Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Exposamba - Show Homenagem a Candeia


No HSBC Casa de Shows.

Nascido no Rio de Janeiro em 17 de agosto de 1935, Antonio Candeia Filho foi apresentado ao samba pelo pai, um tipógrafo e flautista que integrava comissões de frente de escolas de samba. ‘Seu’ Candeia organizava rodas de samba regadas a cachaça e feijão em todos os aniversários do filho.

Amigos da família são considerados figuras importantes para o samba carioca, entre eles Paulo da Portela, João da Gente, Claudionor Cruz e Zé da Zilda. Candeia aprendeu a tocar violão e começou a frequentar as rodas de samba e, aos 17 anos, compôs o primeiro samba-enredo para a Portela, "Seis Datas Magnas", em parceria com Altair Marinho. Com esse samba, em 1953, a escola foi campeã, alcançando nota máxima em todos os quesitos. A partir daí, teve vários sambas-enredo cantados pela Portela.

Ele também fez outros sambas importantes, interpretados por Paulinho da Viola, Cartola, Elizeth Cardoso e Clara Nunes. Candeia foi figura chave no início dos anos 60, quando participou do movimento de reabilitação do samba no Centro Popular de Cultura (CPC).

A redescoberta de Candeia pela nova geração se deve ao primeiro disco de Marisa Monte, que gravou “Preciso Me Encontrar”. Morreu em 1978 e teve sua vida contada em filmes, livros e em um musical.

Artistas que farão homenagem: Arlindo Cruz, Teresa Cristina e Roda de Partideiros.

O que:- Exposamba – Homenagem a Candeia
Artistas:- Arlindo Cruz, Teresa Cristina e Roda de Partideiros.
Data:- 15/02/2012
Horário:- 21h30
Onde:- HSBC Casa de Shows.
End:- R. Bragança Paulista, 1281 - Chácara Santo Antônio - São Paulo, SP
Ingressos:- a partir de R$ 40,00

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)