Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dia Nacional do Samba 2012 em São Paulo - Clelebração no Camisa Verde


Redação SRZD | Carnaval/SP | 28/11/2012 11h17

No próximo domingo, 2 de dezembro, quando é comemorado o dia nacional do samba, a escola de samba Camisa Verde e Branco promove uma festa especial para celebrar a data.

"A Barra-Funda e o Camisa Verde e Branco fazem parte da história do samba paulista e, obviamente, do samba brasileiro. Não podemos deixar de celebrar essa importante data", explica Ribamar de Barros, presidente da agremiação.

Para festejar, a diretoria do "Trevo" irá servir ao público presente a partir das 13h, um almoço especial preparado pela comunidade e, claro, não vai faltar samba.

O grupo Abadengo e a Velha Guarda Musical do Camisa comandarão uma grande roda de samba. A entrada para o evento são dois quilos de alimento não perecível, com exceção ao sal.

A quadra da verde e branca fica na Rua James Holland, 663 - Barra Funda

História

O "Dia Nacional do Samba" foi instituído pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa para homenagear o compositor mineiro Ary Barroso, que criou o samba "Na Baixa do Sapateiro", um tributo à Bahia, sem nunca ter ido até lá.

Quando Ary Barroso pisou em solo baiano pela primeira vez, em 2 de dezembro de 1940, o vereador aprovou uma lei que estabelecia que aquele seria o dia do samba.

A data se tornou uma comemoração oficial nacional no ano de 1963.

O que:- Homenagem ao Dia do Samba
Quando:- 02/12/2012
Entrada:- 2kg de alimento não perecível, menos sal.
Onde:- Quadra da Camisa Verde e Branco
End:- Rua James Holland, 663 – Barra Funda - SP

Dia Nacional do Samba SP 2012 - SAMBA DO TREM - CPTM ABRE ESPAÇO PARA COMEMORAÇÃO


No próximo domingo [2/12/12], a Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], da CPTM, estende o tapete para todos que se deixarem contagiar com o ritmo do samba. Vem aí a sexta edição do "Samba no Trem", um verdadeiro show itinerante, no qual músicos e passistas transformam o trem em animada passarela.

Cerca de 1.500 pessoas deverão comparecer. A "concentração" está marcada para às 12h na estação Grajaú. De lá, o trem com os sambistas sairá às 13h rumo à estação Osasco, retornando até a estação Socorro, onde os participantes irão desembarcar. O grupo seguirá para a Praça do Samba, na Ponte do Socorro, onde a festa continua.

Os conjuntos musicais que animarão a viagem integram a comunidade do samba paulistano, como a Escola de Samba Imperatriz da Sul e a Samba De Todos Os Tempos, que marcarão presença com maior número de integrantes. Também estarão presentes os grupos Samba da Cultura, Pagode da 27, Samba da Alegria, Samba da Vela, Pagode do Cafofo, Samba da Cumbuca, Samba do Jangadeiro e Samba da Quinta, entre outros.

O músico Marquinhos Dikuã pretende mostrar a diversidade das agremiações que aderiram a este estilo musical. "Serão apresentadas as variadas vertentes, como samba-rock, samba de terreiro, samba-exaltação, samba-enredo, entre outros".

"Samba no Trem" é uma iniciativa da CPTM em parceria com músicos e grupos de samba que atuam na capital e estão batalhando para inserir a ação no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.

O objetivo é comemorar o Dia Nacional do Samba [2 de dezembro] e interagir com as comunidades do samba paulistano.

As edições anteriores, realizadas anualmente desde 2007 na Linha 9 - Esmeralda, revelaram que o cidadão paulistano também tem samba no pé.

O que: "Samba no Trem"
Quando: 02/12, domingo
Concentração: 12h
Saída do trem: 13h
Local: Estação Grajaú

Assista vídeo

2º Congresso Nacional do Samba vai de amanhã a domingo, no Rio

29.11.2012 - 17h27 | Atualizado em 29.11.2012 - 17h49 - http://www.ebc.com.br

Samba: patrimônio cultural do Brasil (TV Brasil)

Brasília - Cinquenta anos depois do 1º Congresso Nacional do Samba, uma nova edição do evento vai reunir de amanhã (30) a domingo (2), em dois locais do Rio de Janeiro, personalidades e pesquisadores das áreas do samba, do carnaval e da cultura popular. Além de fazer uma revisão da Carta do Samba, documento aprovado na primeira edição evento, o 2º Congresso Nacional do Samba tem uma proposta bem atual: a discussão sobre o samba e o carnaval no contexto da economia criativa e como patrimônio cultural e imaterial do país.

Redigida pelo escritor e folclorista Edison Carneiro (1912-1972), cujo centenário está sendo comemorado este ano, a Carta do Samba foi aprovada por importantes personalidades desse segmento cultural em 2 de dezembro de 1962, data que se consagrou como o Dia Nacional do Samba, desde então festejado em todo o país. O segundo congresso será aberto às 18h desta sexta-feira, em sessão solene na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, no centro da cidade. Além da Câmara, os debates também ocorrerão no Museu da República, no Catete, zona sul da cidade.

Na abertura do evento, serão homenageados os três participantes do primeiro congresso ainda vivos, o jornalista, ator e escritor Haroldo Costa, o jornalista e escritor Sérgio Cabral e o pesquisador musical José Ramos Tinhorão. Também haverá uma homenagem especial a Edison Carneiro.

“Eu ainda era um estudante quando participei do 1º Congresso Nacional do Samba e fui um dos signatários da carta”, lembra Haroldo Costa. “Naquela época, as escolas de samba não tinham a projeção que têm hoje, e a carta, além de instituir a data comemorada em todo o Brasil, deu um status ao samba, no sentido de seu reconhecimento oficial como o ritmo nacional”, disse.

Autor de 14 livros sobre escolas de samba e carnaval, Haroldo Costa destaca a importância dos anos seguintes ao primeiro congresso para este segmento da cultura popular. “Foi uma década muito importante para as escolas de samba, que começaram a ganhar maior estrutura e se tornarem mais difundidas, principalmente na zona sul da cidade”, ressaltou.

A iniciativa de fazer o 2º Congresso Nacional do Samba é do projeto de extensão Portal do Carnaval, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), em parceria com instituições ligadas à folia carioca. Entre elas, estão a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga) e a Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro (Fbcerj). A coordenação do projeto é do professor Jair Martins de Miranda, do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UniRio.

