preservar e manter acesa a chama do samba, valorizando, divulgando e retomando os grandes mestres e suas canções.

Composto por jovens sambistas de São Paulo que trazem em sua bagagem um repertório que contempla as diferentes vertentes do samba, passeando pelo maxixe, partido alto, samba sincopado, sambas-enredo, sambas-canção, entre outros. Num ritual simbólico de resgate da história do samba e de sua quase centenária luta, a nossa bandeira é hasteada em todos os locais por onde passar o Bando da Bandeira Amarela. A formação é tradicional, com instrumentos de percussão de couro, cordas e trombone.

Músicos:
Bel Borges – voz
Paula Sanches – voz
Marcelo Archanjo – voz e tamborim
Marcelo Homero – voz e surdo
Dudu Cepeda – voz e pandeiro
Paulinho Timor – voz e percussão
Cacá Sorriso – voz e percussão
Samuel Silva – voz e violão 7 cordas
Marcelinho Arrelia – cavaco
Allan Abbadia – trombone

Antes da Roda, o Fran irá exibir Documentário: SAMBA NA BAIXADA FLUMINENSE

O que:- Roda de Samba - BANDO DA BANDEIRA AMARELA
Quando:- Sexta-Feira dia 01/06/12
Horário: Das 19:00h às 20:00h - Exibição do Documentário
             Das 20:00h às 22:00h - Roda de Samba.
Onde:- Ação Educativa
Endereço: Rua General Jardim,660 - Vila Buarque - Republica (Próx. Rua Maria Antonia e Sesc Consolação).
Entrada: Franca
Realização: Ação Educativa
Organização: @migos do samba.com

Assista vídeo:

Tuco & Batalhão de Sambistas convidam Roberto Silva no Anhanguera !!


Tuco & Batalhão de Sambistas convidam o Principe do Samba " Roberto Silva " e a grande "Francineth" para uma noite de Samba muito especial no Clube Anhanguera no dia 22/06 .

*- Roberto Silva *, cantor desde os tempos áureos da Era do Rádio e da atualidade , é sem dúvida um grande privilégio poder assistir esse grande intérprete que esbanja muita elegância aos seus 92 anos e é dono da mais bela voz que hoje temos entre nós, o autentico Gógó de Ouro que nos brindará com grandes sucessos alem de pérolas de Wilson Batista , Geraldo Pereira entre outros .

*- Francineth *é uma das grandes vozes de nossa música , figurou ao lado de Zenilda entre outras o grande conjunto " As gatas " alem de participar de inúmeras gravações com quase todos artistas de nossa múcia e também internacional e tambem o recente trabalho ao lado do de Tuco & Batalhão de Sambistas . Esta é a grande FRANCINETH !!! Estilo Clássico e com Timbre marcante apresentará grandes sambas assim como segue em anexo o video " Amor inesquecivel " de Yvone Lara interpretada por ela mesma no LP ( Viva o Samba ) entre outras obras raras ...

O que:- Tuco & Batalhão de Sambistas Convidam Roberto Silva e Francineth.
Quando:- 22/06/2012
Horário:- 22h
Onde:- Clube Anahaguera
End:- R dos Italianos, 1261 – Bom Retiro – São Paulo – SP
Enrada:- R$ 20,00
Elaboramos uma lista amiga onde o público pode enviar seu NOME e RG para o email  pesoepeso@gmail.com e garante seu ingresso por 15,00 apresentando seu Documento na Portaria no dia do evento . *Essa promoção é valida até o dia 20/06 !*

Assista vídeo:- 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sexta Feira tem Samba do Sino ao VIVO – 25/05/2012 - 20h às 23h


Nesta sexta feira tem Samba do Sino ao VIVO em Guarulhos. Participação de Marta Fróes.

O que:- Samba do Sino
Quando:- 25/05/2012
Horário:- das 20h às 23h
Onde:- Bar III Milênio
End:- R Luiz Faccini, 528 – Centro – Guarulhos
Entrada Franca

Programa de Rádio - Candeia

Especial das Seis da Rádio Educadora da Bahia.


Uma homenagem especial ao grande Candeia, apresentando algumas de suas canções interpretadas por ele e outros grandes nomes da MPB, como Marisa Monte e Martinho da Vila.


Antônio Candeia Filho. mais conhecido como Candeia (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1935 — Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1978), foi um importante sambista, cantor e compositor brasileiro.




Sivuca

Aniversário de Nascimento 26/05/1930.


Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, (Itabaiana, 26 de maio de 1930 — João Pessoa, 14 de dezembro de 2006) foi um dos maiores artistas do Nordeste do Brasil do século XX, responsável por revelar a amplitude e a diversidade da sanfona nordestina no cenário mundial da música. Exímio executante da sanfona, multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor.

