Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bloco do Asinha abre o Carnaval de Guarulhos neste sábado 26/01/2013

Guarulhos (SP) - Pelo terceiro ano seguido, o Bloco do Asinha abrirá o Carnaval de rua de Guarulhos. O desfile acontece neste sábado (26), a partir das 15 horas, e deve reunir mais de 500 foliões pelas principais vias da região central da cidade. A concentração será na rua São Jorge (em frente ao Boteco do Asinha) e a festa terá o comando da bateria da escola de samba Caprichosos da Vila.

Criado em 2010, o bloco tem como marcas registradas o bom humor e a descontração, características que contagiam as pessoas e atraem mais foliões durante o percurso. Neste ano, o tema do enredo é “Amizade”, com um samba de autoria de Jorge e Messias (Colégio do Pagode), onde retrata de forma irreverente a amizade entre os frequentadores do tradicional boteco guarulhense.

Um dos pontos altos do evento será a presença da Corte do Carnaval de Guarulhos – formada pelo Rei Momo Édipo Ricardo, Rainha Thainara Primo, e pelas princesas Glauce Regina e Aline Samantha, acompanhados do Passista de Ouro, Alexandre Nogueira, do Cidadão do Samba, Orlando Marques Júnior e da Cidadã do Samba, Margarida Rocha. Comandantes da folia na cidade, eles terão a companhia das musas do bloco: Carla (2013), Débora (2012) e Sabrina (2011).

A festa também é uma ótima oportunidade para relembrar antigos carnavais. Após o desfile, a banda “Os Magnéticos” apresentará um repertório repleto de marchinhas que animaram os foliões nos anos 60, 70 e 80, com destaque para as inesquecíveis “Jardineira”, “Cabeleira do Zezé”, “Mamãe eu Quero”, “Aurora” e “Mulata Bossa Nova”, entre outras.

Os interessados em participar do desfile devem se apressar. O kit do bloco (que contem um abadá e dez fichas para consumo de bebidas) está à venda por R$ 40. Mais informações pelo telefone 2229-0574 (a partir das 17h) e na página do bloco no Facebook/BlocoDoAsinha.

O Bloco do Asinha conta com o patrocínio da Zuccaro Imóveis, Ivan´s Bar, Ella Comércio de Veículos, Cerveja Itaipava, Divier Transportes, Japan Designers, Trans Vitor Transportes, Point do Açaí, G10 Sports, Info Credit, L3U Comunicação Visual, além do apoio cultural da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg) e da Prefeitura de Guarulhos.

Sucesso de público

Um aperitivo do que será o desfile foi dado no último domingo (20), quando o ensaio geral do bloco reuniu cerca de 300 pessoas. Os foliões se divertiram ao som da bateria da Escola de Samba Caprichosos da Vila e dos irmãos Jorge e Messias, do Grupo Colégio do Pagode, que cantaram o enredo deste ano com muita empolgação. Fonte facebook bloco da asinha.


Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)