Previsto para ser lançado na web em janeiro de 2013, o Portal do Carnaval terá como objetivo permitir a troca de informações, serviços, produtos, negócios e perfis de profissionais envolvidos com a organização da maior festa popular do Rio de Janeiro. O projeto conta com financiamento do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
Edição: Aécio Amado
Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0          

Dia Nacional do Samba 2012 com a 3ª Virada Inclusiva é comemorado pelo Samba da Vela


Redação Kultafro- http://www.kultafro.com.br/?p=1145 

A comunidade do Samba da Vela convida a todos(as) para comemorar o dia Nacional do Samba (2\12) no dia Internacional da Pessoa com Deficiência(3\12), na Casa de Cultura de Santo Amaro.

A idéia é visibilizar e integrar as pessoas com deficiência e necessidades especiais ao “Universo do Samba”, promovendo a igualdade de direitos, revelando talentos e celebrando a vida nas suas mais diferentes formas  e expressões.

Contamos com a sua participação.

O que:- Dia Nacional do Samba
Quem:- Comunidade Samba da Vela
Onde:- ASSOCIAÇÃO CULTURAL COMUNIDADE SANTO AMARO
End:- Praça Francisco Ferreira Lopes,434\ Santo Amaro
Quando: 03 \12\2012
Horário: 20h ás 23h
Preço: Contribuição voluntária R$5,00
55-11-3106-8569
55-11-7718-1046

Dia Nacional do Samba 2012 Sesc celebra com o show “Damas do Samba”


No dia 1º de dezembro, sábado, às 18h, o Sesc São José dos Campos realiza o show “Damas do Samba”, que apresenta quatro cantoras de estilos diferentes interpretando clássicos do samba, partido alto e marchinhas.

No palco, as intérpretes:

Graça Braga - intérprete e compositora administra o Bar “Você Vai Se Quiser”, uma casa de samba conceituada em São Paulo, lançou seu 1º CD “Eu sou Brasil” com músicas autorais em 2007, com este CD recebeu, em 2009, o Troféu Catavento pela Rádio Cultura elegendo a melhor produção independente de samba e melhor música “Dona do Samba” (Graça Braga/Paqüera). Em 2011 foi convidada pela Lua Music para gravar o 2º CD “Dia de Graça” – Samba de Candeia, o CD e o show de lançamento contaram com a presença de Leci Brandão. Graça Braga participa de vários projetos musicais em São Paulo, além dos CDs: “100 anos de Adoniran Barbosa” – 2010, “100 anos de Nelson Cavaquinho” – 2011, “100 anos de Herivelto Martins” – 2012, todos pela gravadora Lua Music.

Tereza Gama – despertou para a música ao participar e vencer um concurso de calouros em São Paulo, interpretando a música “Filme Triste”, do Trio Esperança. Sua carreira começou no final dos anos 1980, quando, junto ao marido Clóvis, passou a cantar em rodas de samba nos bares de Sampa, onde foi descoberta pelo cantor e compositor Marco Matolli, tornando-se vocalista do “Clube do Balanço”. Seu primeiro álbum solo saiu em 2004, “Aos Mestres com Carinho”, no qual faz uma homenagem aos “bambas” do partido alto, como Candeia, Aniceto do Império, Wilson Moreira e Nei Lopes.

Grazzi Brasil - fez turnê musical no Japão em 2011, como corista participou de shows memoráveis como: “Candeia – Luz da Inspiração” no Sesc Pinheiros, “Damas do Samba” no Sesc Vila Mariana, “Dia de Graça  – Samba de Candeia” no Sesc Pompeia, depois foi convidada para fazer interpretações solo em shows como:  “Tributo Jovelina Pérola Negra” com a Comunidade Maria Cursi, “Berço do Samba de São Mateus apresenta Samba Virada à Paulista” no Sesc Santana, “Dia Internacional de Luta Contra Discriminação Racial” no CEU Caminho do Mar, “Samba Virado à Paulista” no Sesc Itaquera, trabalha com shows formatados como: “Só Sambas de Chico” apresentado em unidades do Sesc e teatros de São Paulo, foi escolhida para participar do Palco Elis Regina para cantar na Virada Cultural São Paulo 2012, lançou seu 1º CD “Grazzi Brasil nas cordas de um cavaquinho” em 2012, aprovado pela Secretaria da Cultura.

Priscila Amorim - participou de shows memoráveis com personalidades do meio musical, como: Carmem Queiroz, Oswaldinho da Cuíca, Adriana Moreira, Alessandro Penezzi, apresenta-se na noite paulistana cantando samba raiz onde já recebeu Teresa Cristina, Adriana Moreira e Teresa Gama, além disto, já abriu shows para Monarco da Portela, pelo Circuito Original em 2007. Em 2009, fez uma temporada de shows no Bar Brahma, depois participou do carnaval paulista, compondo o coro, cantando samba enredo na G.R.E.S. Pérola Negra no Anhembi e em projetos “Quartas Musicais” no Boteco Seu Zé, onde se apresentou por quatro anos com sucesso de público, cantando ao lado de Aloísio Machado, Dona Ivone Lara e Tia Surica. Realizou um show solo “Sambas, enredos e marchas” no Sesc Presidente Prudente, e depois participou do Projeto “Samba Virado à Paulista” (show em homenagem aos maiores compositores/intérpretes que ajudaram a consagrar o estilo paulista de samba), ao lado de Graça Braga, Verônica Ferriani, Grazzi Brasil, Milena e Célia no Sesc Santana e depois no Sesc Itaquera.

O show acontece no Solário do Sesc, com entrada franca. Recomendação etária 12 anos.

O que:- Damas do Samba
Quando:- Data: Dia 1º/12, sábado, às 18h
Onde:- SESC São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas - Solário
Entrada:- Grátis
Recomendação etária 12 anos
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Dia Nacional do Samba 2012 em S Paulo é celebrado com muita música


A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promove neste domingo (2/12/12), no Boulevard São João, um show gratuito em celebração ao Dia Nacional do Samba.

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone) em parceria com a Assessoria para Gêneros e Etnias, da Secretaria Estadual de Cultura, promove no dia 2 de dezembro, domingo, o show em celebração ao Dia Nacional do Samba, que será realizado no Boulevard São João, situado no centro de São Paulo.

O evento tem por objetivo celebrar a data, através do encontro de renomados sambistas e de novos grupos que fazem parte do movimento e que realizam projetos para a formação de novos compositores e interpretes desse estilo.