Sivuca contribuiu significativamente para o enriquecimento da música brasileira, ao revelar a universalidade da música nordestina e a nordestinidade da música universal. É reconhecido mundialmente por seu trabalho. Suas composições e trabalhos incluem, dentre outros ritmos, choros, frevos, forrós, baião, música clássica, blues, jazz, entre muitos outros.

Ganhou a sanfona de presente do pai em 13 de junho de 1939, num dia de Santo Antônio, aos nove anos. A partir daí, a inseparável companheira o levaria para mundos desconhecidos. Aos quinze anos, ingressou na Rádio Clube de Pernambuco, no Recife. Em 1948, fez parte do cast da Rádio Jornal do Commercio.

Em 1951, gravou o primeiro disco em 78 rotações, pela Continental, com "Carioquinha do Flamengo" (Waldir Azevedo, Bonfiglio de Oliveira) e "Tico-Tico no Fubá" (Zequinha de Abreu). Nesse mesmo ano, lançou o primeiro sucesso nacional, em parceira com Humberto Teixeira, , "Adeus, Maria Fulô" (que foi regravado numa versão psicodélica pelos Mutantes, nos anos 60).

A partir de 1955, foi morar no Rio de Janeiro. Após apresentações na Europa como acordeonista de um grupo chamado Os Brasileiros, chegou a morar em Lisboa e Paris, a partir de 1959. Foi considerado o melhor instrumentista de 1962 pela imprensa parisiense. Gravou o disco "Samba Nouvelle Vague" (Barclay), com vários sucessos de bossa-nova.

Morou em Nova Iorque de 1964 a 1976, onde, entre outros trabalhos, foi autor do arranjo do grande sucesso "Pata Pata", de Miriam Makeba, com quem então excursionou pelo mundo até o fim da década de 60. Compôs trilhas para os filmes Os Trapalhões na Serra Pelada (1982) e Os Vagabundos Trapalhões (1982).

Um dos discos mais emblemáticos da carreira do artista é o "Sivuca Sinfônico" (Biscoito Fino, 2006), em que ele toca ao lado da Orquestra Sinfônica do Recife sete arranjos orquestrais de sua autoria, um registro inédito, único e completo de sua obra erudita. As composições sinfônicas de Sivuca são absolutamente singulares na música erudita brasileira, porque o artista inseriu a sanfona como o instrumento principal de sua obra.

Em 2006 o músico lançou o DVD “Sivuca – O Poeta do Som”, que contou com a participação de 160 músicos convidados. Foram gravadas 13 faixas, além de duas reproduzidas em parceria com a Orquestra Sinfônica da Paraíba.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Assista vídeo:

Sandália de Prata


"Samba rock, Partido alto, Soul e Gafieira são os principais ingredientes da sonoridade do grupo. O grupo é formado por Ully Costa (voz), Dado Tristão (teclado), Carlinhos Creck (contra-baixo), Sandro Lima (guitarra), Paulinho Sorriso (bateria), Tito Amorim (percussão), João Lenhari (trompete), Jorginho Neto (trombone) e Marcelo Valezi (saxofone). "

O que:- Sandália de Prata
Quando:- Dia 25 de Maio (sexta)
Horário:- às 23h59
Onde:- Grazie a Dio (130 lugares)
End:- Rua Girassol, 67 (Pinheiros) 
Tel:             (11) 3031-6568      
Preço na Bilheteria: R$ 20,00 (mulher) R$ 25,00 (homem)

Assista vídeo:-


Sombrinha, Dayse do Banjo, Dj Tadeu e Banda Traço de União


Evento que reúne Sombrinha, Dayse do Banjo, Dj Tadeu e Banda Traço de União para agitar o público.

O que:- Sombrinha, Dayse do Banjo, Dj Tadeu e Banda Traço de União
Quando:- Dia 25 de Maio (sexta)
Horário:- às 22h
Onde:- Traço da União
End:- Rua Cláudio Soares, 73 (Pinheiros) 
Tel:             (11) 3031-8065      ; 3816 7693
Preço na Bilheteria: R$ 20,00 (mulher); R$ 40,00 (homem)

Assista vídeo:

Oswaldinho do Acordeon


“Forró Chorado”

O show “Forró Chorado” traz ao palco o melhor de dois universos da música genuína brasileira: o forró e o choro. Com uma formação do tradicional “pé de serra”, Oswaldinho resgata suas raízes e puxa o fole de sua sanfona acompanhado pela típica percussão nordestina composta por zabumba, triângulo e pandeiro, pontuados pela guitarra semi-acústica, contrabaixo, flauta e a belíssima voz da cantora Bia Goes. No repertório, Oswaldinho passeia pelo universo do forró, do baião e do choro, incluindo, além de composições inéditas e próprias, grandes clássicos da música tradicional nordestina.

