Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Som Mulheres


Verdadeiramente Fora de Série

Som Mulheres ( Ex Grupo  Fora de Série) começou informalmente na década de 80, em São Paulo (SP), nas reuniões de família. Com grande apoio da avó, Dona Maria da Penha, as primas “Adriana, Cátia, Carla, Claudia, Elisangela e Taís” se profissionalizaram cantando e tocando SAMBA de raiz. O grupo foi pioneiro como Grupo de Samba composto por mulheres surpreendendo todos que apreciavam suas apresentações. Em 1990 fez sua 1ª. gravação na coletânea do Só Pra Contrariar (Bar de Samba muito conhecido na época em São Paulo) com duas faixas “Motivação” e “Teimosia”. E foi com a música “Teimosia” que o Grupo fez sucesso ficando durante 6 meses no 1º. Lugar no programa Band Brasil de Glaides Xavier. Com isso, o Grupo viajou pelo Brasil divulgando seu trabalho. Posteriormente, gravou uma coletânea com duas músicas intituladas “Minha Culpa” e “Novo Tempo”. Mas foi em 1993 que gravou seu primeiro disco - SAGA - com músicas de grandes compositores tais como Carica, Luizinho SP, Mario Sergio, Helder Celso e Arlindo Cruz.

Hoje, o grupo de samba SOM MULHERES está de cara nova, mas com a mesma beleza e toque feminino.
 
Formação
• Dri Lima – Tantan e voz
• Eli Souza – Rebolo e voz
• Ari Alves – Percussão geral
• Mari Rocha – Teclado
• Claudia Meireles – Cavaquinho
• Regina Costa – Pandeiro

Formado na década de 1980 com o nome Mulheres Fora de Série, o grupo foi um dos primeiros conjuntos de samba compostos apenas por mulheres. No show, músicas como "Da Melhor Qualidade", de Almir Guineto e Arlindo Cruz, "300 Anos", de Paulo César Feital e Altayr Veloso", e "A Pureza da Flor", de Arlindo Cruz.


O que:- Som Mulheres
Quando:- Até 13 de Dezembro
Horário:- Terça às 19h
Onde:- Galeria Olido
End.:- Av. São João, 473 (Próximo das estações República e Anhangabaú) (Centro) 
Tel: (11) 3331-8399 / 3397-0171

Preço na Bilheteria: Grátis
Não é necessário retirar ingresso.

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)