Neste ano, as atrações do evento serão os grupos Samba do Cafofo, Samba do Baú, Comunidade Cursi, Samba da 27, Xixa e Clube do Partido Alto, Samba na Feira, Grupo Fundo da Peneira e Duda Ribeiro.

O Dia do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro, foi incluso no calendário oficial da cidade de São Paulo, através da Lei Municipal nº 12.684/98 e sua comemoração é uma forma de mostrar para a sociedade as causas históricas e culturais que incluem os negros como parte fundamental da cultura e história de nosso país.

O que:- Celebração ao Dia Nacional do Samba
Quem:- Pagode do Cafofo, Samba do Baú, Comunidade Maria Cursi, Pagode da 27, Xixa e Clube do Partido Alto, Samba na Feira, Grupo Fundo da Penira e Duda Ribeiro.
Quando:- 2/12/2012
Horário: 12h às 20h
Local: Boulevard São João
Endereço: Rua São Bento, 465 – Sé

Dia Nacional do Samba 2012 - UESP divulga Programação


por: Renato Cipriano

Através da assessoria de Imprensa da UESP – União das Escolas de Samba Paulistanas, foi divulgado a Programação do dia Nacional do Samba do ano de 2012.

DIA 01 DE DEZEMBRO - NA UESP
Rua Rui Barbosa, 588 - Bela Vista  São Paulo

18h – Documentário sobre nosso Carnaval e Samba.
22h – Ato de Solenidade, Apresentação de posse Cidadão e Cidadã Samba e Homenagem.
00h – Início da Roda de Samba e será servido nosso tradicional Caldo.
06h – Alvorada.
06h30 – Café da Manhã.

DIA 02 DE DEZEMBRO: Marco Zero
Localizado na Rua: Junqueira Freire, nº163 – Travessa com a Lavapés

14h30 – Inauguração da Placa Comemorativa Marco Zero.
15h00 – Apresentação da Escola de Samba Lavapés.
16h – Apresentação do Bloco Inajar de Souza.
17h – Apresentação da Escola de Samba União de Vila Albertina.
18h – Apresentação da Escola de Samba Brinco da Marquesa.
19h – Apresentação da Escola de Samba Tradição Albertinense.
19h – Roda de Pavilhões.

Carlos Lyra e Sexteto


Carlos Lyra um dos criadores da Bossa Nova, gênero que floresceu no Rio de Janeiro no final da década de 50, e que encantou e encanta o mundo até hoje, prestes a comemorar 60 anos carreira, continua ativo, compondo e se apresentando pelo Brasil e pelo mundo. Neste show instrumental, Carlos Lyra apresenta, dentre suas composições, um variado leque de ritmos, tanto com influências da música europeia e americana como da enorme diversidade que é a marca registrada do nosso país. Passando por valsas, modinhas jazz e música espanhola, ele mescla com as influências brasileiras os sambas, marchas, toadas, choros e vários outros ritmos tipicos das diversas regiões do país. Com Carlos Lyra – Violão; Dirceu Leite - Sax, Flauta e Clarinete; Jessé Sadoc - Trompete e Flugel; Fernando Merlino – Piano; Adriano Giffoni – Baixo; Ricardo Costa – Bateria; Reginaldo Vargas – Percussão. Teatro Anchieta.

O que:- Carlos Lyra e Sesteto
Quando:- Dia 3 de Dezembro (segunda)
Horário:- às 19h
Onde:- SESC Consolação
End:- Rua Dr. Vila Nova, 245 (Consolação) 
Tel: (11) 3234-3000
Preço na Bilheteria: Grátis

Assista vídeo:

Roberto Seresteiro


O cantor que tem como principal característica sua voz peculiar que relembra os velhos tempos realiza espetáculo por ocasião do dia do samba com repertório baseado nos clássicos do gênero com obras de compositores como Adoniran Barbosa, Assis Valente, Noel Rosa, Geraldo Pereira, Zé Ketti, Ary Barroso, Sinhó, Herivelto Martins e Ataulfo Alves. Roberto Seresteiro apresenta-se acompanhado por Junior Pita (violão de 7 cordas), Lucas Arantes (cavaco), Rafael Toledo (pandeiro) e Jaziel Gomes (trombone).

O que:- Roberto Seresteiro
Quando:- Dia 2 de Dezembro (domingo)
Horário:- às 13h30.
Onde:- SESC Vila Mariana (608 lugares)
End:- Rua Pelotas, 141 (Vila Mariana) 
Tel: (11) 5080-3000
Preço na Bilheteria: Grátis

Assiste vídeo:

Conjunto Retratos


No repertório clássicos do Choro.

O grupo apresenta um repertório de clássicos do Choro e irão relembrar os grandes mestres como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Zequinha de Abreu, Waldir Azevedo, entre outros.

O que:- Conjunto Retratos
Quando:- Dia 2 de Dezembro (domingo)
Horário:- às 11h
Onde:- Centro Cultural Jabaquara
End:- Rua Arsênio Tavolieri, 45 (Jabaquara) 
Tel: (11) 8653-9603 / 5011-2421
Preço na Bilheteria: Grátis

Assista vídeo:-

Dia Nacional do Samba 2012 - Sotaques do Samba no SESC


Mário Sérgio, Kolombolo, Ideal Anselmo, Roberta Oliveira e Velha Guarda da Tabajara

Por meio de rodas de samba, grupos musicais e sambistas de destaque em seus estados se encontram com as novas gerações apresentando as diversas sonoridades do samba nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. 01/12- Mário Sérgio, Kolombolo Dia Piratininga, Ideval Anselmo, Roberta Oliveira e a Velha Guarda da Tabajara. 02/12- Nei Lopes, Geronimo, Jannu Bastos e os partideiros Serginho Procópio e Renatinho Partideiro

Quando:-
01/12- Mário Sérgio, Kolombolo Dia Piratininga, Ideval Anselmo, Roberta     Oliveira e a Velha Guarda da Tabajara.