O que:- Oswaldinho do Acordeon
Quando:´- Estréia dia 25 de Maio (sexta) Até 26 de Maio
Horário:- Sexta e sábado às 20h
Onde:- SESC Santo Amaro
End:- Rua Amador Bueno, 505 (Santo Amaro) 
Tel:             (11) 5541-4000      
Preço na Bilheteria: De R$ 5,00 a R$ 20,00
Recomendação: 12 anos

Assista vídeo:

Arismar do Espírito Santo


Alegria nos Dedos

Arismar do Espírito Santo (violão de 7 cordas e piano) e Léa Freire (flautas e piano) apresentarão o repertório do CD recém lançado e standarts caseiros. Na ocasião serão captadas imagens que farão parte do documentário ’Alegria nos Dedos’. O termo, segundo Arismar, "é um termo que ouvia, em Santos, na minha infância. Significa que o músico toca com felicidade, sentimento, e consegue o mais importante quando se faz música: tocar as pessoas. Sonhar é preciso!”

O que:- Alegria nos Dedos
Quem:- Arismar do Espírito Santos
Quando:- Dia 25 de Maio (sexta)
Horário:- às 21h
Onde:- Casa do Núcleo (70 lugares)
End:- Rua Padre Cerda, 25 (Pinheiros) 
Tel:             (11) 3032-8401       / 3815-9714
Preço na Bilheteria: R$ 20,00

Assista vídeo:

Proveta e Convidados


Um dos músicos mais requisitados para elaboração de arranjos na área da música popular e também erudita, o saxofonista, clarinetista e arranjador figura na ficha técnica de centenas de álbuns dos mais consagrados artistas da música popular brasileira.

O que:- Proveta e Convidados
Quando:- Dia 24 de Maio (quinta)
Horário:- às 22h
Onde:- Tom Jazz
End:- Av. Angélica, 2331 (Higienópolis) 
Tel: (11) 3255-0084 3255-3635
Preço na Bilheteria: R$ 60,00

Assista vídeo:-

Jorge Mautner e Nelson Jacobina Cantam e Tocam Jardim de Guerra


Este show do cantor e violinista Jorge Mautner relembra algumas músicas do filme Jardim de Guerra, o qual Jorge escreveu o argumento e que são resgatadas neste espetáculo. "Vampiro", "Olhar Bestial", "Sapo Cururu", "Eu Não peço Desculpa" , "Homem Bomba" e "Manjar de Reis" estarão no repertório.

O que:- Jorge Mautner e Nelson Jacobina
Quando:- Dia 24 de Maio (quinta)
Horário:- às 20h.
Onde:- SESC Santo Amaro
End:- Rua Amador Bueno, 505 (Santo Amaro) 
Tel:             (11) 5541-4000      
Preço na Bilheteria: de R$ 5,00 a R$ 20,00

Assista vídeo:-

Benjamim Taubkin e Núcleo de Música do Abaçaí


O grupo é formado pelo pianista Benjamim Taubkin, pelos músicos Ari Colares, Neusa de Souza, Verlúcia Nogueira, Mazé Cintra e Sapopemba nas vozes e percussão e ainda por João Taubkin no contrabaixo. Nesta apresentação, grupo se focaliza em reisados, cocos e baianás, dando seqüência ao diálogo entre a música urbana acústica e as infinitas tradições brasileiras, transitando num universo híbrido com grande potencial e de certa forma ainda insuficientemente explorado.

A parceria entre Benjamim Taubkin e o Núcleo de Música do Abaçaí­ surgiu a partir de uma proposta que Benjamim fez para o grupo, quando convidado para uma apresentação em um projeto da Palas Athena. “Seria apenas uma, mas os encontros no Parque da Água Branca, onde o grupo tem sua sede, tocando embaixo das árvores as descobertas e aprendizados constantes, foram gerando um projeto, que veio se concretizar neste CD”, afirma Benjamim sobre Cantos do nosso Chão.

O álbum, lançado em 2006, pela Gravadora Núcleo Contemporâneo no Brasil e em 2007 pelo selo Connecting Cultures na Europa apresenta composições, adaptações e arranjos a partir de canções tradicionais de várias regiões do Brasil. Parte do repertório fora produzido para a trilha sonora da exposição fotográfica “Um Olhar Reescrevendo o Brasil”, e também apresentado dentro do projeto especial “A Arte do Centro – Um Olhar Sobre a Cidade, a Música e Seus Habitantes”, do Centro Cultural Banco do Brasil, realizado na Praça do Patriarca, centro de São Paulo. Assim, desde 2002 eles vêm realizando diversos concertos na cidade de São Paulo. Com o álbum, a parceria foi além: em 2006, eles se apresentaram no Teatro Auditori em Barcelona e em outras cidades da Espanha com imenso sucesso.
Entre as composições estão dois temas das “Caixeiras do Divino”, do Maranhão – mulheres devotas do Divino Espírito Santo, que cantam e tocam a percussão . Há ainda temas de “Moçambique”, de Minas Gerais – devotos, principalmente, de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, uma das principais expressões do Congado Mineiro; a seqüência de Ciranda Pernambucana e uma seqüência de Sambas-de-Roda do recôncavo baiano.

