Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Trio Gato com Fome

Percorre o Samba, em suas mais variadas vertentes. 



Trio Gato com Fome

O grupo, cujo repertório do grupo percorre o Samba em suas mais variadas vertentes, dando ênfase aos esquecidos sambas bem-humorados e sambas de gafieira, se apresenta no SESC Santo André com entrada franca.

Quando três jovens, amantes da genuína música popular brasileira, reuniram-se com o objetivo de devolver ao samba autêntico o prestigio e a popularidade que lhe é devido, nasceu um dos mais promissores conjuntos da música brasileira dos últimos tempos: o Trio Gato com Fome – que percorre o Samba, em suas mais variadas vertentes (samba-canção, samba de breque, partido-alto, gafieira, samba de terreiro e até samba-enredo), além de belíssimas obras do Choro.

O encontro dos brilhantes bordões do violão de sete cordas, de Renato Enoki, com a base malandreada do cavaquinho e a batida marcante do pandeiro, dos irmãos Gregory Andreas e Cadu Ribeiro, foi o casamento perfeito.Essa união, aliada à alegria de tocar e ao incontestável carisma do Trio, caracterizam a maneira singular de interpretar sua música. Ao longo dos mais de dez anos de música de cada um, fizeram parte de diversos conjuntos musicais, até se encontrarem em 2005, quando fizeram seu primeiro trabalho juntos, idealizando e realizando o projeto “DEIXA ISMAEL FALAR”, em homenagem ao centenário do Mestre Ismael Silva, autor de “Se Você Jurar” e “Antonico”.

No ano seguinte, os três se reuniram novamente, mas dessa vez de forma definitiva, para formar o Trio, relembrando uma formação pouco encontrada nos dias de hoje. A partir de então, o Trio vem conquistando seu espaço no cenário da música brasileira e aumentando a sua legião de fãs pelo mundo. Por onde passa, a trinca arranca aplausos e elogios, sendo sucesso de público e crítica. No início de 2008, o Trio passou por uma turnê na Europa, apresentando seu trabalho e divulgando a genuína música brasileira. Alemães e italianos foram os privilegiados. Em novembro do mesmo ano, convidado por Rolando Boldrin, o Trio se apresentou no programa Sr. Brasil, mostrando sua irreverência e divertindo a platéia com seu repertório bem humorado. No mesmo mês, iniciou a temporada brasileira do navio de cruzeiros MSC Música, que se estendeu até o mês de março de 2009.



O que:- Trio Gato com Fome
Quando:- 29/01/2012
Horário:- 16h
Onde:- SESC Santo André
End:- Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar – Santo André – SP
Grátis

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)