02/12- Nei Lopes, Geronimo, Jannu Bastos e os partideiros Serginho Procópio   e Renatinho Partideiro

Horários:- Sábado às 21h, domingo, às 18h
Onde:- SESC Vila Mariana (608 lugares)
End:- Rua Pelotas, 141 (Vila Mariana) 
Tel: (11) 5080-3000
Preço na Bilheteria: R$ 24,00

Pitanga em Pé de Amora Convida Mônica Salmaso e Grupo Batuntã


O grupo apresenta o show de seu primeiro trabalho com muitas novidades, apresentando já novas canções além das ilustres presenças da convidada especial Mônica Salmaso e do grupo de percussão Batuntã

O que:- Pitanga em Pé de Amora
Convidados:- Mônica Salmaso e Grupo Batuntã
Quando:- Estreia dia 1 de Dezembro (sábado)
    Até 2 de Dezembro
Horário:- Sábado às 21h. Domingo às 19h
Onde:- Teatro Fecap
End:- Av. Liberdade, 532 (Liberdade) 
Tel: (11) 3089-6999
Classificação: 14 anos.
Preço na Bilheteria: R$ 50,00

Assista vídeo:

Klaus Ximenes


Acompanhado dos instrumentistas Zebu (contrabaixo elétrico), Pedro Pimentel (guitarra) e Ricardo Moraes (bateria), o músico realiza pocket show de lançamento de seu novo álbum de canções, "Começando do começo". No repertório incluem-se também músicas de seu disco "Carnaval from Hell", lançado no Japão pela Tupiniquim Records, baseado em ritmos brasileiros como o baião, frevo e a quadrilha.

O que:- Klaus Ximenes
Quando:- Dia 1 de Dezembro (sábado)
Horário:- às 18h30
Onde:- Livraria da Vila - Fradique Coutinho
End:- Rua Fradique Coutinho, 915 (Pinheiros) 
Tel: (11) 3814-5811
Preço na Bilheteria: Grátis

Assista vídeo:

Eugênia Melo e Castro – Um Gosto de Sol


A cantora e compositora portuguesa apresenta repertório de seu mais recente álbum "Um Gosto de Sol". Neste trabalho, Eugênia homenageia os cantores mineiros e propõe a investigação de similaridades e influências estéticas existentes entre Minas Gerais e Portugal. Todas as músicas do disco, gravado inteiramente em Belo Horizonte e produzido pelo músico mineiro Robertinho Brant, são assinadas por compositores do chamado "Clube da Esquina". Com Robertinho Carvalho (baixo), Giba Esteves (bateria e percussão) e Daniel Maia (guitarra).

O que:- Eugenia Melo e Castro
Quando:- Estréia dia 1 de Dezembro (sábado)
    Até 02 de Dezembro
Horários:- Sábado às 21h. Domingo às 18h
Onde:- SESC Belenzinho
End:- Av. Álvaro Ramos, 915 (Belenzinho) 
Tel: (11) 2076-9700
Duração: 1h30
Preço na Bilheteria: R$ 24,00
(Ingressos à venda pela rede INGRESSOSESC a partir de 23/11, às 14h.

Assista vídeo:

Dois no Choro


Formado pelos multi instrumentistas Thomas Howard e Marquinho Ribeiro, apresentam repertório de Jacob do Bandolim, Patápio Silva, Marquinho Mendonça, Hermeto Pascoal, Toninho Ferragutti, entre outros.

Quando:- Dia 1 de Dezembro (sábado)
Horário:- 16h. Convivência.
Onde:- SESC São Caetano
End:- Rua Piauí, 554 (Centro - São Caetano do Sul) 
Tel: (11) 4223-8800
Preço na Bilheteria: Grátis

Assista vídeo:

Quarteto Café


Composto por Cleber Rangel (bandolim), Fabiano Marchesini (violão de sete cordas), ambos formados pelo conservatório de Tatuí, Everton Fabiano (cavaquinho) e André Oliveira (pandeiro), que também estudaram no conservatório. Com base no choro tradicional, interpretado de forma livre, o quarteto abusa da improvisação e executa o repertório com certa irreverência, buscando aproximação com o público. Interpreta composições dos grandes "chorões", tais como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Valdir Azevedo, Ernesto Nazaret, Chiquinha Gonzaga, Benedito Lacerda, Abel Ferreira, e Altamiro Carrilho. Além de Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Heraldo do Monte e Hamilton de Holanda.

O que:- Quarteto Café
Quando:- Dia 30 de Novembro (sexta)
Horário:- às 19h (Convivência)
Onde:- SESC Santo Amaro (271 lugares)
End:- Rua Amador Bueno, 505 (Santo Amaro) 
Tel: (11) 5541-4000
Estacionamento no Subsolo, com preço especial para shows, para 180 veículos e 34 vagas para motos
Preço na Bilheteria: Grátis

Asssita vídeo:

Fabiana Cozza dia 30/11/12


A interprete interpreta neste show canções que fazem parte de sua trajetória e composições inéditas de seu novo CD que tem como título seu nome próprio.

O que:- Fabiana Cozza
Quando:- Dia 30 de Novembro (sexta)
Horário:- às 20h.
Onde:- SESC Bom Retiro
End:- Al. Nothmann, 185 (Bom Retiro) 
Tel: (11) 3332-3600
Preço na Bilheteria: R$ 24,00 

Assista vídeo:

Banda Mantiqueira


O show traz um repertório de música brasileira, com arranjos especiais para a formação de big band, com composições de nomes de variados gêneros, como Pixinguinha, Tom Jobim, Noel Rosa, Moacir Santos, João Bosco, Cartola, Nelson Cavaquinho, Luiz Gonzaga, Johnny Alf, etc.

Quando:- Dia 30 de Novembro (sexta)
Horário:- às 21h.
Onde:- SESC Vila Mariana (608 lugares)
End:- Rua Pelotas, 141 (Vila Mariana) 
Tel: (11) 5080-3000
Preço na Bilheteria: R$ 24,00

Assista vídeo:

Markinhos Dikuã aos sábados


O músico, compositor e intérprete, Marquinho Dikuã, apresenta show inspirado em referências como Paulinho da Viola e Nelson Cavaquinho.

Quando:- Estreia dia 11 de Agosto (sábado)
Horário:- Sábados às 14h30
Onde:- Bar Brahma
End:- Av. São João, 677 (Centro) 
Tel: (11) 3367-3600
Preço na Bilheteria: R$ 20,00

Assista vídeo:-

Reinaldo “Príncipe do Pagode” no Bar Brahma


Reinaldo "Príncipe do Pagode" e sua banda interpretam músicas que passeiam pelo romantismo, passando pela religiosidade e crença da canção "Se Levar Fé".