Os elementos da cultura tradicional brasileira vêm sendo pesquisados e trabalhados pelo Abaçaí­ Cultura e Arte, sob a coordenação de Toninho Macedo há 27 anos. O grupo investiga diversos tipos de manifestações da cultura tradicional brasileira, envolvendo criações no teatro e na dança; manutenção da tradição do baião folclórico da cidade; a conscientização ecológica; além de trabalhos de mímica e acrobacias. “Uma parte dessa experiência afetiva, incrível, está refletida nesse CD. Por todas as suas faixas passa um clima de delicadeza diante daqueles encontros seguidos, meses a fio, durante os quais era vertido para a música tradicional um outro olhar”, declara Macedo.

O que:- Benjamim Taubkin e Núcleo de Música do Abaçaí
Quando:- Dia 24 de Maio (quinta)
Horário:- às 21h
Onde:- Casa do Núcleo (70 lugares)
End:- Rua Padre Cerda, 25 (Pinheiros) 
Tel:             (11) 3032-8401       / 3815-9714
Preço na Bilheteria: a definir

Assista vídeo:

Samba da Laje.


Domingo agora dia 27/05 - às 14h

Samba da Laje: Existe há 15 anos na Vila Santa Catarina. Onde a família "Silva" faz um trabalho em prol da Comunidade em que estão inseridos. Através de arrecadações de mantimentos. E na época do dia das crianças e natal (doces e brinquedos). Inverno (agasalhos). Temos a Dona Nerosa como a responsável. Lá vende-se uma deliciosa feijoada (prato feito).

Compareçam e participem desta Festa domingo.

O que:- Samba da Laje
E as @migas do samba, estarão participando neste domingo.
Quando:- Domingo dia 27/05
Horário:- às 14h
End:- Rua Jandi, travessa da Av. Jorge Duprat de Figueiredo travessa da Av. Santa Catarina + ou - na altura do1022.
Entrada: Franca
E quem puder levar 1 Kg de alimento não perecível (exceto sal e açucar).

Para quem for de onibus: Descer no metrô JABAQUARA. No metrô Jabaquara
se informarem onde podem pegar os seguintes onibus:
695X-10 TERMINAL VARGINHA ou
675G PQ RESIDENCIAL COCAIA ou
675R GRAJAÚ ou
695K-10 JARDIM ANGELA ou
675V - 10 TERM. CAPRELINHA.
Todos estes passam na Av. Santa Catarina. E desembarcar na AV. SANTA
CATARINA,1022. Caminharem até a Av. Jorge Duprat de Figueiredo.

Assista vídeo:-

Metá- Metá em Guarulhos


KIKO DINUCCI / JUÇARA MARÇAL / THIAGO FRANÇA

Kiko Dinucci é um músico inconformado, herdeiro direto de um Itamar Assumpção ou um Jards Macalé, esses grandes artistas da música brasileira que atrelam sua pesquisa artística ao seu temperamento avesso a tendências, instigador. Sua trajetória artística é das mais peculiares da moderna música brasileira e ainda precisa ser melhor entendida, afim de compreender-se a própria extensão e potência de seu projeto artístico.

Seu trabalho dialoga diretamente e de forma paralela e misturada com a musicalidade paulista e paulistana, inserida em uma tradição que abrange músicos como Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Geraldo Filme, Raul Torres de um lado, e compositores contemporâneos como Itamar Assumpção, Luiz Tatit, Wandi Doratioto.

De outro lado, resgata certas tradições da musicalidade africana um tanto esquecidas atualmente, como a de tradição religiosa. Esse cruzamento entre o que há de mais legitimamente paulistano e a música da diáspora africana é expressa sobretudo em seu grupo conhecido com Bando Afromacarrônico. Kiko Dinucci se expressa de forma plural, trafega por vários estilos, tudo amarrado dentro de uma linguagem nitidamente voltada para o samba. E de certa forma, é na música que dá força e ordem a toda suas preocupações estéticas, seja ao lado da cantora Juçara Marçal (A Barca), com a qual lançou o álbum “Padê”, com o Duo Moviola, com o Bando Afromacarrônico, ou com seu trio Metá Metá com Thiago França e Juçara Marçal.

