Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

sábado, 14 de janeiro de 2012

São Paulo Exposamba


Confira os 20 sambas selecionados do final de semana 07/01/12 e 08/01/12.

No segundo dia de apresentações da São Paulo Exposamba, a maior mostra deste estilo musical já realizada no país, mais 10 composições foram selecionadas neste domingo (8/01/12). No sábado (7/01/12), primeiro dia da maior mostra, dez músicas já tinham sido selecionadas para a final. O evento contará com cerca de 1.000 apresentações de diferentes tipos de samba até fevereiro. A mostra reúne candidatos de diferentes locais do país.

Confira os 10 selecionados deste domingo(08/01/2012:

CEU Rosa da China
Tiago Trombini, com a composição Velha São Paulo
Adriano Duarte Carollo, com Tô Fora
CEU Uirapuru
Carlos Gênova, com Samba de Três
Paulo de Almeida Martins, com Pássaro de Ferro
CEU Guarapiranga
Jackson Brito dos Santos, com Minha Fé
Diego Alves dos Santos, com Rosa dos Ventos
CEU Vila do Sol
Osvaldo Alves Pereira e Noca da Portela, com Ida e Volta
Ernesto Pires de Lima Neto, com Classificado
CEU Anhanguera
Rosely Felician Arouca Calixto dos Santos, com Flor de Maracujá
Robson de Jesus dos Santos, com Raiz Quilombola

Confira os 10 selecionados do sábado (7/01/2012):

CEU Casablanca
Guilherme Andreuburg Lacerda, com a música Saquê à Pururuca
Márcio de Andrade Cunha, com Por ela
CEU São Rafael
Zenildo Ferreira dos Santos, com É Assim Que Sou
Maria Teresa Resende Rodrigues, com É brincadeira
CEU Azul da Cor do Mar
Jorge Luís da Silva Santana, com Quem Sobe em Mangueira
Marcelo Resende Santos de Oliveira, com Batucada Brasileira
CEU Grajaú
Elisângela Gondim Simão Adalberto, com Mágoa, Não
Bruna da Silva Batista, com São Paulo de Piratininga
CEU Ipiranga
Marco Antonio Pitombo, com Nosso Amor
Maria Rita Orion de Almeida, com O Samba Nasceu em Mim

A canção “Sou Raiz” abriu a série de apresentações por volta das 15h do sábado no bairro do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo. Na unidade do Ipiranga (Parque Bristol), a primeira candidata a se apresentar foi a compositora Denise Correa, de 48 anos, que viajou de ônibus desde o Rio de Janeiro durante a noite. “Não poderia deixar de representar o meu trabalho num evento que busca gente boa que ainda está escondida por aí”, afirmou. Autora da canção "Sou Raiz", ela havia planejado que um cantor mais experiente apresentasse a música, mas decidiu, de última hora, encarar o desafio de subir ao palco.

A esperança dela e dos outros participantes era ficar entre os dois escolhidos da eliminatória realizada no local na qual estavam inscritos 20 compositores (13 compareceram). Para isso, teria de convencer um júri formado por estudantes do CEU, um professor, moradores e músicos da comunidade. Os dois selecionados de cada eliminatória disputarão uma final na casa de shows Tom Brasil, na Zona Sul de São Paulo.

A São Paulo Exposamba é coordenada pela Fábrica do Samba, com apoio do governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e incentivo cultural do Ministério da Cultura.

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)