Quando:- Estreia dia 4 de Julho (quarta)
Horário:- Quartas às 22h
Onde:- Bar Brahma
End:- Av. São João, 677 (Centro) 
Tel: (11) 3367-3600
Preço na Bilheteria: R$ 40,00

Assista vídeo:- 

Nova temporada do Clube do Samba SP no Boteco do Peruche


Convida á todos a participar de uma tarde com muito samba, feijoada e Gente bonita!

O que:- Clube do Samba SP
Convidados: Negra Dja, Bernadete, Toninho Melodia e Academia do Samba
Quando:- 01/12/12
Horário:- 14h
Onde:- Boteco do Peruche
End:- Av Ordem e Progresso, 1061

Lançamento Revista de Educação Patrimonial – Guarulhos


Lançamento Revista de Educação Patrimonial – Guarulhos
Guarulhos: História, Cultura e Meio Ambiente

O que:- Lançamento da Revista Patrimonial
Quando:- 30/11/2012
Horário:- 19h30
Onde:- Teatro Adamastor Centro – Auditório 7
End:- Av. monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos – SP

Roda Literária na Praia Grande

O que:- Roda Literária
Quando:- 14/12/12
Horário:- 18h
Onde:-: Biblioteca Porto do Saber
End:- Avenida São Paulo, esquina com a Rua Dair Borges - Boqueirão

"traga seus textos e faça o mundo girar..."

A dinâmica da Roda Literária conta com a presença dos poetas e demais convidados, todos amantes da arte literária, sentados em roda. Dado início a apresentação e considerações iniciais segue em sentido horário até que se complete o ciclo. Há declamações de poemas, citações de autores consagrados e troca de informações, bem como abertura para jogos literários e improvisos com muita interação do público.

A BIBLIOTECA PORTO DO SABER faz parte do projeto da Secretaria de Educação de Praia Grande que disponibiliza num mesmo espaço aulas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, acesso a internet para pesquisa entre outras atividades além do acervo de mais de 25 mil livros. De acordo com o chefe da Divisão de Cultura nas Escolas da Secretaria de Educação (Seduc), Renato Paes, o Espaço Flex é um local aberto a artistas e público em Praia Grande. “Temos a presença de poetas conversando com o público, cinema, contadores de histórias, encontro de música, exposições.

“Enfim, este é um espaço destinado para a Cultura ser valorizada”. Além, do Espaço Flex, o Porto do Saber reúne num só lugar biblioteca com 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à internet e área para aulas culturais (dança, teatro, música e artes visuais).

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Samba do Sino dia 27/11/2012 - Entrada Franca


O que:- Samba do Sino
Quando:- 27/11/2012
Horário:- 20h
Onde:- Centro Cultural Padre Manoel Paiva
End:- Rua Jacob, 223 – Jd Tranqüilidade – Guarulhos – SP
Entrada Franca

Ai que Saudades da Amélia e de Mário Lago

Aniversário de nascimento 26/11/1911.


Mário Lago (Rio de Janeiro, 26 de novembro de 1911 — Rio de Janeiro, 30 de maio de 2002) foi um advogado, poeta, radialista, letrista e ator brasileiro. Autor de sambas populares como "Ai, que saudades da Amélia" e "Atire a primeira pedra", ambos em parceria com Ataulfo Alves, fez-se popular entre as décadas de 40 e 50.

Filho do maestro Antônio Lago e de Francisca Maria Vicencia Croccia Lago, e neto do anarquista e flautista italiano Giuseppe Croccia, formou-se em Direito pela Universidade do Brasil, em 1933, tendo nesta época se tornado marxista. A opção pelas idéias comunistas fez com que fosse preso em sete ocasiões - 1932, 1941, 1946, 1949, 1952, 1964 e 1969.

Foi casado com Zeli, filha do militante comunista Henrique Cordeiro, que conhecera numa manifestação política, até a morte dela em 1997. O casal teve cinco filhos: Antônio Henrique, Graça Maria, Mário Lago Filho, Luiz Carlos (em homenagem ao líder comunista Luís Carlos Prestes) e Vanda.

Torcedor do Fluminense chegou a declarar, na época do 1º rebaixamento do clube, que a virada de mesa em favor do tricolor carioca havia sido uma atitude vergonhosa de todos os responsáveis, envolvidos no esquema. Ele afirmava veementemente, que o time deveria ter voltado à divisão de elite do Campeonato Brasileiro no campo, e não no tapetão.

Suas composições mais famosas são "Ai que saudades da Amélia", "Atire a primeira pedra", ambas em parceria com Ataulfo Alves; "É tão gostoso, seu moço", com Chocolate, "Número um", com Benedito Lacerda, o samba "Fracasso" e a marcha carnavalesca "Aurora", em parceria com Roberto Roberti, que ficou consagrada na interpretação de Carmen Miranda.

Em "Amélia", a descrição daquela mulher idealizada, ficou tão popular que "Amélia" tornou-se sinônimo de mulher submissa, resignada e dedicada aos trabalhos domésticos.
Na Rádio Nacional, Mário Lago foi ator e roteirista, escrevendo a radionovela "Presídio de Mulheres". Mas só ficou conhecido do grande público mais tarde, pela televisão, quando passou a atuar em novelas da Rede Globo, como "Selva de Pedra", "O Casarão", "Nina", "Elas por Elas" e "Barriga de Aluguel", entre outras. Também atuou em peças de teatro e filmes, como "Terra em Transe", de Glauber Rocha.

Mário esteve na União Soviética, em 1957, a convite da Rádio Moscou, para participar da reestruturação do programa Conversando com o Brasil, do qual participavam artistas e intelectuais brasileiros. Mas os programas radiofônicos produzidos no Brasil, que Mário mostrou aos soviéticos, foram por eles qualificados de "burgueses" e "decadentes". A avaliação que Mário Lago fez da União Soviética também não foi das melhores. Ali, segundo ele, a produção cultural sofria pelo excesso de gravidade e autoritarismo. Apesar da decepção com a experiência soviética, Mário Lago jamais abandonou a militância política.

Autor dos livros Chico Nunes das Alagoas (1975), Na Rolança do Tempo (1976), Bagaço de Beira-Estrada (1977) e Meia Porção de Sarapatel (1986), foi biografado em 1998 por Mônica Velloso na obra: Mário Lago: boêmia e política. No carnaval de 2001, Mário Lago foi tema do desfile da escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz.