O que:- KIKO DINUCCI / JUÇARA MARÇAL / THIAGO FRANÇA
Onde:- Teatro Adamastor Centro
End:- Av Monteiro Lobato – Macedo - Guarulhos
Quando:- dia 30/05/2012
Horário:- às 20h
Entrada franca (retire um ingresso 1 hora antes do início do espetáculo)
Parceria SESC-SP / PREFEITURA DE GUARULHOS – Sec


Assista vídeo:

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Caravana do Cordel


A Caravana do Cordel é dedicada a valorização do cordel com lançamentos de livros, feira de literatura de cordel, compra e venda, exposição de capas e folhetos de cordel, recital de poesia tradicional nordestina, exposição de xilogravura, música e cantoria. Em cada edição um cordelista é homenageado.

É exatamente isso que acontece com os diversos músicos, cordelistas, poetas, familiares, amigos, convidados que se reuniem para recitar poesia, tocar e cantar, discutir, trocar figurinhas, vender produtos (cds, cordeis etc), dar autógrafos, enfim, é o momento happy hour da galera!

A Caravana busca reforçar o valor itinerante da poesia popular em suas múltiplas manifestações. Viajam na caravana cordelistas, repentistas, xilógrafos, músicos, pesquisadores e entusiastas da poesia popular.

Já existem vários cordéis contando histórias bíblicas. Dessa vez foi o poeta Carlos Alberto, de Campina Grande, professor de teologia, radicado em São Bernardo do Campo – SP que lançou seu primeiro cordel contando a história de Filipe, um personagem bíblico quase desconhecido, mas de muita importância no serviço aos mais pobres. Carlos Alberto é poeta profícuo, já escreveu mais de 30 obras em cordel, muitas contando histórias das Sagradas Escrituras. Desse modo prova que realmente é um mundo de cordel para todo mundo. Isso mostra o quanto a Caravana de Cordel está fazendo a diferença, mostrando o trabalho de vários artistas amantes do cordel.

O que:- Caravana do Cordel
Quando:- 26/05/2012
Horário: a partir das 11h
Onde:- Casa dos Cordéis
End:- Av Torres Tibagy, 93 – Gopoúva – Guarulhos – SP

Assista vídeo:

Romanceiro – Sarau da Amizade

Bosco Maciel



O que:- Romanceiro – Sarau da Amizade
Quando:- 08/06/2012
Horário:- 20h
Onde:- Michelna Bar e Restaurante     

assista vídeo:

Castelo Hansen – Sarau


O que:- Sarau Castelo Hansen
Quando:- 27/05/2012
Horário:- 16h
Onde:- Casa dos Cordéis
End:- Av Torres Tibagy, 93 – Gopoúva – Guarulhos - SP

terça-feira, 22 de maio de 2012

Comunidade Samba da Tia Preta

Festa de Primeiro Aniversário!


O que:- Comunidade de Samba da Tia Preta
Festa:- 1º Aniversário
Convidados:- Quintal do Julião, Cultura dos Tambores, Marquinhos Jaca, Dj Fabrício, Dj Rogê.
Quando:- 27/05/2012
Horário:- a partir das 13h
Onde:- R Ramires Maranhão do Vale (Rua &) – Jowa Rural

Assista vídeo;


Ricardinho Olaria e Bruno Leite


Salve, salve gente bamba! Vamos prestigiar os Compositores!

Nesta terça-feira (22/05/12) os integrantes do TERREIRO DE COMPOSITORES Ricardinho Olaria e Bruno Leite estarão mostrando seus sambas no Bar Pau Brasil.


O que:- Terças : Noites do canta Brasil e noites dos Compositores
Quem:- Ricardinho Olaria e Bruno Leite
Quando:- 22/05/2012
Horário:- das 22h às 2h
Onde:- Bar Pau Brasil
End:- Rua Inácio Pereira da Rocha, 54 - Vila Madalena
Entrada : R$8,00

assista vídeo:

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cezar do Acordeon


Show de lançamento de seu CD e Livro com o registro de sua obra, seu mais novo trabalho intitulado “Sanfonias do Abianto”, patrocioniado pelo Funcultura.

Nascido em Cedro-CE, Cezar do Acordeon, veio para São Paulo em 1971, com a finalidade de divulgar a cultura nordestina através da música e poesia. Em 1977 participou do Festival de Chorinho realizado pela TV Bandeirantes.

Cinco anos depois, integrou o conjunto de Jair Rodrigues no Programa Coisas Nossas da TV Record. Seu primeiro LP foi lançado em 1982 com o título “Caruaru em Festa”. No ano de 1983 seu trabalho começou a ganhar destaque no cenário da MPB quando iniciou ao lado de Carmélia Alves, a Rainha do Baião, do Projeto Pixinguinha, percorrendo todas a capitais do Brasil. No seguinte, realizou uma turnê por 6 cidades do Paraguai com o Grupo Terra Firme.

