Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

sábado, 9 de julho de 2022

Samba do Sino - Roda de Bambas abre programação de aniversário da Opereta

Tradicional roda de samba volta ao Espaço Cultural e integra programação de 28 anos da associação

Jornal Novo São Paulo A Notícia Precisa

sábado 09, julho, 2022

Julho é período de festa no Espaço Cultural Opereta, em Poá-SP. Para celebrar os 28 anos da associação que dá nome ao local, o grupo organizou uma programação com uma série de atividades culturais e de formação para o público. E para abrir os trabalhos, neste domingo (10), das 12h às 17 horas, haverá uma roda de samba.

A tradicional “Roda de Bambas” volta a reunir convidados no Espaço Cultural Opereta. Além do samba, será servida uma deliciosa galinhada. A classificação é livre para todos os públicos e o ingresso que inclui a refeição custa R$ 20.

A cada edição a sambista Wal Serra traz convidados para compor a roda e alegrar nossa tarde. Desta vez, o time contará com a presença de Bernadete (a Tulipa Negra do Samba), Luis Grillo, Samba do Sino e Ana Rainha. O projeto tem como principal objetivo unir forças, difundir o samba e evidenciar o trabalho dos sambistas (compositores, intérpretes e instrumentistas).

A programação Opereta 28 anos terá ainda exibição de filme, oficinas e fóruns, peças teatrais (presencial e online), de grupos e produtores parceiros.

Quem são?

Wal Serra é paulistana, nascida no bairro do Imirim, Zona Norte de São Paulo e desde muito cedo teve contato direto com a música. Musicista desde 1995, integrou coros e madrigais, cujos aprendizados ancestrais ocorreram nos terreiros de Umbanda. Intérprete, professora de música, diretora musical dos projetos Wal Serra em Roda de Bambas e #VemproSamba, integra os Poetas da Morada, na Escola de Samba Mocidade Alegre, curadora e pesquisadora nos projetos Sambando em Poesia.

Maria Bernadete Raimundo ou apenas Bernadete, ajudou a fundar a escola de samba Império Lapeano, na capital e como intérprete teve passagens nas agremiações Barroca Zona Sul, Império de Casa Verde e outras e atualmente faz parte da ala musical, de compositores e é intérprete da ala show da Unidos do Peruche. Dona de uma voz potente e de um carisma sem igual, gravou seu primeiro CD solo com o título “Jogo da Vida”, teve participações em vários programas de TV e fez a abertura de shows de artistas como Luiz Melodia, Benito de Paula, Wilson das Neves e Alceu Valença, Martinho da Vila, Carlinhos Brown e outros.

Luis Rafael Grillo é cavaquinista, percussionista e compositor. Desde os 14 anos se apresenta em diversas casas noturnas de São Paulo e Região. Fez diversos trabalhos como freelancer e de gravações (voz e Instrumentos) para a NORCAL Studios-Filial SP e NORCAL Studios Filial Califórnia-EUA. Foi músico integrante dos Grupos 100 Juízo e Arte e Requinte. Atualmente é músico integrante do Movimento Cultural Samba do Sino – Guarulhos.

O Samba do Sino é uma roda que surge da necessidade em manter acesa a chama da cultura popular brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o samba às 22 horas. Surge a ideia de se utilizar um sino para indicar a última música.

Ana Rainha é de Ferraz de Vasconcelos e seu contato com a música se deu desde de muito nova, na religião de matriz africana, onde teve os primeiros contatos com  o batuque. Após a conversão dos seus pais ao cristianismo, Ana começou a compor o coral de crianças da igreja, mas o amor pelo samba era latente e, com isso, integrou grupos locais em Ferraz. Após anos afastados dos palcos retornou com o projeto “O Samba Canta Histórias”, onde se apresentou em diversos locais como a quadra da Gaviões da Fiel em Itaquaquecetuba, Casa de Cultura do Itaim Paulista, no tradicional Samba do Feirão, na Zona Sul de São Paulo e outros. No final de 2019 saiu do projeto para ser vocalista do Nova Origem. Com a pandemia, o grupo encerrou e desde então segue em carreira solo.

Local

O Espaço Cultural Opereta é localizado na região central, próximo à estação Poá da CPTM e possui ambiente rústico e muito procurado pelo público de artistas, coletivos e produtores culturais da região do Alto Tietê. Com capacidade para 70 pessoas, oferece infraestrutura básica de som e luz para apresentações de shows, peças teatrais, bar e área externa de convivência.

SERVIÇO

Roda de Bambas

Data: 10/07

Horário: das 12h às 17h

Local: Espaço Cultural Opereta – Rua Dr. Emílio Ribas, 168 – Vila Sopreter, Poá SP

Valor: R$ 20 (inclui almoço)

Classificação: Livre

Informações: Obrigatório o uso de máscara e apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 (duas doses ou dose única) na entrada para adultos; Crianças a partir de 5 anos também devem apresentar comprovante, com pelo menos uma dose.

Informações: 11 4634-1175 (WhatsApp)

https://novosaopaulo.com.br/n2/index.php/2022/07/05/roda-de-bambas-abre-programacao-de-aniversario-da-opereta/


Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)