Morreu no dia 30 de maio de 2002, aos noventa anos de idade, em sua casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, de enfisema pulmonar. Para o velório foi aberto o palco do Teatro João Caetano onde vivera importantes momentos de sua carreira de ator. Até o fim de sua vida manteve intensa atividade política e mesmo doente chegou a se engajar na campanha presidencial apoiando o então candidato Luís Inácio Lula da Silva. Por ter sido estudante do Colégio Pedro II da Unidade São Cristóvão, hoje em dia existe, em sua homenagem, dentro do colégio o Teatro Mário Lago, onde ali se faz apresentações culturais de todas as unidades do colégio desde teatro até apresentações dos corais das unidades. Encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.

Assista o vídeo:-

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Carmen Queiroz no SESC P Prudente – Homenagem ao Dia da Consciência Negra


Carmen Queiroz se apresenta no Sarau Chama Poética no Sesc Presidente Prudente com Marcelo Menezes.

Show em homenagem ao Dia da Consciência Negra, com o tema Cada homem é uma raça com Fernanda Prado e Alexandre Mello.

O que:- Sarau Chama Poética
Quem:- Carmen Queiroz e Marcelo Menezes
Quando:- 23.11.2012
Horário:- 20h
Onde:- SESC Presidente Prudente.
Entrada:- Grátis.

Glória ao Samba no Anhanguera


O Gloria ao Samba estará relembrando grandes sambas de terreiro inéditos em sua maioria e gravações em 78 rpm desconhecidas dos grandes compositores das escolas de samba do RJ em sua fase áurea.
Deixa Falar
Unidos da Mangueira
Estação Primeira de Mangueira
Portela
Corações Unidos da Favela
Azul e Branco
Depois eu Digo
Paz e Amor
E muito mais

O que:- Glória ao Samba
Quando:- 24-11-2012
Horário:- 17h
Onde:- Clube Anhanguera
End:- Rua dos Italianos
Entrada FRANCA

CAFÉ DOS BANCÁRIOS com ADRIANA MOREIRA - Sexta dia 23/11/12


Adriana Moreira finaliza a Semana da Consciência Negra, nesta sexta-feira.

Quando:- 23/11/12
Horário:- das 20h às 22h
Onde:- Café dos Bancários.
Rua São Bento, 413 - metrô São Bento
Bancários R$ 6,00
Não Bancários R$ 8,00.

Sr. Carlão do Peruche CONVIDA – Samba do Olaria



O que:- Samba do Olaria para uma RODA de Samba na Quadra do Peruche
Quando:- 23/11/2012
Horário:- 20h
Onde:- Quadra do Peruche
End:- Avenida Ordem e Progresso, 1061
Vamos pra SAMBA minha gente !!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mostra da Diversidade Cultural da Microrregião Leste Guaianases


Tita Reis - Mostra seu primeiro álbum solo "Sujeito Periférico", que traz músicas autorais e em parceria com amigos artistas, companheiros de estrada. Produzido por Renato Gama e Ronaldo Gama (Nhocuné Soul), o disco tem 12 faixas, marcadas pela diferença de ritmos. Do Samba ao Raggae, do Blues ao Jongo, do Soul ao Rock - a mistura sonora é o prato principal deste álbum, que conta com letras rasgadas e de forte teor politico e crítica social, sátiras e românticas.

Jongo de Guaianazes - Compostos por jovens da região, o grupo de Jongo traz uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores e dança coletiva.

Crianças do Morro - Projeto Cultural de São Mateus, que desenvolve temas de cidadania e educação através do Teatro de Rua com jovens e crianças, apresenta a Peça Teatral PERIFERIA. As apresentações trazem denuncias sobre as violências sofridas cotidianamente por moradores das regiões mais carentes e a exclusão social pela falta de Politicas Públicas.

Arte Maloqueira - Apresentação de Hip Hop com integrantes do Arte Maloqueira. Jovens de Guaianazes, que através da musica e outras atividades culturais sobrevivem aos problemas cotidianos, lutando em prol da cultura popular, em defesa das questões raciais, contra o preconceito em favor da Educação e Cidadania.

Terreiro de Compositores - É um movimento cultural, onde sambistas e compositores se reúnem semanalmente para expor seus sentimentos em forma de letra e melodia, cantando sambas inéditos que são acompanhados pelo público através de um caderno. O Terreiro de Compositores é um espaço aberto ao compositor para expor seus sambas, fazer novas amizades e trocar experiências. É um movimento que defende a bandeira do samba, de maneira que a obra do compositor saia da gaveta e ecoe na voz do povo.

O que:- Mostra da Diversidade Cultural da Microrregião Leste Guaianases
Horário:- Das 17h às 20h
Quando:- 10/11/2012
Horário:- 11h30
Onde:- Biblioteca Cora Coralina
End:- Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 - Guaianases



Juramandén” - Grupo Fanta Konatê


Fanta Konatê completa 10 anos de carreira e apresenta o espetáculo “Juramandén”. A voz, a dança e o djembê são os três pilares do trabalho de Fanta Konatê, que tem grande propriedade no âmbito da ancestralidade ecriatividade na contemporaneidade. Com o instrumental reduzido, tecnologias e a multimídia fazem ótimo contraponto com os tambores tradicionais da Guiné Conacri. A celebração dos 10 anos de Fanta Konatê no Brasil está sendo feita dentro do projeto da Rede África Viva de Desenvolvimento Sustentável, que está espalhando sementes e núcleos pelo Brasil e conectando a Guiné. O espetáculo é uma viagem de uma hora pela África Oeste e suas ressonâncias pelo Novo Mundo. Este show faz parte do projeto aprovado pelo PROAC-ICMS.

Fanta Konatê é cantora e bailarina da etnia Malinkê da Guiné, filha de um dos maiores Mestres Percussionistas da África Oeste - Famoudou Konatê, que recebeu o título de professor "honoris causa" em "Didactics of African Musical Practice" concedido pela Universidade de Artes de Berlim.

Espetáculo de percussão e dança africana multimídia “Juramandén – A Diáspora da Luz” de Fanta Konatê e a Troupe Djembedon .

Baseado na ancestralidade da constituição do Mandén (séc.XIII), e o juramento às suas leis, Fanta Konatê atualiza, informa e promove a reflexão sobre os aspectos mais positivos da diáspora africana, no Brasil e no mundo; respeito e alegria são os elementos que conectam a guiné e o Brasil, a ancestralidade e um futuro possível .