Mas foi em 1986 ao lado de Luiz Gonzaga e Dominguinhos participando do Forró eletrônico “Carna Forró” em Salvador-BA, que o nome de Cezar do Acordeon apareceu como um dos grandes do acordeon no Brasil. Durante doze anos de carreira realizou temporadas pelo Nordeste nos meses de junho e julho, mostrando seu variado repertório de Baiões, Xotes e Arrastapés. Em mais de 30 anos de carreira gravou 8 discos de vinil e mais 10 CD’s. Realizou shows por todo o país e participou de diversas produções ao lado de grandes estrelas da MPB como Elba Ramalho, Gonzagão, Dominguinhos, Almir Sater, Roberta Miranda entre muitos outros. Em 1996 Cezar do Acordeon, participou do Projeto Asa Branca, encabeçado pelo grande Dominguinhos.

Participou do projeto “Forró for All”, da República da Dança ao lado de grandes acordionistas, dentre eles, Dominguinhos. Este projeto estreiou no Teatro Municipal de São Paulo e viajou para várias capitais do Brasil. Apresentou seu trabalho em países da África, em Portugal, Cuba e Buenos Aires. Participou de Shows com o Grupo Reboliço Participou do projeto Serenata com o grupo Trovadores Urbanos viajando pelo Brasil e exterior. Realizou diversos arranjos e produziu cantores como Carmélia Alves, Inezita Barroso, Claudio Fontana e Trio Sabiá. Entre seus trabalhos mais recentes estão “Respeita Gonzagão”, uma homenagem a Luis Gonzaga, e “Acordeon, Brasil” que reuniu as grandes criações musicais de Cezar do Acordeon. “EmComOutro” foi seu último trabalho realizado em parceria com Roberto Diamanso e financiado com recursos do FunCultura de Guarulhos.

Em todos os seus trabalhos recentes temos um verdadeiro passeio por quase todos os gêneros instrumentais brasileiros. Cezar do Acordeon mostra choros, frevos, forrós, guarânias, sambas, e outros ritmos tradicionais brasileiros, além do jazz e da valsa, através de uma linguagem musical apurada, revelando todo o seu talento e sua técnica como um dos maiores acordeonistas do país.

O que:- Cezar do Acordeon
Quando:- 25/05/2012
Horário:- 20h30
Onde:- Teatro Adamastor Centro
End:- Av Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos
Entrada:- Gratuita

Asssita vídeo:

Banda Glória


Banda Glória

O que:- Banda Gloria
Quando:- 24/05
Horário:- A casa abre às 21h. - Show previsto para as 23h.
Onde:- Studio M
Edn:- R Pedroso de Moraes, 1036 – São Paulo - SP
Ingressos:- R$30,00

Assista vídeo:

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Samba do Sino agora as Sextas Feiras


O Samba do Sino agora se reúne todas Sextas Feiras, o encontro acontece no Bar III Milênio em Guarulhos com a presença de Marta Fróes. Venha curtir um Samba de primeira.

O que:- Samba do Sino
Quando:- 18/05/2012
Horário:- das 20h às 23h
Onde:- Bar III Milênio
End:- Rua Luiz Faccini, 528 – Centro – Guarulhos – SP
Entrada:- Grátis

João da Baiana

Aniversário de nascimento 17/05/1887.


João Machado Guedes, conhecido como João da Baiana, (    Rio de Janeiro, 17 de maio de 1887 — Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 1974), foi um Compositor popular, cantor, passista e instrumentista brasileiro.

Filho de Félix José Guedes e Perciliana Maria Constança, Era o mais novo e único carioca de uma família baiana de 12 irmãos. O nome João da Baiana veio do fato de sua mãe ser conhecida como Baiana".

Cresceu na Rua Senador Pompeu, no bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro, sendo amigo de infância de Donga e Heitor dos Prazeres.

Quando criança freqüentou as rodas de samba e macumba que aconteciam clandestinamente nos terreiros cariocas. Participou de blocos carnavalescos e é tido como o introdutor do pandeiro no samba. Teve por muito tempo um emprego fixo não relacionado a música, tendo inclusive recusado, em 1922, viajar com Pixinguinha e os Oito Batutas para não perder o posto de fiscal da Marinha. A partir de 1923 passou a compor e a gravar em programas de rádio e em 1928 foi contratado como ritmista.

Além do pandeiros, sua especialidade era o prato e faca, populares nas gravações da época.

Algumas de suas composições da época foram "Pelo Amor da Mulata", "Mulher Cruel", "Pedindo Vingança" e "O Futuro É uma Caveira".

Integrou alguns dos pioneiros grupos profissionais de samba, entre eles o Conjunto dos Moles, Grupo do Louro, Grupo da Guarda Velha e Diabos do Céu.

Participou da famosa gravação organizada por Heitor Villa-Lobos a bordo do navio "Uruguai" em 1940, para o disco "Native Brazilian Music", do maestro Leopold Stokowski, com sua música "Ke-ke-re-ké".

