Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Banda Mantiqueira


A banda se apresenta no Tom Jazz nesta segunda-feira

A Banda Mantiqueira, grupo que reúne alguns dos melhores instrumentistas brasileiros, abraça os caminhos de quatro estados do Brasil – São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina -, onde se realizam shows e workshops (oficinas musicais). Com patrocínio da Petrobrás, o projeto tem início no dia 15 de setembro, em Jaboticabal (SP), passa  também por Maringá (PR), Tatuí (SP), Varginha (SP), Campo Grande (MS) e finaliza, no dia 16 de novembro, em Itajaí (SC). Diferente de outros projetos, este tem a finalidade de contribuir para a formação dos músicos destas cidades.

Já as oficinas ou workshops acontecem das 15h às 17h (vide cronograma). Estas oficinas serão uma rara oportunidade de aprendizado com músicos que estão entre os mais talentosos de seu tempo, unindo uma linguagem refinada do suingue brasileiro com as influências do jazz.  Os cursos serão gratuitos e terão duração de até duas horas, com o tema  A Linguagem da Banda Mantiqueira na Música Instrumental Brasileira. Ministrados pelos músicos da Banda, os alunos serão divididos em salas separadas por tipos de instrumentos. Numa delas, clarinete, saxofones e flauta; em outra, trompete, flugelhorn e trombones; na terceira, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussões.

Os 14 integrantes da Banda Mantiqueira exercem intensa atividade nos estúdios de gravação e figuram nas fichas técnicas dos mais importantes discos gravados por uma gama variada de artistas. Os músicos também integram bandas que acompanham expressivas figuras do cenário artístico nacional e internacional, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto, Gal Costa, Elis Regina, Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Burt Bacharat, Shirley Bassey, Joe Williams, Natalie Cole, Júlio Iglésias, entre outros.

Criada por Nailor Azevedo, o Proveta, em1991, aBanda Mantiqueira surgiu sob a influência das grandes orquestras de Severino Araújo, Thad Jones, Count Basie e Duke Ellington. Logo depois passou a abordar a obra de grandes compositores brasileiros, como Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho, Tom Jobim, entre tantos outros. Além de Proveta no sax alto e clarinete; a formação da banda conta com Nahor Gomes, Walmir Gil e Odésio, no trompete e flugelhorn; Ubaldo Versolato, no sax barítono, flauta e píccolo;  Josué dos Santos, sax tenor e flauta; Vinicius Dorin no sax tenor, soprano e flauta; François de Lima no trombone de válvulas; Valdir Ferreira no trombone de vara; Jarbas Barbosa na guitarra elétrica; Edson Alves no contrabaixo elétrico; Lelo Izar na bateria; e na percussão,  Fred Prince e Cléber Almeida. Nestes 20 anos de estrada e harmonia, um só produtor: Roberto Bruzadin, o Bob.



O que:- Banda Mantiqueira
Quando:- 30/01/2012
Horário:- 21h30
Onde:- Tom Jazz
End:- Av. Angélica, 2331 – Higienópolis - São Paulo - SP
Ingressos:- R$ 20

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)