O que:- Juramandém
Quem:- Grupo Fanta Konatê
Quando:- 10/11/2012
Horário:- 21h
Onde:- Adamastor Centro
End:- Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos/SP.
Duração: 60 minutos.
Mais informações no www.pordosom.com.br ou pelo telefone 5572-4898.
Retirar um ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do inicio do espetáculo.
Indicação: livre.

Assista vídeo:


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bambas do samba celebram os 100 anos de Nelson Cavaquinho


Assista o vídeo:

Beth Carvalho Ao Vivo Canta o Samba de S.Paulo 1991


Assista o vídeo completo do Show de Beth Carvalho – Canta o Samba de São Paulo, em 1991.

Assista vídeo:

Clube do Samba - festa do lançamento maio de 1979


"Samba, agoniza mas não morre" cantam todos no lançamento do "Clube do Samba". Estavam lá todos os bambas: João Nogueira, Martinho da Vila, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Beth Carvalho, Sônia Lemos, Nelson Sargento, Dominguinhos do Estácio.... Assista ao vídeo logo abaixo.

Presidido desde sua fundação pelo compositor e cantor João Nogueira, falecido em junho de 2000, o Clube do Samba soube reunir artistas como Clara Nunes, Alcione, Beth Carvalho, Roberto Ribeiro, Martinho da Vila, D. Ivone Lara, Paulo César Feital, Chico Buarque, Elizeth Cardoso, Paulinho da Viola, Cartola, entre tantos outros, para – cantando e levando alegria ao Rio e ao Brasil – juntar num movimento memorável sua voz à voz do povo.

Pelo Clube do Samba passaram legítimas e expressivas figuras da música brasileira. Foi lá que ganharam espaço os grandes sambistas Nelson Cavaquinho, Monarco, Padeirinho Da Mangueira, Babaú, Nelson Sargento, Velha Guarda da Portela, Velha Guarda da Mangueira, Anescarzinho, entre muitos outros, sambistas que eram ignorados e que hoje são celebridades, músicos que não tinham como exercer suas atividades ante o desemprego a que eram forçados pela invasão impiedosa dos ritmos estrangeiros.

Assista vídeo:

Carmen Queiroz e Cezinha Oliveira


No Bar do Alemão dia 11/11/2012

O que:- Carmen Queiroz e Cezinha Oliveira
Show:- Voz e Violão
Quando:- 11/11/2012
Horário:- 20h
Onde:- Bar do Alemão
End:- Av. Antártica, 554 – São Paulo –SP

Carmen Queiroz canta no Sarau lítero musical


O que:- Sarau Erótico
Sarau:- Chama Poética Sarau lítero musical
Artistas:- Alexandre Mello,. Carmen Queiroz, Marcelo Menezes
Participação:- Frederico Barbosa, Cássio Junqueira e Susana Busato
Quando:- 10/11/2012
Horário:- 19h
Onde:- Casa das Rosas
End:- Av. Paulista, 37 – São Paulo – SP
Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Cultura

Carmen Queiroz em Dose Tripla


Dias 09, 10 e 11 de novembro de 2012


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sururu na Roda com Participação de Monarco e Simoninha


Uma das grandes marcas do grupo é sua sonoridade que expressa diferentes nuances de timbres. Isso ocorre com muita naturalidade pelo fato de seus integrantes serem cantores e instrumentistas, cada um proveniente de um contexto musical diferente, trazendo para o grupo sua bagagem e suas influências. O resultado é uma grande mistura dos gêneros da música brasileira, uma verdadeira miscigenação musical, um grande Sururu

Nilze Carvalho, Fabiano Salek e Sílvio Carvalho e Juliana Zanardi homenageiam o centenário do sambista Nelson Cavaquinho. O espetáculo contará com a participação especial de Monarco e Simoninha.

O que:- Sururu na Roda
Participação especial: Monarco e Simoninha
Quando:- Dia 8 de Novembro (quinta)
Horário:- Abertura às 21h, show às 23
Onde:- Studio SP
End:- Rua Augusta, 591 (Cerqueira César)
Ingressos: R$ 20,00

Assista vídeo:

Mariene de Castro


Lançamento do CD Tabaroinha. Considerada uma revelação da MPB da Bahia e amadrinhada por Beth Carvalho, a cantora Mariene apresenta seu novo CD de estúdio em que regravou sucessos de Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Roque Ferreira, Dorival Caymmi e Luiz Gonzaga. A cantora foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira em 2011, como Melhor Cantora de samba.

Com uma forma peculiar de interpretar e uma voz firme e singular, Mariene foi firmando seu nome e conseguiu destaque no cenário musical após conquistar em 2004, o Prêmio Braskem de Música e ter a oportunidade de gravar seu primeiro CD "Abre Caminho". Na estréia do trabalho a artista conseguiu vender mais da metade das cópias disponíveis para o mercado. No ano seguinte, o trabalho foi premiado como o melhor disco regional no Prêmio TIM de Música. No mesmo ano, a artista comandou a Lavagem da Igreja de Santa Madalena em Paris, uma festa espelhada na Lavagem do Senhor do Bonfim.

Estréia dia 30/11/2012 até 01/12/2012 Sexta e Sábado
Horário:- 21h30.
Onde:- SESC Pompeia (356 lugares)
End:- Rua Clelia, 93 (Perdizes)
Ingressos: R$ 20,00
Recomendação: 18 anos

Assista vídeo:

Expresso Jaraguá - 11 de novembro 2012 - Homenagem Paulinho da Viola


O que:- Roda de Samba Expresso Jaraguá
Homenagem: Paulinho da Viola
Quando:- Dia 10/11/2012 (Excepcionalmente)
Horário: 16h às 22h
Onde: Boteco Do Valmir
Endereço: Rua Andresa, 1041 – Jaraguá (Esquina c/ Rua Friedrich Von Voith)
Telefones: (11)3942.4571 Boteco do Valmir
(11) 97530.1531 Sérgio
(11) 97483-8859 Vânia

Paulo César Batista de Faria e Paulinho da Viola confundem-se ao modo artístico e pessoal. Sujeito pacato no cantar e modesto na recepção de tantos prêmios conquistados ao longo de sua carreira, fruto de um trabalho literário-musical inigualável. Jeito de saudade em suas prosas e canções memoráveis sem motivo algum de impressionar e deturpar o que já está posto na galeria, pois, este que, no próximo dia 12 completará 70 anos de existência tem gabarito para ocupar - e já ocupou - lugar muito mais considerado e não somente uma cadeira mística para monopolizados.