Na década de 1950 voltou a se apresentar nos shows do Grupo da Velha Guarda organizados por Almirante, e continuou compondo até a década de 1970.

Em 1968 gravou com Pixinguinha e Clementina de Jesus o histórico LP "Gente da Antiga", produzido por Hermínio Bello de Carvalho, onde lançou, entre outras, as ancestrais "Cabide de Molambo" e "Batuque na Cozinha", depois regravada por Martinho da Vila. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

assista vídeo:

Metá Metá


O trio formado pelo compositor e violonista Kiko Dinucci, a cantora Juçara Marçal e o compositor e saxofonista Thiago França, interpreta canções de seu álbum, homônimo à banda. O grupo investe em arranjos econômicos que ressaltam elementos melódicos e de influência africana no mundo. Canções como “Obá Iná”, de Douglas Germano e “Vias de Fato”, parceria de Germano com Edu Batata e Kiko Dinucci, fazem parte do repertório da apresentação. O show faz parte do Festival Esporte Clube Lira Contemporânea.

O que:- Metá Metá
Quando:- Dia 21 de Maio (segunda)
Horário:- às 23h
Onde:- Zé Presidente (200 lugares)
End:- Rua Cardeal Arcoverde, 1545 (Pinheiros) 
Tel:             (11) 2894-8546      
Preço na Bilheteria: R$ 10,00
Censura: 18 anos

Assista vídeo:

Mestre Ananias e Grupo Garoa do Recôncavo


Roda de samba com o renomado sambista e o Grupo Garoa do Recôncavo. Apresentação faz parte da 13° Festa do Divino Espírito Santo no Espaço Cachuera.

O que:- Mestre Ananias e grupo Garoa do Recôncavo
Quando:- Dia 20 de Maio (domingo)
Horário:- às 16h
Onde:- Espaço Cachuera! (100 lugares)
End:- Rua Monte Alegre, 1.094 (Perdizes) 
Tel:             (11) 3872-8113      
Preço na Bilheteria: Grátis

Assista vídeo:

Memórias de um Caramujo


Influenciado por grupos como Secos e Molhados e Mutantes, o jovem conjunto paulistano mostra canções de seu primeiro disco, lançado recentemente. A sonoridade da banda mistura bandolim, piano, guitarra, cavaquinho, flauta transversal e pandeiro.

O que:- Memórias de um Caramujo
Quando:- Dia 19 de Maio (sábado)
Horário:- às 13h30.
Onde:- SESC Vila Mariana (608 lugares)
End:- Rua Pelotas, 141 (Vila Mariana) 
Tel:             (11) 5080-3000      
Preço na Bilheteria: Grátis

Assista vídeo:-

Maria Alcina Canta Luiz Gonzaga


Para marcar o centenário de Luiz Gonzaga, a cantora Maria Alcina interpreta os clássicos do Rei do Baião como Paraíba, Baião, Asa Branca, e Sabiá.

O que:- Maria Alcina Canta Luiz Gonzaga
Quando:- Dia 19 de Maio (sábado)
Horário:- às 22h.
Onde:- SESC Santo André
End:- Rua Tamarutaca, 302 (Centro - Santo André) 
Tel:             (11) 4469-1200      
Preço na Bilheteria: Grátis

Assista vídeo:-

Graça Braga


Cantora e compositora, integra a Comunidade Samba da Vela e o reduto do Berço de Samba de São Mateus. Em 2009 lançou seu primeiro CD intitulado "Eu Sou Brasil", produzido pelos integrantes do Quinteto em Branco e Preto, com repertório composto por partido alto, sambas rasgados, dolentes e de terreiro, forró, coco e afoxé, além da participação especial de Jair Rodrigues. http://www.myspace.com/gracabraga

O que:- Graça Braga
Quando:- Dia 19 de Maio (sábado)
Horário:- às 16h.
Onde:- SESC Pinheiros
End:- Rua Paes Leme, 195 (Pinheiros) 
Tel:             (11) 3095-9400      
Preço na Bilheteria: Grátis

Assista vídeo:-

Duo Parangolé


Thomas Howard e Marquinho Ribeiro, apesentam os grandes clássicos do chorinho, entre eles, Carinhoso, Naquele tempo, 1X0, Noites cariocas e Brasileirinho.

