Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jane do Bandolim e o Miado do Gato


A roqueira do Choro.

Jane do Bandolim, a roqueira do choro, é intitulada Rainha do Bandolim Brasileiro pela sua dedicação a música, com apresentações nacionais e internacionais. É professora de bandolim na INESP - instituto Tom Jobim (antiga ULM)

Jane é a única mulher instrumentista de São Paulo que se dedica a manter viva a tradição do chorinho.

Quem a vê a supõe tão frágil quanto o bandolim que ela toca. Pela voz de criança, até poderia ser. Por seu peso pena também, 52 kg distribuídos em 1,70 de altura. Mas o que poucas pessoas sabem é que ela é a única mulher bandolinista em atividade no chorinho brasileiro. Aos 36 anos, Jane de Bandolim é uma musicista virtuose que estuda música desde os 13 anos. Campineira, de sobrenome russo, Coriolov, Jane anda com o sorriso de orelha a orelha. Depois de 18 anos de trabalho intenso conquistou respeito no meio musical, passou uma rasteira no preconceito de muitos machões do meio e está prestes a lançar seu primeiro CD solo com feras do choro e algumas participações especiais. Anda orgulhosa e cheia de segredos. Mas, entre uma risada e outra, deixa escapar nomes que irão acompanhá-la no estúdio. Entre eles, o saxofonista cubano Paquito D'Rivera, vencedor do Grammy 97 pelo CD Portraits of Cuba.

Jane Silvana Corilov, a Jane do Bandolim, e o grupo Miado do Gato apresentam um repertório com composições de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros, Bonfiglio de Oliveira, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Waldyr Azevedo, Antonio da Silva Callado, Catulo da Paixão Cearense, Radamés Gnatalli, Cartola, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Jane do Bandolim, entre outros. Com Lula Gama (violão 7 cordas), Marcelo Cândido (cavaquinho) e Yves Finzetto (pandeiro).



O que:- Jane do Bandolim e o Miado do Gato
Quando:- Dia 14 de Dezembro
Horário:-  (quarta) às 20h (Galpão)
Onde:- SESC Ipiranga
End.:- Rua Bom Pastor 822 (Ipiranga) 
Tel: (11) 3340-2000 / 2215-8418

Preço na Bilheteria: Grátis
Recomendação: 10 anos

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)