Tantas estórias, carnavais, dos amores descritos mesmo que ainda quase improváveis e fiéis por parte do autor, remetem-nos a um tempo saudoso, de liberdade na estrutura e tantos outros sentimentos verdadeiros tal qual o interior de sua música e nos fazem crer que a música é de carne e osso, palpável como um zumbido agradável aos nossos ouvidos. Cabe dizer também que este artista está muito longe de ser o que a nossa estirpe musical atualmente “comercializa”, pois ainda considero dificílimo ser o que somos na “selva” Brasil. Autenticidade é a palavra que encontro para tentar defini-lo entre tantas conotações positivas.

Encontro com a luz da suavidade da voz e a “brasilidade” de nossos tambores originais é revelado em suas obras de imensa relevância no cenário musical mundial.

O Expresso Jaraguá trará na estrutura de seu bonde a música, a letra, certos poema de um dos maiores sambista que esta terra já viu.

Você também está convidado, Paulo César Batista de Faria

Tavares
Presidente Expresso Jaraguá

II ENCONTRO CULTURAL * NOSSA MISTURA BRASILEIRA *


O que:- II Encontro Cultural Nossa Mistura Brasileira
Homenagem ao:- """DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA"""
Quando:- 17 de novembro 2012
Horário:- 11h
Onde:- Casa dos Cordéis
End:- Av. Torres Tibagy – Gopoúva - Guarulhos

O Grupo 'Movimento Negro' está comemorando o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA em Guarulhos. E, na Casa dos cordéis haverá dança afro, poesia, música, dança de roda, palestras, e, outras atrações. A FEIJOADA custará 15,00 por pessoa e terá a renda revertida para a Casa dos cordéis. Mais informações no tel: 9213.8250 com Auriel.

Diogo Nogueira, Sururu Na Roda, Teresa Cristina, Casuarina


Roda de Samba em Homenagem a Paulo Cesar Pinheiro

Assista video:

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Ação Educativa estará recebendo a Roda de Samba FUNDO DA PENEIRA


O que: Roda de Samba FUNDO DA PENEIRA
Quando: Quinta-Feira dia 01/11/12 (véspera de feriado)
Horário: 19h às 20h - Exibição do Documentário: As Muitas Histórias do Maxixe com apresentação de Tinhorão.
               20h às 22h - Roda de Samba.
Onde: Ação Educativa
Endereço: Rua General Jardim,660 - Vila Buarque. Próx. ao Sesc Consolação. Metrô Santa Cecília e Republica.
Entrada: FRANCA
Realização: Ação Educativa
Organização: @migos do samba.com

Formado este ano, inicialmente por quatro colegas de trabalho envolvidos com Assistência Social, o Fundo da Peneira é um grupo musical dedicado ao samba tradicional, chamado de samba de raiz, com influência de samba de roda, jongo, samba de quadra e, principalmente do partido alto.

Rodnei, Regis Thadeo, Clodoaldo Arruda e Victor Buiú, se conheceram no Serviço social e, além das preocupações sociais inerentes ao trabalho que prestam na comunidade do Bom Retiro e Santa Cecília (incluindo aí a Cracolândia), descobriram outra afinidade que os unia: o samba. Desde então, eles têm feito “brincadeiras” nos bares e nas casas de amigos São Paulo afora. Essas “brincadeiras” começaram a ser levadas a sério, primeiro pelos amigos e público em geral, que foram os primeiros a notar a qualidade do grupo, e, aos poucos, empolgaram também os integrantes, que acrescentaram a formação, Vadinho, exímio percussionista para fechar a “cozinha” do Fundo.

No repertório, Cartola, Candeia, Paulinho da Viola, Manacéa, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, João Nogueira, sambas de roda, sambas enredo históricos, enfim, uma grande homenagem aos grandes baluartes da música brasileira, além de grandes sessões de partido alto, com destaque aos versos e improvisações de Rodnei e Clodoaldo Arruda.

Tudo com muito bom humor e informalidade, dignas do nome do grupo, inspirado em uma brincadeira-trocadilho com o nome Fundo de Quintal e o fato de, no grupo, só haver “tranqueiras”, que não passariam por uma peneira nunca, mantendo o clima que,
afinal de contas, juntou o grupo, um clima de brincadeiras e “sacanagens” mútuas entreseus membros e deles para com as outras pessoas.

Antes será exibido pelo Fran CDs o Documentário As Muitas Histórias do Maxixe com apresentação de Tinhorão duração 50 minutos.

Samba, Samba, Samba - 2012 – Emerson Urso









Chegaram os CDs! Além dessas 10 faixas, quem comprar o CD vai ganhar "6 FAIXAS DE BONUS"

Terreiro de Compositores dia 01/11/2012


Venha cantar e sambar com a gente!

O que:- Terreiro de Compositores
Quando:- 01/11/2012
Horário:- 20h
Onde:- Quadra da Escola de Samba Unidos de São Lucas
Endereço: Rua Carminha, 264 - Pq. São Lucas - Zona Leste - São Paulo - SP
(alt. do nº3000 da Av. Oratório e do nº 6300 da Av. Anhaia Mello - sentido Bairro)

acesse o Music Blog do Terreiro de Compositores - http://terreirodecompositores.musicblog.com.br/

Conjunto Retratos domingo 4/11/12 no Jabaquara


No próximo domingo 04/11, às 11h00 o Conjunto Retratos apresenta no Centro Cultural do Jabaquara a Edição de número 72 do Projeto Choro na Manhã e tocará os clássicos do Choro irão relembrar os mestres do choro como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Waldir Azevedo, entre outros.

Será em homenagem aos 6 anos do projeto e contaremos com a participação especial de alguns músicos convidados.

O Conjunto Retratos é formado por Paulo Gilberto (Flauta), César Ricardo (Violão 7 cordas), Alex Mendes (Bandolim), Fernando Henrique (Cavaquinho) e Donisete Fernandes (Pandeiro).

Antes da apresentação, será oferecido um café da manhã gratuitamente ao público presente.

O que:o Conjunto Retratos
Quando:- 04 de Novembro/2012
Horário:- 11h
Onde:- Auditório do Centro Cultural Jabaquara
End:- Rua Arsênio Tavolieri n.º 45 – Jabaquara - São Paulo/SP
(Próximo a Estação Jabaquara do Metrô)
Entrada Gratuita
 Informações: (11) 5011-2421
Quantidade de lugares: 200

Contamos com a sua presença...
 Alex Mendes
(11) 8653-9603

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)