O que:- Duo Parangolé
Quando:- Dia 19 de Maio (sábado) Sábado
Horário:- às 16h.
Onde:- SESC São Caetano
End:- Rua Piauí, 554 (Centro - São Caetano do Sul) 
Tel:             (11) 4223-8800      
Preço na Bilheteria: Grátis

Dona Duda Ribeiro


A "Embaixatriz do Samba Paulista", Dona Duda Ribeiro, encanta o público em suas apresentações no Brahminha. No repertório, clássicos do samba embalam os clientes numa deliciosa e divertida apresentação. http://donadudaribeiro.blogspot.com.br/

O que:- Dona Duda Ribeiro
Quando:- Até 19 de Maio, Sábado
Horário:- às 22h30
Onde:- Bar Brahma
End:- Av. São João, 677 (Centro) 
Tel:             (11) 3367-3600      
Preço na Bilheteria: R$ 35,00

Assista vídeo:

Vander Lee


CD Sambarroco

Vander Lee faz pocket show para o lançamento do CD ‘Sambarroco’. O álbum é o sétimo trabalho do cantor e traz dez faixas e oito músicas inéditas, sendo ‘Estrela’, já gravada por Maria Bethânia. Dessa vez, Vander Lee se rende ao samba, mas não foge de sua identidade mineira. http://www.vanderlee.com.br/novo/index.html

O que:- Vander Lee
Quando:- Dia 18 de Maio (sexta)
Horário:- às 20h
Onde:- Livraria Cultura - Shopping Villa Lobos
End:- Av. Nações Unidas, 4777 (Pinheiros) 
Tel:             (11) 3024-3599      
Preço na Bilheteria: Grátis
Retirar senhas para o pocket show a partir das 18h na central de escuta da loja. Sujeito a lotação.

Assista vídeo:

Kuar-Te-Tumm


Percussionistas expressivos da cena paulistana que individualmente rodam o mundo em diversos projetos, Caito Marcondes, Ari Colares, Sergio Reze e Roberto Angerosa têm em comum o gosto pela música instrumental e pela improvisação. Já compartilharam o palco em outras formações, mas depois de serem convidados para um concerto em Porto Alegre em 2010, decidiram se reencontrar para levar adiante a percussividade criativa do quarteto. O resultado desse encontro tem como mote constante a criação compartilhada em tempo real, contemplada por momentos de improvisação livre e a partir de temas compostos pelos músicos. http://www.facebook.com/events/329079557140049/

O que:- Kuar-Te-Tumm
Quando:- Dia 18 de Maio (sexta)
Horário:- às 22h30
Onde:- Casa de Francisca
End:- R. José Maria Lisboa, 190 (Jardins) 
Tel:             (11) 3052-0547      
Preço na Bilheteria: R$ 35,00

Assista vídeo:

João Bosco


O cantor interpreta neste show os seus sucessos inesquecíveis, em um show solo para poucos e bons.

O que:- João Bosco
Quando:- Estréia dia 18 até 20 de Maio
Horários:- Sexta e sábado, às 22h e domingo, às 21h
Onde:- Tom Jazz
End:- Av. Angélica, 2331 (Higienópolis) 
Tel: (11) 3255-0084 3255-3635
Preço na Bilheteria: R$ 100,00 e R$ 130,00

Assista vídeo:

Histórias e Canções de Toquinho


O cantor e violonista Rogério Silva e o escritor Wagner Homem cantam e contam histórias relacionadas às canções de Toquinho.

O que:- Histórias e Canções de Toquinho
Quando:- Dia 18 de Maio (sexta)
Horário:- às 20h30
Onde:- Teatro Municipal de Osasco
End:- Av. dos Autonomistas, 1533 (Campesina - Osasco) 
Tel:             (11) 3685-9596      
Preço na Bilheteria: De R$ 15,00 a R$ 30,00
Duração: 90 minutos. Recomendação: 14 anos

Assista vídeo:-


Grupo Bom Gosto


Lançamento do Segundo DVD – Deixa Eu Cantar Meu Samba

O grupo faz uma única apresentação, para o lançamento de seu segundo DVD, Deixa Eu Cantar Meu Samba. O grupo brinca com versões de outros artistas e reescreve hinos pop como “Pais e Filhos” (Legião Urbana), “Joga Fora” (Sullivan e Massadas), “Fio Maravilha” (Jorge Ben) e “Nós Vamos Invadir sua Praia” (Ultraje a Rigor), todas no registro em DVD, além de grandes sucessos como “Patricinha de Olho Azul”, música que está entre uma das mais tocadas nas rádios do país e faz parte do repertório do show, que contará também com a participação do grande sambista Jorge Aragão.

O que:- Grupo Bom Gosto
Quando:- Dia 18 de Maio (sexta)
Horário:- às 22h
Onde:- Credicard Hall
End:- Av. das Nações Unidas, 17955 (Santo Amaro) 
Tel:             (11) 4003-6464      
Preço na Bilheteria: De R$ 70,00 a R$ 180,00

Assista vídeo:-

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Domingueira Clube Cecap


Samba Raiz e Samba Pop

O que:- Domingueira Clube Cecap
Quem:- Grupo tônaboa
Quando:- 18/05/2012
Horário:- 18h
Onde:- Clube Cecap
End:- Av Monteiro Lobato, 3415 – Parque Cecap – Guarulhos – SP
Mulher VIP
Homem:- R$ 5,00

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)