Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Carnaval de São Paulo 2013 Mancha Verde


Mancha Verde
Primeira noite: dia 8 de fevereiro de 2013 (sexta-feira)
Local: Sambódromo – Grupo Especial ANHEMBI
Horário:- 01h25
* Os horários são previsões da Liga das Escolas de Samba de SP e podem sofrer alterações dependendo da duração de cada desfile

3 - Mancha Verde 01h25
Samba-Enredo: “Mário lago O Homem do Século XX”

Contar a vida de Mario Lago é, antes de mais nada um delicioso desafio. O tempo em que viveu, o  século XX,  não foi suficiente para  conter a sua obra cultural e intensidade social. Foram muitas histórias na Lapa e no Rio de Janeiro boêmios. Muita influência do pai músico do municipal e do avô anarquista.  Muitos parceiros de música e bebedeiras.

Mario Lago nasceu na histórica Rua do Resende, no Rio de Janeiro, em 26 de novembro de 1911, filho único de um jovem compositor, maestro e violinista de sucesso.

Com Roberto Roberti, em 1940, Mario Lago compõe outro grande sucesso nas marchinhas de carnaval: ‘Aurora' Também continua sendo hoje, 72 anos depois uma das mais tocadas nos bailes de carnaval Brasil afora.

Em 1942, é gravado um de seus maiores sucesso na área musical, a marchinha carnavalesca    ‘Ai que saudades da Amélia'

Em 23 de março de 1947, conhece Zeli Cordeiro, filha do dirigente comunista Henrique Cordeiro, em um comício do Partido Comunista no Largo da Carioca, no Rio. Em novembro, os dois se casam.
Sua primeira aparição na TV como ator, foi na TV Rio, com o programa ‘ Câmera um , de Jacy Campos em 1954.

Em 1918, começa a estudar piano com a esposa de Villa-Lobos, Lucila. Desiste anos depois alegando que o piano o exigia muita disciplina. Era um preguiçoso assumido. (compôs o samba ‘salve a preguiça, meu pai).

Sua estreia na teledramaturgia na TV Globo  se deu na novela O Sheik de Agadir foi uma telenovela de Glória Magadan exibida na Rede Globo de 18 de julho de  Mario Lago fez o papel de Otto Von Lucken.

Como ator de telenovela, e em um grande sucesso de Janete Clair, ‘Selva de Pedra' , Mario Lago é Sebastião, pai de Cristiano Vilhena (Francisco Cuoco), que, seduzido pelo poder, põe em risco sua felicidade ao lado da mulher, Simone (Regina Duarte),

É matriculado no tradicional Colégio Pedro II. E aos doze anos de idade, o adolescente Mário já liderava uma greve estudantil no Colégio Pedro II contra a obrigação recém-instituída de levar canecas de casa.

Com sete anos de idade, em 1918, é internado, vítima da epidemia de gripe espanhola que assola o Rio de Janeiro e parte do Brasil. É curado, e deixa o hospital.

Letra Samba Enredo

“Mário lago O Homem do Século XX”
Autores: Turko, Maradona, Didi, Ferracini, Fabiano Sorriso, 

Sob a luz do criador
Brilha a estrela de um menino
Um soneto de amor
Cresceu ao som de violinos
Nas veias o DNA de anarquista
Na alma um amor de família
Malandro da lapa, amante da boêmia
No Café Nice até de manhã
Dono da noite, Madame Satã
A arte, em poesia acolhe o escritor
A liberdade, o Bola Preta
Cena de um sonhador

Sou sambista e vou descendo o morro
"Nada além" do que eu sempre quis
Vou vivendo enquanto houver saudade
Carmem Miranda é só felicidade

Aurora... Diz quem é a mulher de verdade
Amélia... Canções para a eternidade
Ouvindo a grande Rádio Nacional
Deixei um céu nas asas do Brasil
Zeli, eterno laço de união
Dercy, lhe estendeu a mão
O Padre e a Moça proibida paixão
Sucessos, marcaram no cinema e televisão
No repente de "Nunes" poeta
Diretas pro país mudar
Vi no sertão o tempo e o vento passar
Mário, a sua luta hoje veste o manto
No coração, da nossa pátria verde branco

Explode em meu peito tamanha emoção
Eu sou Mancha Verde eterna paixão
O tempo não apagará, as obras de um imortal
É Mario Lago, um homem genial

Assista vídeo:

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)