Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Primeira São Paulo ExpoSamba

Inscrições a partir de 15/12/2011.



A cidade de São Paulo será palco a partir de dezembro da maior mostra de samba da história do Brasil. Serão seis meses de apresentações de samba, dança e música instrumental, mesclando alguns dos mais renomados artistas brasileiros com músicos da nova geração, culminando com a escolha da melhor nova composição de todo o Brasil.
Será a primeira São Paulo Exposamba, que começará a receber inscrições em 15 de dezembro.

A iniciativa terá três vertentes culturais: Mostra de Sambas Inéditos, Só Danço Samba e Raízes do Nosso Som, totalizando 141 eventos em 86 locais. Com o evento, o Brasil terá a maior mostra de novas canções das últimas décadas. Inicialmente, 1.000 sambas, de todos os estilos, poderão ser inscritos gratuitamente pelo site:

De 15 a 29 de dezembro. Estes1.000 sambas irão concorrer em 50 eliminatórias (20 sambas em cada),com apresentações ao vivo de seus compositores (ou de intérpretes indicados por eles) em 40 Centros Educacionais Unificados (CEUs) e em casas de show espalhados pela cidade. Compositores de todo o Brasil poderão se inscrever.

Após as eliminatórias, os melhores partem para defender suas composições em segunda fase, já no Tom Brasil, casa de shows na zona sul da cidade, com previsão de 2.000 espectadores. Os finalistas serão escolhidos por júri composto de um sorteado entre os estudantes do CEU, um entre professores, um entre pessoas da terceira idade da região e um entre músicos da região. Em cada júri também haverá dois compositores que não estejam participando do concurso.

A escolha em cada eliminatória deverá ser, obrigatoriamente, de dois estilos de samba diferentes. Podem concorrer todos os estilos: samba enredo, samba-canção, pagode, samba de partido alto, samba de gafieira, etc.

Na segunda fase, serão cinco dias de seleção, com as apresentações (no Tom Brasil) dos candidatos selecionados e shows de grandes intérpretes, que homenagearão diariamente Cartola, João Nogueira, Candeia, Nelson Cavaquinho, Martinho da Vila e Luiz Carlos da Vila. Os melhores partem para a semifinal, que irá selecionar, em dois dias, os três favoritos pela escolha popular e os três favoritos pelo júri, culminando nos vencedores. Também haverá grandes shows, homenageando Zé Kéti, Dona Ivone Lara e Jorge Benjor. A final irá homenagear Silas de Oliveira, com o desfecho do concurso.

Importante: serão duas eleições paralelas, com votação popular e com escolha de um júri de renomados artistas. O primeiro colocado da eleição popular terá premiação de R$ 35 mil - mesma quantia que receberá o mais bem colocado na eleição do júri. Em seguida, os dois vice-campeões (popular e júri) receberão R$ 25 mil cada. Até o
quinto colocado (popular e júri) haverá prêmios (_confira abaixo_). O melhor intérprete e o compositor revelação também serão premiados.



Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)